Atualizado às 12h31
Criado para facilitar a vida da população, os acessos ao portal Cidadão.SP aumentaram 72,4% entre 2006 e 2007. No ano passado, 14, 5 milhões de pessoas visitaram o serviço on-line, ao passo que em 2006 o número foi de 8,7 milhões. A comparação dos acessos computados ao longo de um período maior de tempo dá a medida do quanto o serviço vem cada vez mais sendo incorporado à rotina dos paulistas.
Dentre as seções mais acessadas, a campeã é “Meus Documentos”, com 20.211 registros no mês passado. É este seção que abriga o serviço recordista em busca de informações no portal: a emissão de segunda via de carteira de identidade, com 9.076 consultas. A confecção dos documentos é responsabilidade do Departamento de Identificação e Registros Diversos da Polícia Civil, ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública. “A partir das informações divulgadas no portal os cidadãos economizam um tempo precioso”, ressalta o coordenador do Grupo de Apoio Técnico à Inovação da Secretaria Estadual de Gestão Pública, Roberto Meizi Agune.
Em segundo lugar vem a busca por atestado de antecedentes criminais, encontrada na mesma seção. Nessa área também é possível consultar outros serviços como título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outros assuntos encontrado no portal que também atraíram grande número de interessados em julho foram: aposentadoria (2.376 ocorrências), certidão de tributos (1.176), reabilitação (1.007), crédito (1.005) e Nota Fiscal Paulista (962).
Evitar deslocamentos desnecessários pela cidade é um dos pontos chave do Cidadão.SP. Uma consulta ao portal faz com que os usuários tenham todas as informações de como obter o serviço desejado, tenham em mãos, por exemplo, todos os documentos necessários na hora de apresentá-los diante do órgão prestador do serviço, não percam prazos, agendem serviços, obtenham certidões e atestados sem ter de ir até as repartições públicas.
Parece pouco, mas faz uma gigantesca diferença no dia-a-dia de grandes cidades, observa Agune. “Imagine diminuirmos o número de deslocamentos diários da região metropolitana de São Paulo, de cerca de 36 milhões, em apenas 1%. Seriam 360 mil deslocamentos a menos. Isso representa todo o movimento da linha de metrô da Avenida Paulista”, ilustra.
Soma de esforços
Criado em outubro de 2004, o portal reúne a soma de esforços de toda a administração do Governo do Estado para oferecer seus serviços pela internet. Estão envolvidos na coordenação e execução do projeto as secretarias da Comunicação, de Economia e Planejamento e de Gestão Pública, e seus órgãos vinculados como a Imprensa Oficial, que hospeda o portal; a Fundação Seade, que faz a manutenção e gestão da base de dados do portal, e a Prodesp/Poupatempo. As informações sobre os cerca de dois mil tipos de serviços são alimentadas e atualizadas por representante de cada órgão, a maioria ouvidores.
“O portal Cidadão.SP foi criado para facilitar a vida dos cidadãos e para isso as informações foram organizadas de maneira simples e intuitiva”, lembra o secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo.
O serviço também pode ser acessado a partir de telefones celulares: no mês passado 4.432 resolveram seus problemas a partir do portal usando os recursos da telefonia móvel.
Estatística
Confira abaixo a relação de serviços oferecidos pelo portal Cidadão.SP
Serviços Cadastrados – 1.918
Serviços a cidadãos – 111
Serviços a empresas – 819
Serviços a ambos – 988
Serviços realizados totalmente online – 301
Serviços realizados parcilamente online – 295
Apenas Informações sob re o serviço – 1.509
Serviços que possuem ouvidoria – 1.863
Manoel Schlindwein