Vitrais centenários da Sala São Paulo passam por restauração

Restauro possibilita conservação das características originais do prédio histórico de São Paulo

qui, 18/08/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os vitrais que decoram alguns dos ambientes da Sala São Paulo passam por processo de restauro com a mesma empresa que criou e instalou os painéis há mais de 100 anos, época da construção da Estação Julio Prestes.

A estrutura de ferro que sustenta os vidros é degradada com o tempo pela umidade e pela diferença entre as temperaturas externa e interna, se fazendo necessário o trabalho de restauro que reforça a estrutura reconstituindo a massa que mantém os painéis juntos. A pigmentação dos vitrais também é danificada pela ação do tempo e é recuperada através de um processo químico que realça as cores dos vidros. O processo de restauro, além de recuperar a estrutura e manter a estética dos vitrais, é uma ação preventiva para evitar a queda de vidros.

A restauração é importante por possibilitar a conservação das características originais do prédio, patrimônio histórico da cidade de São Paulo. “Os três painéis da Estação das Artes que estão voltados para a Praça Julio Prestes evidenciam os alicerces econômicos da época, com divindades greco-romanas em diferentes cenários – à esquerda, a linha férrea, responsável pelo desenvolvimento sócio-econômico do Estado entre as décadas de 20 e 30; ao centro, a referência à força da indústria paulista; e à direita, a expansão do comércio, sobretudo do café”, conta Renata Lipia, supervisora do Núcleo de Educação Patrimonial da Fundação.

Os vitrais da Estação das Artes, local que antes era utilizado para o embarque e desembarque de passageiros da Estação Julio Prestes, já foram totalmente restaurados. Também foi feita a recuperação do vitral da Plataforma 2 – antiga lanchonete da Estação Sorocabana. Os vitrais da fachada principal e da fachada do estacionamento serão restaurados em breve. “Os painéis externos são protegidos por uma camada de vidro transparente liso que também será recuperada”, diz Daniela.

É possível conferir os painéis e ouvir mais sobre a história das cenas neles retratadas ao participar de uma Visita Monitorada à Sala São Paulo.

Da Osesp