Visite o Museu da Imigração: um resgate do passado

No Dia do Imigrante, conheça o espaço em São Paulo considerado importante polo de articulação, memórias e valorização da diversidade cultural

sáb, 25/06/2016 - 8h36 | Do Portal do Governo

Chegar nas dependências do Museu da Imigração é, de certa forma, reviver a primeira a segunda metade do século 19. Tudo por lá, remete a preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil e, sem dúvida, ajudaram a escrever a história de São Paulo e do país. Originalmente, a construção do empreendimento deu lugar a Hospedaria de Imigrantes do Brás para abrigar quem veio de diferentes partes do mundo em busca da sobrevivência.

“O edifício em si evoca um forte sentimento de identidade no visitante”, explica a diretora Executiva, Marília Bonas. Lá, parte do passados desses imigrantes está imortalizado nos objetos em exposição, no alojamento e nos fac-símile das antigas cartas enviadas pelos familiares para diminuir um pouco da angústia dos que desembarcaram em terras tupiniquins.

Hoje, a história desses antepassados pode ser repassada, por mês, aos 9 mil visitantes do Museu da Imigração. “Aqueles que descobrem a passagem de um antepassado através dos nossos arquivos digitais em geral são tomados de forte emoção, a qual reforça a importância de instituição de preservação”, conta Marília.

Desde a criação do Museu, em meados dos anos de 1990 – ele passou por um período de reforma e reabriu em 2014, a integração com comunidades de diferentes nacionalidades diferentes permanece ativa. “Ele surgiu por conta do desejo dessas comunidades de migrantes e imigrantes de compartilhar sua história. Hoje 50 delas participam das nossas atividades”, explica a diretora.

De 1887 até 1978, mais de 9 décadas que a construção funcionou como hospedaria, passaram nada menos que 2,5 milhões de pessoas de mais de 70 países diferentes.

Curiosidades
– a Hospedaria funcionou do final do século XIX até a década de 1970;
– o primeiro edifício público com chuveiro elétrico;
– todo o complexo foi construído em pouco mais que um ano;
– é visitado por, em média, 9 mil pessoas por mês;
– a Festa do Imigrante chegou a 21ª edição;
– o último grupo a ser recebido pela Hospedaria foi de coreanos, comunidade com forte presença ainda hoje na região do Bom Retiro, na cidade de São Paulo.

Programação de aniversário
Neste sábado (25), o equipamento completa 23 anos de atividade. Para comemorar seu aniversário, o MI, em parceria com o Conselho Steampunk, irá voltar ao universo do século XIX e oferecer um dia repleto de atrações, com espetáculo de teatro, apresentação musical, exposição de livros e objetos, sarau e piquenique. 

SERVIÇO
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, São Paulo-SP
Telefone: (11) 2692-1866

Aniversário do Museu da Imigração
Programação – Dia 25 junho de 2016
10h – 12h – Roda de conversa do Núcleo Educativo
14h – Intervenção e exposição de objetos do Conselho Steampunk
14h – Apresentação “Cinco Semanas em um Balão”, com a Companhia Teatral Sabre de Luz
15h – Projeto Música no Jardim com a banda War Industries, Inc
16h – Piquenique com Sarau

E-mail:museudaimigracao@museudaimigracao.org.br
Site: http://museudaimigracao.org.br/

Do Portal do Governo do Estado