Workshop debate desenvolvimento sustentável e questões ambientais

Encontro reuniu, no Palácio dos Bandeirantes, representantes das áreas de meio ambiente e infra-estrutura de diversas regiões do país

qui, 09/03/2006 - 12h37 | Do Portal do Governo

O Desenvolvimento Sustentável e as Questões Ambientais. Esse é o tema do workshop que reuniu, na manhã desta quinta-feira, dia 9, no Palácio dos Bandeirantes representantes das áreas de meio ambiente e infra-estrutura de diversas regiões do país. O objetivo do encontro é debater questões como a racionalização na utilização de recursos e investimentos e os gargalos do sistema de licenciamento ambiental, que impedem ou atrasam investimentos, e discutir alternativas para solucionar ou minimizar esses problemas.

        Na abertura do evento, o governador Geraldo Alckmin destacou alguns exemplos de avanço no cuidado com o meio ambiente em São Paulo, como a construção da 2ª pista da Rodovia dos Imigrantes, que utilizou moderna tecnologia para preservar a Mata Atlântica e também a recuperação da Mata Atlântica em Cubatão.

Alckmin criticou as dificuldades enfrentadas pelo Estado para iniciar obras por questões do Poder Judiciário. “Conseguimos fazer, com financiamento do Japan Bank, os reservatórios no Alto Tietê para preenchimento das represas para abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo. Os reservatórios prontos, perdemos dois anos com liminares, às vezes, por questões absolutamente desnecessárias. De outro lado, vemos ações criminosas às barbas do poder público e da legislação sem maiores conseqüências. Vide o desmatamento da Amazônia. Se destrói verdadeiros estados e não se tem punição para coisas dessa gravidade”, ressaltou.

Ele citou ainda as dificuldades jurídicas que o Estado enfrenta para dar continuidade às obras do Rodoanel de São Paulo.

Alckmin lembrou que o Governo paulista recebeu US$ 7,7 milhões a fundo perdido do Banco Mundial para recomposição da mata ciliar.

“Temos aqui bons exemplos de compatibilidade entre o desenvolvimento sustentável, infra-estrutura e preservação de recursos naturais”, finalizou.

Cíntia Cury