Voluntária ensina Libras em escola estadual do município de Sorocaba

Projeto é realizado com ajuda de professora voluntária que mora nos Estados Unidos; aulas acontecem semanalmente, sempre online

qua, 28/10/2020 - 19h24 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

Alunos e responsáveis da Escola Estadual Maria Ondina, em Sorocaba, estão aprendendo Libras com ajuda de uma professora voluntária, por meio do projeto “Palavras Não Bastam”. A ação foi criada depois que um aluno manifestou interesse em aprender a ser comunicar por Libras porque a mãe é deficiente auditiva.

A gestão da unidade, então, procurou parcerias e encontrou a professora Cristiane Kaltner, que mora em Orlando, nos Estados Unidos. As aulas semanais ocorrem no ambiente online, via Teams, por meio de uma sala virtual.

O aluno Willian Augusto Machado da Silva, de 15 anos, que inspirou o projeto, conta que aprender Libras tem mudado a maneira como ele enxerga e se relaciona com o mundo. “É muito importante que possamos incluir todas as pessoas. Por isso, vou levar as libras por toda a minha vida. É uma abertura de novas possibilidades”, contou.

A diretora da escola, Catia Carrasco Marques, acredita na mudança que o projeto pode ajudar a propor na sociedade. “Os alunos e pessoas com deficiência têm direito ao respeito e igualdade, e isso deve sempre ser oferecido”, disse.