Visite Cabreúva: turismo ecológico e aventura

Cidade que fica às margens do Rio Tietê conta com diversos passeios para toda família

sex, 06/05/2016 - 20h12 | Do Portal do Governo

A cidade de Cabreúva, localizada a 78 km da Capital , é conhecida pelas opções de turismo ecológico e de aventura. O motivo principal é a sua localização dentro de uma área de preservação ambiental com muitas cachoeiras, grutas, trilhas para passeios a cavalo e pesqueiros.

O nome da cidade, que fica às margens do Rio Tietê, é originário de uma árvore chamada “Cabreúva”, abundante na região, que significa “árvore da coruja”. O nome ficou conhecido em virtude da utilização do tronco de uma árvore desta espécie, como uma ponte para travessia dos pedestres sobre o antigo Ribeirão dos Padres.

As cachoeira do Taguá e Guaxinduva, também conhecida como corredeiras de Cabreúva, é o local ideal para quem gosta de interagir com a natureza e busca sossego e tranquilidade. Ocupa uma área de 1500 hectares, sendo que 75% é preservada com uma rica fauna e flora. O espaço conta com cachoeiras, lagos, bosques, passeios a cavalo, entre outros atrativos.

Para quem adora desbravar lugares, um dos principais atrativos da cidade, a Serra do Japi, oferece muitas opções. É possível conhecer o único lugar no mundo com vegetação sobre rochas, fazendas centenárias, fazer trilhas de bike, moto, jipe ou até mesmo a pé. Não esqueça os equipamentos fotográficos, pois as paisagens são deslumbrantes.

Visita Histórica
Cabreúva também conta com significativa participação histórica no povoamento paulista, por se tratar de passagem obrigatória para os bandeirantes. Tanto que a cidade está presente no Roteiro Turístico do Estado, o Roteiro dos Bandeirantes.

Outra parada obrigatória para quem gosta de história é a Matriz de Nossa Senhora da Piedade, marco da fundação do município, localizada no Centro Histórico. Construída em 1856, a atração foi erguida em homenagem a Santa Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município. Chegando ao templo é possível conferir os ricos detalhes arquitetônicos da época.

Já na parte cultural, além das inúmeras festas culturais e folclóricas, a cidade oferece docerias e alambiques para visitação. São estabelecimentos tradicionais, reconhecidos nacionalmente, com muita história e que oferecem produtos típicos na gastronomia.

Do Portal do Governo do Estado