Virada Sustentável comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Evento terá atividades educativas e recreativas a partir deste sábado, 4

sáb, 04/06/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Nos mesmos moldes da Virada Cultural da capital e do interior, a cidade vai varar a madrugada neste final de semana com um programa diferenciado. Começa amanhã, 4, a partir das 8h até as 24h e segue no domingo, 5, com início no mesmo horário e término às 20h, a primeira edição da Virada Sustentável. Com a proposta de difundir e informar a sociedade sobre meio ambiente, consumo consciente, reciclagem, biodiversidade, direitos humanos, mudanças climáticas, energia, mobilidade urbana, inclusão de pessoas com necessidades especiais e outros, o evento reúne diversas atividades educativas e recreativas dedicadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo, 5.

São mais de 300 atrações entre teatro, mostras de cinema, exposições, shows, danças, instalações, oficinas, palestras, espalhados em 60 espaços públicos e centros culturais, todas gratuitas. Alguns parques abrem a virada com atividades de ioga, meditação, local para recebimento de produtos recicláveis e curso de horta caseira orgânica. Como espetáculo, o Parque da Água Branca apresenta o Balé de cegos, dirigido por Fernanda Bianchini, na performance de 40 bailarinas cegas, no espaço cultural Tattersal, e show musical com a banda Oirt, com Tamima Brasil, Felipe Souza e João Paulo.

No Catavento Cultural e Educacional, a oficina com o coletivo Respect Artleva proporciona aos participantes a oportunidade de criar objetos com materiais eletrônicos descartados. As estações do Metrô expõem mostras referentes ao tema em questão. Na Casa das Rosas, Brincadeiras de cultura popular com materiais recicláveis para a criançada. Tem ainda feira de troca de livros infantis e adultos (menos didáticos), gibis e brinquedos, em boas condições de uso. O Museu da Imagem e do Som (MIS) exibe documentários do diretor Carlos Casas sobre a região da Patagônia e Sibéria, além da instalação do coletivo Urban Trash Art, escultura interativa feita a partir de lixo, propondo olhar crítico para as questões do consumo exagerado e do desperdício. A programação infantil da Biblioteca de São Paulo fica por conta do ateliê da alegria.

O Museu da Casa Brasileira expõe Arquitetura da madeira para o século 21, e Produtos imperfeitos. Na Pinacoteca do Estado, palestra Meio ambiente e saúde na cidade: o que os moradores precisam saber? A Estação Ciência participa com atividades especiais ligadas ao segmento sustentabilidade. E tem muito mais. Bastam disposição e conscientização ambiental.

A Virada Sustentável tem apoio do governo do Estado por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, estas da Prefeitura de São Paulo, e demais parcerias com o poder público local, empresas patrocinadoras e organizações da sociedade civil. Vale a pena participar e colaborar. Sem dúvida, um evento lúdico, agradável e inspirador. Mais informações no site www.viradasustentavel.com.

Da Ageência Imprensa Oficial