Visitantes do Zoológico de São Paulo já podem ver filhotes de lobo europeu que nasceram recentemente

Fundação Zoológico de São Paulo é vinculada à Secretaria de Estado de Esportes e Turismo

sex, 08/09/2000 - 10h02 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez, neste fim de semana prolongado, os visitantes do Zoológico de São Paulo, fundação ligada à Secretaria de Estado de Esportes e Turismo, poderão ver os três filhotinhos de lobo europeu nascidos na instituição no dia 18 de julho. ‘Como eles já estão com 40 dias, começaram a sair um pouco da toca onde nasceram’, conta o diretor do Zoológico, Professor Dr. André Luiz Paranhos Perondini. ‘Com um pouco de sorte, é possível ver tanto os lobinhos passeando pelo recinto, como sendo cuidado pelos pais, que são muito dedicados’, diz o professor.
Os três lobinhos constituem a primeira ninhada nascida dos lobos que o Zoológico recebeu do Canadá há três anos. São dois casais, ambos expostos em recintos vizinhos, mas por enquanto apenas um deles procriou.
A responsável pelo Setor de Mamíferos do Zoológico, a bióloga Katia Cassaro, explica que o lobo europeu tem o nome científico de ‘Canis lupus’, é uma espécie única que colonizou grande parte do mundo, da mesma forma que os seres humanos, tanto que o lobo se espalhou pela Ásia, pela Europa, pela América do Norte, com distribuição que atinge o Círculo Polar Ártico. Entretanto, perseguido pelo homem, de quem é um rival, até certo ponto, o lobo foi caçado até a extinção na Inglaterra, na França e em muitos Estados norte-americanos, que hoje estão fazendo o repovoamento de muitas áreas com essa espécie. Também na França alguns lobos foram avistados recentemente nos Alpes, onde há décadas não existiam.
Extremamente inteligente e de origem distante das várias raças de cães domésticos hoje existentes, o lobo vive em grandes grupos familiares, tem estratégias de caça em conjunto e é um fator ecológico importante, pois as alcatéias sempre atacam os animais mais fracos e doentes nos rebanhos de alces, cervos e caribus e com isso contribuem para que apenas os mais sadios se reproduzam e se multipliquem.
Os cães domésticos continuam apresentando alguns comportamentos herdados dos lobos, como o de tentar lamber a boca das pessoas. Os filhotinhos de lobo lambem a boca dos pais para provocar a regurgitação da comida pré-ingerida, que então volta à boca da loba, que a repassa para os filhos. No Zoológico, os lobinhos recém-desmamados estão começando a adotar esse comportamento e recebem, assim, tanto a carne que os pais comeram, como as maçãs regurgitadas.
‘Originalmente, os lobos são comedores de frutas, mas nós lhes damos maçãs, para ajudar na limpeza dos dentes e evitar a formação de tártaro’, explica Katia Cassaro.