Visitas ao Cidadão. SP crescem mais de 70%

Segunda via de identidade é o serviço mais procurado

sex, 22/08/2008 - 11h38 | Do Portal do Governo

Atualizado às 12h31

Criado  para  facilitar a vida da população, os acessos ao portal Cidadão.SP aumentaram 72,4% entre 2006 e 2007. No ano passado, 14, 5 milhões de pessoas visitaram o serviço on-line, ao passo que em 2006 o número foi de 8,7 milhões. A comparação dos acessos computados ao longo de um período maior de tempo dá a medida do quanto o serviço vem cada vez   mais  sendo  incorporado à rotina dos paulistas.

Dentre  as  seções mais acessadas, a campeã é “Meus Documentos”, com 20.211 registros  no  mês passado. É este seção que abriga o serviço recordista em busca  de  informações  no  portal: a emissão de segunda via de carteira de identidade,   com   9.076   consultas.   A   confecção   dos  documentos  é responsabilidade  do  Departamento de Identificação e Registros Diversos da Polícia Civil, ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública. “A partir das  informações  divulgadas  no  portal  os  cidadãos  economizam um tempo precioso”,  ressalta  o coordenador do Grupo de Apoio Técnico à Inovação da Secretaria Estadual de Gestão Pública, Roberto Meizi Agune.

Em  segundo  lugar  vem  a  busca  por  atestado de antecedentes criminais, encontrada  na  mesma  seção. Nessa área também é possível consultar outros serviços  como  título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outros  assuntos  encontrado no portal que também atraíram grande número de interessados em julho foram: aposentadoria (2.376 ocorrências), certidão de tributos  (1.176),  reabilitação  (1.007),  crédito  (1.005)  e Nota Fiscal Paulista (962).

Evitar  deslocamentos  desnecessários  pela cidade é um dos pontos chave do Cidadão.SP.  Uma consulta ao portal faz com que os usuários tenham todas as informações  de como obter o serviço desejado, tenham em mãos, por exemplo, todos  os  documentos  necessários na hora de apresentá-los diante do órgão prestador  do  serviço,  não  percam  prazos,  agendem  serviços,  obtenham certidões e atestados sem ter de ir até as repartições públicas.

Parece  pouco,  mas  faz  uma  gigantesca diferença no dia-a-dia de grandes cidades,  observa  Agune.  “Imagine  diminuirmos  o número de deslocamentos diários  da  região  metropolitana de São Paulo, de cerca de 36 milhões, em apenas  1%.  Seriam  360  mil deslocamentos a menos. Isso representa todo o movimento da linha de metrô da Avenida Paulista”, ilustra.

Soma de esforços

Criado  em  outubro  de  2004,  o portal reúne a soma de esforços de toda a administração  do  Governo  do  Estado  para  oferecer  seus  serviços pela internet.  Estão  envolvidos  na  coordenação  e  execução  do  projeto  as secretarias da Comunicação, de Economia e Planejamento e de Gestão Pública, e  seus  órgãos vinculados como a Imprensa Oficial, que hospeda o portal; a Fundação Seade, que faz a manutenção e gestão da base de dados do portal, e a  Prodesp/Poupatempo.  As  informações sobre os cerca de dois mil tipos de serviços  são  alimentadas e atualizadas por representante de cada órgão, a maioria ouvidores.

“O  portal  Cidadão.SP foi criado para facilitar a vida dos cidadãos e para isso  as  informações  foram  organizadas  de maneira simples e intuitiva”, lembra o secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

O  serviço também pode ser acessado a partir de telefones celulares: no mês passado  4.432  resolveram  seus  problemas  a  partir  do portal usando os recursos da telefonia móvel.

Estatística

Confira abaixo a relação de serviços oferecidos pelo portal Cidadão.SP

Serviços Cadastrados  – 1.918

Serviços a cidadãos – 111

Serviços a empresas – 819

Serviços a ambos – 988

Serviços realizados totalmente online – 301

Serviços realizados parcilamente online – 295

Apenas Informações sob re o serviço – 1.509

Serviços que possuem ouvidoria – 1.863

Manoel Schlindwein