Workshop discute a engenharia do vento no IPT

Evento abre a possibilidade de uma associação latino-americana para avanço nestes estudos

qua, 18/04/2007 - 19h10 | Do Portal do Governo

Um avanço para os estudos dos ventos

III Workshop Internacional de Túneis de Vento, no IPT, discute a engenharia do vento e abre a possibilidade de uma associação latino-americana para avanço nestes estudos.

 

Relevante fator a ser considerado na dispersão de poluentes, estabilidade, segurança e conforto em edificações, em aplicações agrícolas e aerodinâmica de aeronaves e carros, o vento tem crescido em importância e interesse também por conta do atual imperativo de se encontrar fontes de energia renováveis e, também, no controle da emissão de poluentes. Atendendo a estas necessidades, e visando à criação de uma Associação Latino-americana da Engenharia do Vento, o IPT organiza o III Workshop Internacional de Túneis de Vento.

            Os objetivos são divulgar os grupos e trabalhos realizados na área de Engenharia do Vento na América Latina, além de promover a integração entre os diversos grupos que atuam na área de Engenharia do Vento no continente. Para continuidade destes objetivos a associação latino-americana teria um papel fundamental, promovendo a cooperação regional entre pesquisadores científicos, engenheiros e outros profissionais para o avanço do conhecimento no amplo campo da engenharia do vento. Sua criação tem total apoio da International Association for Wind Engineering – IAWE, presidida pelo italiano Giovanni Solari que também participará do Workshop.

           

O evento conta ainda com as presenças de especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Escola Politécnica e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, do IMFIA (Instituto de Mecánica de los Fluidos y Ingeniería Ambiental – Universidad de la República – Uruguay), do LACLYFA (Laboratório de Capa Límite y Fluidodinámica Ambiental – Universidad Nacional de La Plata – Argentina), entre outros representantes de institutos e universidades nacionais.

            Gilder Nader, pesquisador do IPT e um dos organizadores do evento, explica que a sociedade e as empresas em geral, ainda não conhecem todo o potencial dos grupos brasileiros que atuam na área de engenharia do vento. O Workshop constitui uma oportunidade para melhorar o acesso e divulgação desses grupos, promovendo a integração entre pesquisadores e empresas parceiras. “Os retornos para a sociedade são a maior segurança das construções, o conforto ambiental, a melhora no que se refere à questão de dispersão de poluentes, melhor desempenho aeronáutico e o aproveitamento da energia renovável vinda do vento”, completa.

Programação e inscrições no site http://www.ipt.br/institucional

/eventos/retunel/.

 

Como funcionam os Túneis de Vento

Ferramenta-chave para os estudos dos ventos, os túneis de vento existem em diversos modelos e tamanhos, que são projetados de acordo com as aplicações desejadas. Tipicamente os túneis de vento são grandes dutos de seção retangular. Alguns podem simular ventos de até 400 km/h. Para realizar os testes, normalmente se utilizam maquetes em escala reduzida de edificações, instalações industriais, bairros, pontes, parques eólicos, plataformas de petróleo, entre outros. No caso dos ensaios aerodinâmicos, normalmente se utilizam os próprios modelos de asa de avião, carros ou atletas com os trajes a serem estudados. Os benefícios obtidos ao utilizar o túnel de vento nestes diversos ensaios são, principalmente, economia e segurança.

 

Entre suas diversas aplicações, os ensaios de dispersão de poluentes e conforto ambiental no túnel de vento, permitem prever alterações climáticas e de acúmulo de poluentes devido à verticalização de bairros; determinar alterações no trânsito que melhorem dispersões de poluentes das emissões veiculares; estudo de altura e diâmetro de chaminés para melhorar a eficiência na dispersão dos gases e vapores; determinar alterações arquitetônicas que eliminem os corredores de vento; eliminação de ruídos entre construções e em automóveis, produzidos pelo vento; entre outros.

Já os ensaios estruturais em túneis de vento permitem uma otimização das estruturas da construção civil, garantindo a segurança das construções contra ventos fortes e tempestades e economizando até quatro vezes o valor do projeto. Quanto às aplicações agrícolas, muito utilizadas no Uruguai e Argentina, os ensaios em túneis de vento determinam barreiras naturais que favorecem os cultivos de trigos e milhos, assim como as melhorias no cultivo de laranjas. Estudos aerodinâmicos permitem a determinação de veículos cada vez mais econômicos, rápidos e seguros. Essa mesma técnica é aplicada para aumentar a eficiência de atletas olímpicos, como por exemplo, realizando alterações aerodinâmicas nos trajes.

Estudos relevantes sobre a de eficiência dos parques eólicos permitem a determinação das melhores áreas para implementação dos parques eólicos, assim como a distribuição dos geradores, para que um gerador não sofra influência de outro.