Workshop aborda colaborações entre Unesp e universidade dos EUA

Evento reuniu pesquisadores em São Paulo e teve o objetivo de estabelecer parcerias internacionais entre as instituições

sex, 13/09/2019 - 10h39 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) promoveu, em colaboração com a Universidade da Califórnia, Davis (UC Davis) o First Joint Research Workshop entre as instituições. Realizado em 9 e 10 de setembro, o evento ocorreu no Núcleo de Computação Científica da Unesp e reuniu pesquisadores e estudantes de pós-graduação de ambas universidades, com objetivo de estabelecer novas parcerias.

“Estamos reestruturando a forma como a Unesp trabalhará com suas instituições parceiras. Estamos buscando estabelecer novas parcerias com instituições mundialmente reconhecidas, como a UC Davis”, salienta José Celso Freire Júnior, assessor-chefe da Assessoria de Relações Externas (Arex), da Unesp.

Segundo José Celso Freire Júnior, o workshop está no contexto do plano de internacionalização da Unesp, disponível pela internet. Além de uma nova política para o estabelecimento e gestão de parcerias, o documento inclui aumentar o impacto da pesquisa produzida pela Universidade.

Além disso, o planejamento incentiva o preparo de estudantes para atuar no mundo globalizado, fornecendo os conhecimentos necessários para se tornarem profissionais no cenário atual e incentivando intercâmbios em universidades de competência reconhecida fora do Brasil.

Parceria

O pesquisador brasileiro Walter Leal, docente da UC Davis, cita o exemplo de uma possível parceria em sua área de pesquisa. Por um lado, cientistas brasileiros buscam uma solução para o problema da malária; por outro, há técnicas desenvolvidas nos Estados Unidos para combater determinados tipos de mosquitos. Portanto, apesar de o vetor da malária não existir nos Estados Unidos, é possível unir forças e conhecimentos para encontrar uma solução inovadora para o problema.

“Pesquisar é buscar soluções para problemas. Eventos como esse ajudam a unir pessoas que têm problemas relevantes com pessoas que possam ajudar a pensar em uma solução”, afirma o docente.

Colaborações relacionadas à agricultura, área na qual a UC Davis é a segunda melhor do mundo, de acordo com o QS World University Ranking de 2019, também são promissoras. Odair Fernandes, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, em Jaboticabal, revela que há perspectivas de colaboração em sua área de pesquisa, o controle de pragas agrícolas.

“A Unesp já possui parcerias nesta área com a UC Davis e acredito que, com este workshop, o número de colaborações aumentará”, ressalta o docente. O evento também contou com a participação do pró-reitor de Programas Acadêmicos de Relações Globais da UC Davis, Michael Lazzaro.

Qualidade

Na avaliação do pró-reitor, as possibilidades de colaboração entre as universidades são bastante promissoras, já que muitos dos temas de pesquisa da Unesp coincidem com os da UC Davis.

“Estamos muito animados com a realização do evento, pois a Unesp apresentou trabalhos de qualidade impressionante. A iniciativa foi uma prova de que ambas as instituições estão comprometidas com a parceria”, diz Michael Lazzaro.

A parceria com a UC Davis fará parte do contexto dos projetos Capes PrInt (Programa Institucional de Internacionalização) da Unesp. As propostas da universidade estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e buscam colaborar com universidades internacionalmente renomadas, de modo a buscar soluções para os principais problemas do mundo.

Estima-se que, ao longo dos próximos quatro anos, os projetos oferecerão mais de 1,7 mil bolsas para promover a internacionalização da Unesp, tanto ao enviar alunos e pesquisadores para o exterior como trazendo profissionais de outros países para visitar e trabalhar na instituição.