Vitivinicultura é tema de seminário em Campinas

Antônio Odair Santos vai falar sobre mecanização e agricultura de precisão na condução do vinhedo

ter, 11/11/2008 - 10h02 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Engenharia Agrícola – Feagri/Unicamp está promovendo desde o mês de agosto o III Ciclo de Palestras de Tecnologia em Vitivinicultura no Estado de São Paulo. Nesta quarta-feira, 12, a partir das 12h30, acontece a quarta e última palestra abordando o tema: A Mecanização e Agricultura de Precisão na Condução do Vinhedo, ministrada por Antônio Odair Santos, professor e pesquisador do IAC – Instituto Agronômico.

De acordo com o palestrante, a colheita e a poda mecânica têm sido discutidas como alternativa para facilitação e melhor viabilização econômica do vinho “tipo industrial” em São Paulo, portanto a discussão vem contribuir para o aprofundamento do tema. Por outro lado, a viticultura de precisão vem se desenvolvendo mundo afora, visando o melhor aproveitamento da eventual distribuição diferencial da qualidade da produção nos vinhedos. O tema será tratado dentro da ótica dos avanços atuais obtidos nesta área, por grupos de pesquisa do Vale Central da Califórnia (USA).

O IAC, instituto da APTA – Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem conduzido trabalhos de certificação de varietais para São Paulo, afirma Cláudio Luiz Messias, um dos organizadores do evento. Ressaltando que, nos locais onde a mão de obra é escassa, as tecnologias da agricultura de precisão podem contribuir com a condução de vinhedos, com a redução de mão de obra, custos de produção, diminuindo, ainda, o impacto ambiental.

O III Ciclo de Palestras contou com a participação de renomados pesquisadores da área, oferecendo informações importantes para estudo e certificação de origem e estimulando a utilização desta ferramenta tanto na introdução de novos vinhedos quanto em sua adequação aos vinhedos atuais. Esta iniciativa, que conta com a participação do IAC e da Faculdade de Engenharia Agrícola é fundamental para a geração de conhecimento e desenvolvimento de tecnologia de precisão, pois, em seu bojo, traz a necessidade de formação de pessoal mais qualificado, além de estar associada a ela o desenvolvimento de sistemas informatizados, de geoprocessamento, processos mecânicos do manejo do vinhedo, sistemas de pós-colheita, armazenamento, destino de resíduos, controle de água, nos controles alternativos racionais de pragas e doenças, reduzindo o impacto ambiental e com sustentabilidade, agregando valor aos produtos, o que significa melhor renda ao produtor.

Serviço

Palestra: A Mecanização e Agricultura de Precisão na Condução do Vinhedo
Data: 12 de novembro
Horário: Das 12:30 as 14:00 horas
Local: Anfiteatro da Faculdade de Engenharia Agrícola – Feagri/Unicamp

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento