Voluntários comemoram 10 anos do programa Escreve Cartas

Serviço do Poupatempo já contabiliza mais de 264,5 mil atendimentos ajudando as pessoas na comunicação através das cartas

sex, 21/10/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

José, Márcia, Marília, Martha, Vilma e Zuleica têm uma coisa em comum: estão entre os 227 voluntários que atuam no Escreve Cartas, que hoje completa 10 anos no Poupatempo. Presente nas unidades de Santo Amaro e Itaquera, na Capital, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Osasco, o Programa foi criado para auxiliar os cidadãos com dificuldades em ler e escrever a se comunicarem através de missivas.

Dos mais de 264,5 mil atendimentos realizados até agora nos cinco postos Poupatempo, o destaque está nas muitas histórias que os voluntários guardam na lembrança sempre que se dispõem a emprestar as mãos para aqueles que querem colocar no papel suas angústias, tristezas, expectativas, emoções, alegrias e esperanças, além de pedidos e sonhos.

Márcia Calixto se dedica ao Escreve Cartas desde 2008, ano em que se aposentou. Em uma das cartas, enquanto a mãe era atendida por outro voluntário, a filha pediu a ela que escrevesse para um programa de TV pedindo a reforma da casa. “Disse para mim que só tinha dado desgosto para a mãe e queria que a carta fosse um pedido de perdão”. Aproveitando que a mãe estava presente, Márcia sugeriu a leitura da carta. “Li e nós três choramos no final”, lembra.

Há oito anos como voluntária, Zuleica Gestas se lembra de um pedido especial de uma criança de 7 anos no Natal. “Sabe Papai Noel, deve ser bom ganhar brinquedos no Natal, mas prefiro comer, eu e meus irmãos estamos com muita fome, quero uma cesta básica”, narra um trecho da carta e completa: “Impossível não me emocionar”.

Marília Chagas recebeu uma senhora no atendimento do Escreve Cartas, onde atua desde 2004, para ajudar sua jovem vizinha que perdeu o contato com a mãe, do interior de Pernambuco. “Ela pediu para escrever ao cartório da cidade perguntando se constava lá o óbito da mãe, porque a mesma havia deixado de responder as cartas de sua vizinha”.

Os voluntários também ajudam os apaixonados a expressarem seus sentimentos pela pessoa amada. “Um homem sempre nos procura para pedir músicas na rádio para a esposa e inclui versos de amor nas cartas”, conta José Arsenio, que ingressou no Escreve Cartas em 2009.  

Também desde 2009, Vilma de Almeida acompanha várias histórias, entre elas o pedido emocionado de perdão de um sogro para a sua nora. “Pedia desculpas por ter se desentendido com ela e agradecia por ter lhe dado uma neta”.

Já Martha Siqueira se lembra de uma situação engraçada e inusitada. A carta do cidadão que gravou o 1º CD e queria se apresentar em um programa de TV era comum a outros atendimentos feitos por ela em três anos, mas o mesmo não se conformou que elas eram voluntárias e não cobravam nada pelo serviço. “Ele então ‘pagou’ cantando uma de suas músicas”.

Comemoração

E amanhã, o aniversário de 10 anos do Escreve Cartas será festejado no Poupatempo Santo Amaro, que traz intervenções teatrais itinerantes feitas pelos grupos “O Povo em pé” e “Cia Ilustrada”, iniciativa em parceria com o Sesc.

A apresentação da peça “Pausa para respirar” acontece das 10h30 às 12 horas e, em seguida, é a vez da “Todas as palavras me convém”. Ambas serão abertas ao público presente nas áreas de atendimento do Posto.

Após o fechamento do Poupatempo, que aos sábados ocorre às 13 horas, os voluntários do Escreve Cartas serão homenageados com uma tarde musical, um coral de Música Popular Brasileira e uma banda de pop rock animam a festa.

O Poupatempo Santo Amaro fica na Rua Amador Bueno, 176/258, próximo ao Largo Treze de Maio.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 298 milhões de atendimentos.

Do Poupatempo