Vistoria: Metrô realiza vistoria nas obras da linha 4 com a Promotoria

Engenheiros do Metrô explicaram que recalques apresentados na superfície são comuns em obras dessa natureza

qua, 07/02/2007 - 14h38 | Do Portal do Governo

Técnicos do Metrô, da Promotoria de Justiça, Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual e do IPT-Instituto de Pesquisas Tecnológicas realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 7, no canteiro de obras junto à Praça Três Poderes, uma vistoria técnicas às obras da Linha 4 – Amarela.

Os técnicos ingressaram no poço de serviço do Metrô na Praça Três Poderes para ter acesso às obras de escavação dos túneis que avançam para às estações Butantã (rumo ao centro da cidade) e São Paulo-Morumbi (em direção à Vila Sônia). Após inspeção aos túneis, a equipe visitou imóveis da região que sofreram danos devido às obras subterrâneas.

Na oportunidade, engenheiros do Metrô explicaram que os recalques apresentados na superfície, que podem causar trincas e rachaduras nos imóveis situados na área de influência sobre os túneis em construção, são comuns em obras desse tipo em razão do rebaixamento do lençol de água subterrâneo e a conseqüente acomodação do solo.

Os técnicos do Metrô informaram também que o Consórcio Via Amarela, responsável pela realização das obras, mantém um monitoramento sistemático da condição dos imóveis que apresentam algum tipo de deformação. Caso haja qualquer risco para os moradores, os imóveis são desocupados temporariamente e os moradores, com todas as despesas pagas, são abrigados em hotéis e flats da Capital.

Os engenheiros explicaram que os túneis que estão sendo escavados, nesta fase,  contam com revestimento primário de concreto projetado, devendo, na seqüência dos trabalhos, receber total impermeabilização e posteriormente o revestimento estrutural secundário que permite a estabilização do terreno.

Após esta etapa, com a definitiva estabilização do terreno, o Consórcio Via Amarela promove o conserto nos imóveis que sofreram qualquer tipo de dano devido às obras dos túneis.

Do Metrô

C.M.