Workshop do IAC traz novas tecnologias para o reuso de água

O evento tem o patrocínio da empresa Fluid Brasil Sistemas e Tecnologias e o apoio da Fundag

dom, 25/01/2009 - 14h19 | Do Portal do Governo

A utilização de novos processos tecnológicos de tratamento com vistas ao reuso de água é o tema do workshop que o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (IAC/APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove no dia 29 de janeiro em Jundiaí (SP). O evento tem o patrocínio da empresa Fluid Brasil Sistemas e Tecnologias e o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

Este é o segundo evento sobre o tema “economia de água”, promovido pelo CEA/IAC. O primeiro, realizado em 2008, tratou da lavagem de cana a seco. “A primeira intenção, no evento realizado em 2008, foi um sistema de economia de água que uma empresa de Piracicaba desenvolveu. Esta idéia cresceu e assim surgiu o segundo evento denominado Novos Processos Tecnológicos de Purificação de Água Visando o Reuso”, afirma a pesquisadora Sônia Pereira, integrante da coordenação técnica do evento.

Assim, a necessidade cada vez mais urgente de economizar, reutilizar e preservar o recurso água levou o IAC a se aliar à Fluid Brasil (de Jundiaí) e convidar pesquisadores do Instituto e professores da Unicamp, “para enfatizarmos o assunto e daí surgiu o segundo evento sobre a água”, completa a pesquisadora. Ela promete para março novo evento sobre o tema.

Uma das atrações do workshop será o novo processo tecnológico de tratamento de água que a empresa Fluid trouxe da Europa. “O objetivo é apresentar as principais tecnologias de reuso da água utilizadas no mundo”, explica Jair Rosas da Silva, outro coordenador evento. A iniciativa está sintonizada com o problema crescente, que é a escassez de água e a necessidade cada vez maior de economizar e reaproveitar este bem.

“Água residuária”

A pesquisadora Sônia Pereira sempre se preocupou com a questão da água, até que foi estudar “água residuária, com a função de colaborar com a natureza num processo onde tempos atrás ela própria dava conta do recado”, explica. A dissertação de mestrado, com concentração em água e solo, foi voltada para o tratamento de esgoto, utilizando plantas (Aguapé), e foi apresentada na Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Unicamp.

O estudo, denominado Avaliação da Retenção de Fósforo em Leito Cultivado com Eichornia Crassipes – Aguapé, mostrou que o sistema de leito cultivado com aguapé é eficiente quanto à retenção de fósforo (média de 43%), com aproximadamente dois dias de retenção hidráulica e retenção média diária de 21%. O trabalho conclui que “o estudo e a experimentação de sistemas de tratamento de águas residuárias, que sejam simples, econômicos, de fácil manutenção e operação, que utilizem materiais de fácil aquisição, incorporados ao ambiente”, contribuem “na minimização de impactos gerados, quer pela poluição difusa, quer para a economia, ao se tratar as águas captadas de rios e lagos para abastecimento”. Assim, este tratamento “pode ser indicado como polimento (tratamento secundário) para efluentes antes de estes serem devolvidos ao curso d´água”.

O workshop “Processos Tecnológicos Modernos para Purificação de Água Visando o Reuso” é destinado a produtores, engenheiros, técnicos e demais interessados. O evento é gratuito e tem 70 vagas disponíveis, Será realizado no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação – Rodovia Gabriel Paulino Bueno Couto, km 65, Jundiaí (SP). Informações podem ser obtidas pelos e-mails spereira@iac.sp.gov.br e jairrosas@iac.sp.gov.br ou pelo telefone, 4582-8155.

Serviço

Data: 29/01/2008

  • 13:00 – Palestra: Processos tecnológicos europeus de tratamento de água – Eng. Químico Francisco Faus
  • 13:30 – Debate 13:50 – Impactos sobre Bacias Hidrográficas – Prof. Dr. José Teixeira Filho, Faculdade de Engenharia Agrícola – Unicamp
  • 14:20 – Debate
  • 14:40 – Intervalo
  • 15:00 – Reuso de Água para Agricultura – Pesq. Científico Regina Celia Matos Pires – Instituto Agronômico
  • 15:30 – Debate
  • 15:50 – Tecnologias de Baixo Custo para Tratamento de Água –  Prof. Dr. José Euclides Paterniani – Faculdade de Engenharia Agrícola – Unicamp
  • 16:20 – Debate Geral
  • 17:00 – Encerramento

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento