Viveiro de mudas

Quase (90%) das mudas do viveiro de Itatinga são formados por 27 variedades de eucalipto e o restante, pinus. Há também outro viveiro, separado, com apenas espécies nativas. Apesar de […]

qui, 14/06/2007 - 9h20 | Do Portal do Governo

Quase (90%) das mudas do viveiro de Itatinga são formados por 27 variedades de eucalipto e o restante, pinus. Há também outro viveiro, separado, com apenas espécies nativas. Apesar de descomunal, o eucalipto tem uma semente diminuta, geralmente menor que a metade de um grão de arroz. Cada fruto, parecido com um pequeno cachimbo, gera mil novas sementes.

Em três meses no viveiro, a planta alcança média de 30 centímetrose está apta a ser fincada na terra. Quando a árvore não dá frutos, os técnicos da Esalq utilizam a clonagem, a partir de um pedaço. A planta nasce torta, por causa do brotamento, mas no solo cresce normalmente e reta como as de semente.

A Esalq vende cada muda, dependendo da variedade, por R$ 0,20 e R$ 0,25. O viveiro tem potencial para abrigar até 300 mil pequenos pés de eucalipto e de pinus.