Visão do Futuro leva 5 mil crianças para consultas oftalmológicas neste sábado

Caso haja necessidade, as crianças recebem óculos gratuitamente

sex, 26/04/2013 - 19h09 | Do Portal do Governo

Crianças com problemas oftalmológicos não diagnosticados podem sofrer prejuízos no processo de aprendizagem. Para evitar que dificuldades desse tipo interfiram na evolução dos pequenos alunos, o programa Visão do Futuro realiza, desde 2009, o atendimento de estudantes entre 6 e 7 anos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Somente neste sábado, 27, cerca de cinco mil crianças, de 226 escolas estaduais localizadas na capital, passarão por consultas oftalmológicas em unidades de saúde conveniadas ao programa, que é voltado a alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de São Paulo.

Até o fim do ano, serão oito Mutirões da Visão, sendo sete para atender novos alunos e um para reavaliação de estudantes que já passaram pelo processo. A previsão é que 74 mil crianças da rede estadual passem pela triagem nas escolas e que aproximadamente 20 mil recebam atendimento oftalmológico. Após a consulta, caso haja necessidade, as crianças recebem gratuitamente óculos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Estudante da rede pública participa do Visão do Futuro (Foto: Milton Michida)

Balanço

O levantamento realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo apontou que, entre 2009 e 2012, 29.192 alunos receberam óculos. O número representa 39,3% dos 74.199 estudantes com idades entre 6 e 7 anos de escolas públicas de São Paulo que participaram dos mutirões de saúde nesse período.

Todos os estudantes passaram por testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados. Na triagem, foram selecionados os que apresentaram dificuldades para leitura. Também foram encaminhados para as consultas os alunos que já usavam óculos ou que apresentavam algum sinal ou sintoma de problema oftalmológico. Aos que tinham necessidade foram cedidos óculos.

Do Portal da Secretaria da Educação