Visita do papa Bento 16 levará 10 mil ônibus a Aparecida

Previsão é da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo), que teme pela falta de infra-estrutura.

sex, 04/05/2007 - 10h52 | Do Portal do Governo

Da Folha Online

A visita do papa Bento 16 a Aparecida (167 km de SP) deverá levar à cidade cerca de 10 mil ônibus de diversas regiões do país somente no dia 13, quando o pontífice celebrará uma missa em frente à basílica. A previsão é da Fresp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo), que teme pela falta de infra-estrutura para receber os romeiros.

A federação trabalha com o número estimado pelos organizadores de 500 mil visitantes para a missa. Pelos cálculos da federação, 80% das pessoas vão a Aparecida de ônibus fretado, a maioria com romeiros de Minas Gerais e de Estados do Nordeste. Como cada ônibus transporta cerca de 40 passageiros, os 400 mil visitantes que vão de transporte coletivo utilizarão cerca de 10 mil ônibus.

Segundo a assessora jurídica da federação, Regina Rocha, não haverá espaço suficiente nos bolsões de estacionamento para os ônibus. Com isso, os motoristas serão orientados a parar nos arredores da basílica, o que deverá causar transtorno para os romeiros.

Regina ressaltou que a Prefeitura de Aparecida está empenhada em preparar a cidade para receber o papa e os romeiros, mas a entidade está preocupada com o transporte dos passageiros.

“Trabalhamos com a hipótese de colapso no trânsito local, pois a cidade também receberá carros particulares que não poderão chegar perto da basílica. Nossa maior preocupação são com os romeiros, a maioria idosos, que terão que andar muito para assistir a missa”, afirmou Regina.

Para evitar transtornos também no retorno das caravanas, Regina sugere que as empresas que farão o transporte dos romeiros coloque um celular à disposição dos passageiros para facilitar a comunicação com os motoristas. “Além disso, é importante que os passageiros estejam portando crachás de identificação com nome, telefone para contato e o nome da empresa que está fazendo o transporte”, afirmou.

Segundo Regina, apesar de o papa visitar São Paulo, o destino mais procurado pelos romeiros é Aparecida, porque a cidade já é um destino de turismo religioso. “Para quem é católico, ver o papa em Aparecida é mais significativo do que em São Paulo”, disse.

Bento 16 chegará a Aparecida no início da noite do dia 11 e ficará hospedado no Seminário Bom Jesus. A missa do dia 13 será celebrada por ocasião da abertura da 5ª Conferência Geral do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano). A cerimônica está programada para as 10h.

(M.S.)