Workshop reúne representantes de universidades estaduais de SP

Especialistas debateram a respeito de projetos e indicadores de desempenho das instituições de Ensino Superior no Estado

qui, 09/08/2018 - 17h39 | Do Portal do Governo

Com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o projeto Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas promoveu um workshop, na capital, realizado nesta quarta-feira (8), com representantes das instituições de Ensino Superior.

A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora Marisa Beppu, destacou que o posicionamento da instituição nos rankings de avaliação de desempenho é resultado das atividades desenvolvidas pelo conjunto, e não uma meta a ser alcançada.

Segundo a docente, a universidade tem vários mecanismos para diagnosticar a qualidade das ações e construir uma visão de futuro. “Um dos desafios que temos é discutir continuamente se as métricas que usamos estão adequadas e se estão medindo adequadamente o que pretendemos”, explica a professora Marisa Beppu.

Aproximação

O reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Sandro Roberto Valentini, destacou que as avaliações de desempenho devem considerar as assimetrias existentes entre as unidades e órgãos das universidades. Ele observou que não é possível usar a mesma métrica para analisar uma faculdade com 70 anos de atividades e outra com somente cinco anos.

Já o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, acrescentou que há características distintas entre faculdades e institutos, como a maior ou menor aproximação com a sociedade ou o nível de internacionalização. “Essas desigualdades devem ser levadas em conta no momento da avaliação”, enfatiza. “As métricas precisam considerar as diferenças e objetivos das unidades a serem avaliadas”, avalia o presidente do Conselho Superior da Fapesp, José Goldemberg.

Durante o workshop, o ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do projeto Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas, Jacques Marcovitch, promoveu o lançamento do livro “Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais”, do qual é o organizador.

Desempenho

Vale destacar que a publicação, disponível nas versões impressa e eletrônica, reúne artigos de docentes e pesquisadores das três universidades estaduais de São Paulo, que tratam a questão da avaliação de desempenho sob diversos prismas.

“Repensar a universidade, como consta no título do livro, significa defender os seus valores e reforçar seu compromisso com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, ressalta Jacques Marcovitch.

Um dos autores da obra, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor-científico da Fapesp, disse que a relação entre as instituições de ensino e o segmento corporativo, por exemplo, é bastante intensa, tanto no investimento quanto na produção conjunta de artigos científicos.

“Existe uma espécie de mantra repetido à exaustão de que a parceria entre empresas e universidades brasileiras é inexpressiva. Ocorre que os números mostram um quadro muito diferente disso. Em determinados casos, essa interação é tão ou mais significativa que em instituições como MIT, Universidade da Califórnia, em Berkeley, e Universidade da Califórnia, em Davis”, frisa.