Workshop discute manejo de bacias hidrográficas

Evento realizado pela Unesp de Botucatu enfatiza proteção da qualidade da água

qua, 18/04/2007 - 20h43 | Do Portal do Governo

O XI Workshop em Manejo de Bacias Hidrográficas, uma promoção conjunta da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), campus de Botucatu, e do Instituto Florestal de São Paulo, acontece de 22 a 25 de abril, no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha Indaiá.

O encontro pretende levar estudantes de graduação e de pós-graduação a discutirem alternativas técnicas de proteção da qualidade da água potável e a encontrarem formas de tornar disponíveis os serviços ambientais da floresta nas microbacias. A coordenação é do docente Valdemir Antonio Rodrigues, do Departamento de Recursos Naturais da FCA e do pesquisador Roberto Starzynski, do Instituto Florestal.

Durante os trabalhos, os participantes poderão entrar em contato com as atividades e estruturas de pesquisa existente no Núcleo-Cunha, além de conhecer os fragmentos de Mata Atlântica, preservados pela unidade.

A conservação da biodiversidade e a beleza da paisagem dependem da sustentabilidade da água na microbacia. A água é imprescindível para o desenvolvimento dos ecossistemas aquáticos, florestais e para a manutenção dos ciclos de nutrientes e microbiológicos do solo. “Socialmente, a qualidade da água na microbacia é um dos indicadores de sustentabilidade ambiental, de qualidade de vida e saúde da comunidade envolvida”, explica o professor Rodrigues.

O docente assinala que os processos de tratamento, armazenamento e distribuição da água para consumo humano, agrícola e industrial envolvem uma série de operações e geram custos financeiros. No entanto, o maior ou menor valor econômico da água depende da qualidade da fonte, da preservação das nascentes e das matas ciliares.

Da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas

(R.A.)