Visite Embu das Artes, a cidade do artesanato

Município conta com opções de arte tradicional e centro histórico com arquitetura charmosa

sex, 04/09/2015 - 18h02 | Do Portal do Governo

A apenas 30 km da capital, a cidade de Embu das Artes é um verdadeiro ateliê a céu aberto com exposições nas ruas do centro histórico. Quem passeia por lá, além de apreciar a arquitetura charmosa, pode encontrar de peças de artesanato indígena a objetos de arte contemporânea e móveis rústicos de madeira maciça.

Mas o município tem muito mais do que a feira de artes. A cidade oferece diversas opções de lazer, como a Cidade das Abelhas, que fica dentro da Mata Atlântica e é o local ideal para aqueles que querem interagir com a natureza. O passeio mostra a importância da vida das abelhas, aliando conscientização e lazer.

Já para quem gosta de história e arquitetura religiosa, o Complexo Nossa Senhora do Rosário, tombado pelo patrimônio histórico, foi construído em taipa de pilão por volta de 1.700 e é uma das mais importantes e preservadas construções jesuítas no estado de São Paulo. O complexo é formado ainda pelo Museu de Arte Sacra, com acervo que reúne imagens de anjos, santos e personagens bíblicos, todos produzidos entre os séculos XVII e XIX.

Para quem procura um passeio cultural, o Museu do Índio tem acervo com peças que retratam os costumes, crenças, rituais, aspectos da vida comunitária e a relação que as várias nações indígenas têm com a natureza. O local também funciona como centro de pesquisa sobre a cultura indígena.

Outra atração para quem estiver visitando a cidade é o Parque do Lago Francisco Rizzo. Com 217 mil metros quadrados, ocupa uma antiga área de extração de areia. O local possui também pistas de corrida, biblioteca especializada em meio ambiente, viveiros de mudas de plantas e de árvores, além de brinquedoteca e lago com peixes.

Como chegar
Embu fica às margens da rodovia Regis Bittencourt (BR-116), sentido Curitiba. A entrada da cidade está na altura do km 279 da estrada, que pode ser acessada via Rodoanel ou Marginal Pinheiros.

Do Portal do Governo do Estado