Visão do Futuro ajuda no desempenho escolar de crianças

Programa previne e recupera a saúde visual de estudantes do Ensino Fundamental da rede pública

qua, 09/05/2012 - 10h21 | Do Portal do Governo

Problemas de visão prejudicam intensamente o desempenho escolar das crianças e muitas vezes os pais não percebem que os filhos sentem dificuldade para enxergar. Cerca de 20% dos alunos do Ensino Fundamental têm algum problema visual e nem sempre o conhecem. Por isso, o Governo do Estado realiza nas escolas estaduais o Programa Visão do Futuro.

Voltado para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, o Visão do Futuro busca prevenir e recuperar a saúde visual dos estudantes da rede pública. Assim, as crianças passam a ter melhores condições de aprendizado e ganham também em qualidade de vida.

O estudante passa por um teste de capacidade de visão, chamado acuidade, na escola onde estuda. Se forem detectados indícios de algum problema visual, a criança é encaminhada a um mutirão que vai passar por consulta oftalmológica. Se for confirmada a necessidade de usar óculos, o aluno vai escolher a armação que mais gosta e em alguns dias receberá os óculos. Em 2011, 42.372 alunos foram encaminhados para consulta oftalmológica e 7.652 óculos foram prescritos.

Do Portal do Governo do Estado