Workshop aborda escoamento da exploração de petróleo e gás

Até o dia 12 de dezembro, será promovida uma série de sete workshops

qui, 27/11/2008 - 21h02 | Do Portal do Governo

Planejamento em infra-estrutura, escoamento e logística. Esse foi o tema central do 3° workshop realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), nesta quinta-feira, 27, no auditório da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Durante o encontro, foram discutidos os investimentos e melhorias que deverão ser feitos em portos, aeroportos, terminais marítimos, rodovias e ferrovias, além do uso da Rede Paulista de Dutos e do Plano Diretor de Dutos da Petrobras (PDD) nas opções de escoamento de petróleo e gás natural na Baixada Santista.

Na abertura do evento, o secretário-adjunto dos Transportes, Silvio Aleixo, chamou a atenção para o futuro aumento de movimentação de cargas e pessoas. “O Governo do Estado já está analisando os futuros entraves para investir nos projetos de construção e adequação de rodovias, ferrovias, dutos e cabotagem”, disse.

Já a diretora de Engenharia da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Ana Cristina Costa, lembrou da importância da questão ambiental. “No momento em que a Secretaria de Desenvolvimento incluiu a Secretaria de Meio Ambiente na discussão de todos os trabalhos da Cespeg, ficou evidente a preocupação do Governo do Estado em garantir que os projetos tenham estrutura ambiental adequada”, afirmou.

O diretor da Escola Politécnica da USP, Ivan Gilberto Falleiros, ressaltou a participação da universidade na Comissão. “Estamos à disposição para contribuir com o nosso conhecimento técnico em todas as demandas que surgirem nos trabalhos da Cespeg”, lembrou.

O workshop contou com três apresentações. A primeira foi feita por Eduardo Prallon, coordenador de Estudos e Projetos Logísticos do Sul e do Sudeste da Petrobras. Ele apresentou ações atuais e cenários futuros voltados ao tema infra-estrutura e logística para suprimento da exploração de petróleo e gás.

Em seguida, o representante da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), Marcelo Corrêa, apontou as necessidades de investimentos em infra-estrutura identificados pela iniciativa privada. E a última apresentação foi feita pelo secretário-adjunto dos Transportes, Silvio Aleixo, que exibiu os projetos em execução e as futuras obras que serão empreendidas pelo Governo do Estado.

Até o dia 12 de dezembro, será promovida uma série de sete workshops, que têm como objetivo colocar em discussão frente à sociedade civil as questões levantadas pelos grupos de trabalho da Comissão. Clique aqui para acompanhar a cobertura dos workshops. Para o coordenador-executivo da Cespeg, José Roberto dos Santos, os workshops têm o intuito de consolidar a inteligência na exploração de petróleo no Estado de São Paulo. “Nosso objetivo é debater sugestões e críticas com setores da sociedade ligados ao tema para elaborar políticas e ações de governo voltadas à exploração de petróleo”, explica.

O próximo workshop será nesta segunda-feira, 1 de dezembro, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e irá discutir o tema Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Da Secretaria de Desenvolvimento