Você já imaginou ver de perto uma rocha de 500 milhões de anos? Essa é a dica de passeio da semana

Para quem procura educação e lazer, o Parque da Rocha Moutonnée, em Salto, abriga um granito róseo histórico, único exemplar conhecido na Bacia do Paraná

qui, 28/02/2013 - 11h41 | Do Portal do Governo

Um local histórico e de importância internacional, assim podemos definir o Parque da Rocha Moutonnée, em Salto. Totalmente revitalizado e entregue no dia 26 de dezembro de 2012 pelo governador Geraldo Alckmin, o parque leva o nome da rocha que abriga, a Rocha Moutonnée, um granito róseo de idade estimada cientificamente em 500 milhões de anos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Localizada entre as rodovias da Convenção (SP-79) e do Açúcar (SP-79), a Rocha Moutonnée em Salto foi descoberta em 1946 pelo geólogo Marger Gutmans, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

O nome Moutonnée é internacionalmente atribuído ao tipo de rocha que possui formato arredondado, lembrando um carneiro deitado (mouton, no francês, significa carneiro e moutonnée quer dizer acarneirado).

O afloramento de rocha moutonnée em Salto é o único exemplar conhecido na Bacia do Paraná e foi gerado sobre uma formação de granito pela grande glaciação que ocorreu no hemisfério sul durante a Era Paleozóica, entre 270 e 350 milhões de anos atrás. 
 

Do Portal do Governo do Estado