Workshop aborda aspectos genéticos do câncer

Assunto será discutido no II Workshop de Aconselhamento Genético do Câncer

qua, 18/05/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para este ano são esperados mais de 480 mil casos novos de cânceres e cerca de 43 mil mortes pela doença no país. Diante disso, nesta terça-feira, 18, até sábado, 20, o assunto estará em pauta quando os últimos avanços das pesquisas sobre o câncer forem discutidos no II Workshop de Aconselhamento Genético do Câncer, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP – USP).

Segundo os coordenadores do evento, professores Wilson Araújo da Silva Junior e Victor Evangelista de Faria Ferraz, da FMRP, o aconselhamento genético para pacientes com câncer objetiva avaliar o risco individual e familiar do desenvolvimento de câncer ou tumores associados nos membros da família. “O aconselhamento tem um caráter preventivo que possibilita identificar o câncer em seu estágio inicial. Nesses casos, a chance de cura é de 100%”, avalia o professor Silva Junior.

O professor lembra que 10% dos cânceres são do tipo hereditário, ou seja, é passado de pai para filho, e que são poucos os serviços de aconselhamento no Brasil. “O pioneiro foi o do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Mas existem outros, como o dos Hospitais das Clínicas da FMRP (HC-FMRP) e de Porto Alegre, do Inca e do Hospital Albert Einstein”.

No HC-FMRP, o Serviço de Aconselhamento Genético do Câncer existe desde 2004 e é oferecido pelo Serviço de Genética Médica, todas as terças-feiras, no período da tarde, para pacientes indicados pelo Serviço de Oncologia do Hospital.

Da Agëncia Imprensa Oficial