Visite as exposições dos Palácios do Governo

Aproveite o final de semana e confira as exposições nos Palácios dos Bandeirantes, Horto e Boa Vista

sex, 28/05/2010 - 14h38 | Do Portal do Governo

Os amantes das artes têm um bom programa cultural na Capital e em Campos do Jordão. Os três Palácios do Governo (Bandeirantes, Horto e Boa Vista) promovem exposições.

No Palácio dos Bandeirantes está em cartaz a mostra “Diálogo de Formas: Clementina Duarte e o Acervo Artístico dos Palácios”, que propõe uma reflexão entre as linhas tênues da arte e do design. As obras da designer e arquiteta Clementina Duarte revelam que existe um diálogo entre as formas escultóricas da sua produção de jóias nos anos de 1960 a 1980 e obras das coleções dos Palácios do Governo de São Paulo, de autores como Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Amilcar de Castro, Claudio Tozzi, Emanoel Araújo, Arnaldo Pedroso D’Horta, Samson Flexor, Wesley Duke Lee, Alfredo Volpi, Maria Bonomi, Oswald de Andrade Filho e Júlio Guerra, entre outros.

Também na Capital, no Palácio do Horto acontece a exposição “Zonas de Contato”. O visitante poderá ver obras de pacientes-artistas do Complexo Hospitalar do Juquery, ligados à extinta Escola Livre de Artes Plásticas, criada por Osório César em 1949. Ao todo, são 59 obras dos artistas Aurora Cursino, Antonio Magon e Ioitiro Akaba. A curadoria é de Ana Cristina Carvalho e de Enock Sacramento. O objetivo dessa mostra é valorizar o legado artístico desse período da história Juquery. A maioria das obras é inédita e mostra a fantástica qualidade artística dos pacientes artistas – que pode ser comparada a de muitos dos grandes artistas daquela época.

Em Campos do Jordão, o Palácio Boa Vista expõe a mostra “Colecionar: Um modo de guardar o mundo”, com peças do mobiliário dos Palácios do Governo  paulista e parte de coleções particulares com artefatos dos séculos 19 e 20, em metal e pedrarias como, por exemplo, anéis, colares, coroas, brincos, broches e vestuários de 25 paises.

Entre as peças que pertencem aos palácios paulistas , o público poderá ver um baú-cofre do século XVIII, canastras  do século XX, contador do século XVII, além de arcas dos séculos XVIII e XIX.  As peças da coleção particular foram trazidas do norte da África, sudeste da Ásia, Indonésia, Índia e Oriente Médio e fazem parte do acervo etnográfico da colecionadora e pesquisadora Thereza Collor.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: 2193-8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo
Grátis

Palácio do Horto
Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
Horário de visita: de 4ª a domingo, das 9 às 15 horas,  de hora em hora
Grupos a partir de dez pessoas: agendamento prévio –  www.acervo.sp.gov.br
Informações: monitoria@sp.gov.br
Fone: 2193-8282

Palácio do Horto
Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Campos do Jordão
Horário de visita: de 4ª feira a domingo e feriados das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Entrada: 5,00
Entrada franca – apenas para alunos de escolas públicas e entidades assistenciais (com autorização prévia) e crianças até 10 anos
Pagam meia entrada: maiores de 60 anos e estudantes com carteirinha
Agendamento: Telefone: (0XX12) 3662-1122
Fax: (0XX12) 3662-2966

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo