Voluntários do Escreve Cartas do Poupatempo Santo Amaro visitam casas de repouso

Programação dura o ano todo, em dias e horários agendados junto às instituições; próxima visita ocorre segunda-feira

seg, 14/03/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Neste mês, voluntários do Escreve Cartas do Poupatempo Santo Amaro dão seguimento à programação anual de visitas a casas de repouso, para onde levam os seus serviços gratuitos de leitura e escrita.

Ao longo de todo o ano, os voluntários do programa estarão presentes em instituições como o Mental Sênior Residencial, as casas de repouso A Mão Branca, Vila Mariana I, a Casa da Terceira Idade Coração de Maria, o Lar dos Idosos Vivência Feliz, a Casa dos Velhinhos Ondina Lobo e a Casa de Repouso Santa Clara.

Escreve Cartas

O Governo de São Paulo criou, há mais de nove anos, o Programa Escreve Cartas, inspirado em uma personagem do aclamado filme “Central do Brasil”, do cineasta Walter Salles. Baseados em Dora, escrevedora de cartas interpretada por Fernanda Montenegro, voluntários leem e escrevem cartas, preenchem formulários para quem tem dificuldades para escrever e ler. E ouvem muitas histórias.

Diferentemente do filme, o serviço do Escreve Cartas do Poupatempo é totalmente gratuito – inclusive a postagem.

Já no seu primeiro ano, o Programa Escreve Cartas foi contemplado com o Prêmio Hélio Beltrão, no 7º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Top Social 2003. Desde 2002, além do atendimento no Poupatempo, voluntários de Santo Amaro visitam periodicamente casas de repouso para idosos da zona sul.

Ser voluntário do Escreve Cartas é um trabalho que exige, além de boa caligrafia, muita dedicação, segundo a coordenadora técnica do Programa, Suely Calasans: “Todo voluntário deve apresentar-se disposto, trabalhar com prazer, ser paciente, saber guardar sigilo do que ouve e escreve e manter-se neutro durante a redação da carta”.

Além do Poupatempo Santo Amaro, o programa está presente também na Unidade de Itaquera e nos Postos da Grande São Paulo (São Bernardo do Campo, Guarulhos e Osasco).

Do Poupatempo