Você pode ser Papai Noel das crianças atendidas no Hospital Darcy Vargas

Mais de mil cartas que podem ser "adotadas" até o dia 18

sex, 11/12/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

“Quem ainda não escreveu a carta para o Papai Noel?”, pergunta a professora Jussara Aparecida Cardenuto. Várias crianças levantam-se e se aglomeram ao redor da pequena mesa, onde estão dispostos lápis, papel, borracha, selos e cola. Sara Santana de Oliveira, 8 anos, é a primeira. “Boa-tarde, Papai Noel, eu gostaria de ganhar um vestido cor-de-rosa da Barbie”, soletra. Sara é paciente do Hospital Infantil Darcy Vargas e aguardava atendimento no ambulatório quando ouviu a professora chamar. Tímida, conta que gosta muito de estudar e que é uma menina comportada. Como ela, outras mil crianças, todas pacientes da unidade, já escreveram suas cartas ao bom velhinho, pelo programa Meu Sonho de Natal, desenvolvido no Darcy Vargas há três anos.

Desde novembro, uma equipe de profissionais se encarrega de auxiliar as crianças a fazerem seus pedidos de Natal em simpáticas cartinhas. As cartas estão à espera de quem as “adote” e se torne “padrinho de uma criança”. Todas as crianças internadas no hospital participam do programa, além dos integrantes de grupos de apoio, mais os pacientes da oncologia e ainda aqueles que passam por consulta ambulatorial.

Exercício pedagógico 

A brincadeira começou há três anos, por meio do programa Educação no Leito, parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, em que professoras fazem o acompanhamento pedagógico das crianças internadas, para que possam continuar os estudos durante o período em que estiverem no hospital e consigam concluir o ano letivo. Pelo fato de o hospital ser uma unidade de alta complexidade, com atendimento especializado a doenças graves, muitas crianças passam meses e até anos em tratamento. As dez professoras do Educação no Leito que atuam no Darcy Vargas estão à frente do Meu Sonho de Natal, que começou como um simples exercício pedagógico de ensinar os alunos a escreverem cartas. “Muito mais do que pedir um presente ao Papai Noel, conhecem os elementos que compõem uma carta. O programa tem objetivo pedagógico, que é ensiná-las, por exemplo, o que é cabeçalho, remetente, destinatário, etc.”, explica a professora Jussara, enquanto auxilia Sara no agradecimento final da sua carta.

Valores 

Ele conta que de 2007 até hoje, o programa foi aperfeiçoado, já que nos primeiro anos, os pedidos variavam de um simples carrinho até celulares, computadores e bicicletas, o que acabava gerando certo desconforto no dia da entrega dos presentes. “Aprimoramos o método, mantivemos o princípio do aprendizado, porém passamos a mostrar que os valores não podem ser medidos em bens materiais”, explica o médico. Neste ano, a equipe montou uma lista com presentes de acordo com a faixa de idade e o sexo, para que cada criança faça sua escolha. A professora Isabel de Paula, por exemplo, reforça a ideia, ao orientar as crianças a serem gentis em suas cartinhas e a pedirem pouco e ficarem torcendo para receber algo mais. “Sempre digo a eles que é melhor pedir pouco e ganhar mais do que pedir muito e não ganhar nada”.

O número de cartas passou de 500 em 2007 para 1.000 neste ano. Para dar conta de escrever, cadastrar e encaminhar as mil cartinhas e ainda organizar o recebimento dos presentes até o dia 18, data-limite para os padrinhos, a equipe, formada por Rosângela, as professoras e a jovem acolhedora do hospital, Bárbara Manuela Santos, está trabalhando a todo vapor. “Precisamos de voluntários para nos ajudar a cadastrar as cartinhas e também receber os contatos de pessoas que ligam pedindo informações sobre como contribuir”, pede Rosângela.

Ao escolher uma ou mais cartas, o “padrinho” recebe um número de protocolo, que deve ser afixado no presente, para identificar a criança no dia da entrega. Os presentes devem ser entregues no hospital até o dia 18 de dezembro. No dia 22, Papai Noel estará lá, para entregar pessoalmente cada presente.

Serviço
Meu Sonho de Natal
Para adotar uma cartinha, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3723-3839 ou pelo e-mail meusonhodenatal2009@gmail.com. Os presentes devem ser entregues no hospital (Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, 34 – Morumbi) até o dia 18/12

Da Agência Imprensa Oficial