Visão do Futuro cuida de problemas oftalmológicos de alunos

Meta para este ano é atender mais de 140 mil estudantes da rede pública

qui, 06/05/2010 - 13h49 | Do Portal do Governo

O programa Visão do Futuro, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), continua neste ano o trabalho de cuidar da saúde ocular dos alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal da cidade de São Paulo. O programa prevê consultas oftalmológicas e a doação de óculos aos alunos que comprovadamente apresentarem alteração visual. Em 2009, atendeu mais de 137 mil alunos e a meta para este ano é atender mais de 140 mil alunos.

Além dos novos alunos que serão atendidos, os mais de cinco mil que receberam óculos no ano passado passarão por uma reavaliação, a partir do segundo semestre deste ano.

A primeira fase do Visão do Futuro acontece nas próprias escolas. Os professores aplicam o teste de acuidade visual, utilizando a Tabela de Snellen, o popular painel de letras com tamanhos variados. Segundo a presidente do Fussesp, Deuzeni Goldman, o material da primeira etapa do programa fica pronto este mês e logo em seguida terá início as atividades com as crianças.

A partir daí as crianças que apresentarem dificuldades na leitura são encaminhadas para a Fase II, Mutirões da Saúde. As consultas oftalmológicas são realizadas aos sábados, em hospitais conveniados com a Secretaria Estadual de Saúde. A próxima etapa é o fornecimento dos óculos, pela Associação das Consulesas de São Paulo (Aconsp), por intermédio de parceiros da iniciativa privada.

Os alunos com problemas oftalmológicos de natureza mais grave serão encaminhados para laboratórios especializados e receberão tratamento adequado. O convênio com os parceiros do programa tem duração de um ano. Nesta quarta, 6, um jantar foi realizado para apresentação da etapa deste ano do projeto e a arrecadação das primeiras colaborações, como a realização de cirurgias de catarata gratuitas pelo Hospital Albert Einstein.

Do Fussesp