Visite Barra Bonita e faça um passeio de eclusa pelo rio Tietê

Passeio é diversão garantida para toda a família

sex, 18/12/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Que tal aproveitar as férias para conhecer a cidade de Barra Bonita? Distante a 302 quilômetros da Capital, a cidade atrai turistas de todo o País que vão em busca de um lugar calmo e tranquilo. O passeio de eclusa pelo rio Tietê é a principal atração da cidade e é diversão para a toda a família. As embarcações sobem o rio em direção à usina hidrelétrica. O passeio dura cerca de duas (sem almoço)a três horas (com almoço). A paisagem é surpreendente: pássaros, peixes e 40 quilômetros de praias, que ficam à margem do rio.

Para quem nunca fez o passeio, a eclusa funciona como um elevador de águas. Ela foi construída para transpor um desnível de 26 metros causado pelas barragens no rio. A embarcação leva 12 minutos – tanto para descer como para subir o rio. Na operação, as comportas se fecham para que a água encha os 142 metros de comprimento por 12 de largura do corredor onde ficam os barcos. Para cada operação, são gastos, em média, 50.000 m³ de água. As comportas que vedam a câmara pesam, em média, 120 toneladas.

Ao lado da barragem de Barra Bonita, o turista ainda pode visitar uma estação de piscicultura que mostra como é feita a criação de peixes para repovoar, manter e equilibrar ecossistema do rio. Visitas em grupo precisam ser previamente agendada e o grupo será acompanhado por um técnico responsável. Famílias e visitas individuais podem ser feitas no horário de funcionamento da estação.

Para quem quer conhecer mais sobre o mais importante rio do nosso Estado, a dica é o Memorial do Tietê. Instalado no centro da cidade, o acervo reúne fotos, livros, maquetes, peças de embarcações e outros itens que contam um pouco da história do rio e das populações ribeirinhas. Há também peixes e bichos embalsamados.

Se você quer informações sobre a cidade, vá ao Museu Histórico Luiz Saffi. Antes, o prédio cor de rosa abriga a estação ferroviária. Ali você poderá conferir a história da cidade por meio de fotos, documentos e objetos.

Um dos patrimônios da cidade é a ponte Campos Salles, toda de aço, que liga Barra Bonita a Igaraçu do Tietê – é mais bonita à noite do que de dia. Iluminada, ganha um charme especial. Encomendada pelo então presidente da República, Campos Salles, foi inteiramente construída na Alemanha e montada no Brasil. Foi inaugurada em 1915. Hoje sua largura é insuficiente para que dois carros passem simultaneamente.

Para fazer compras e trazer presentes para a família e os amigos, vá até a praça do artesanato Doutor Tatino. Um dos pontos mais visitados pelos turistas, fica em frente aos guichês de venda das passagens para o passeio na eclusa e em frente ao porto de embarque. Ali podem ser adquiridos cerâmicas, tapetes feitos por tecelões da região e doces caseiros.

Projeto Tietê

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é responsável pelo Projeto Tietê, um dos maiores programas de saneamento ambiental do Brasil. O objetivo é coletar e tratar os esgotos de cerca de 18 milhões de pessoas da Região Metropolitana de São Paulo, melhorando as condições ambientais e de saúde pública.

Para conhecer os detalhes desse projeto, clique aqui.

Atualmente, o projeto está em sua terceira fase. Em outubro, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou empréstimo de US$ 600 milhões para que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) dê continuidade às obras do projeto. A Sabesp entrou com US$ 200 milhões de contrapartida ao financiamento do BID. Veja mais detalhes sobre essa negociação.

Como chegar

Para chegar a Barra Bonita de carro, partindo de São Paulo, há duas opções:

– Seguir pela rodovia Washington Luís (SP-310) e pegar, na altura de Araraquara, a SP-256, em direção a Jaú -distante 12 km de Barra Bonita.

– Seguir a rodovia Castelo Branco (SP-280) e acessar a Marechal Rondon (SP-300). Pegar o acesso para São Manuel em direção a Barra Bonita. 

Para saber como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Outras dicas de viagem

Confira outros sete destinos indicados pelo portal:

Santos

Brotas

Bananal

Eldorado

Ilhabela

Atibaia

Jaguariuna

Serviço

Passeio de eclusa
Telefone: (14) 3641-0133
Horário: das 9 às 17 horas

Estação de Piscicultura
Rodovia Jaú, km 248
Horário: 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas
Telefone: (14) 3641-0133 ramal 3062
Entrada gratuita

Memorial do Tietê
Avenida Pedro Ometto, 425
Entrada franca

Museu Histórico Luiz Saffi
Rua Otero, 79
Horário: segunda, das 13 às 17 horas; de terça a sexta, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas; sábado, domingo e feriados, das 9 às 17 horas
Telefone: (14) 3641-2888
Entrada gratuita

Praça do Artesanato
Praça Doutor Tatinho
Aberta diariamente, das 9 às 20 horas

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo