Virada Social terá edições trimestrais em 2008

Uma nova região será atendida pelo trabalho coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

seg, 10/12/2007 - 20h16 | Do Portal do Governo

Um dos mais completos projetos de inclusão social e combate à criminalidade vai ganhar novo fôlego. A partir de 2008, o programa Virada Social terá novas edições a cada três meses. Isso significa que a cada trimestre uma nova região do Estado será atendida pelo trabalho coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, que celebrou 40 anos nesta segunda-feira, 10.

“Você precisa de três meses de preparo para poder fazer a Virada Social. Como é uma ação articulada de várias secretarias e, quando é com São Paulo também com as secretarias do município, você tem que se preparar para isso”, observou o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Pinto Coelho Amato.

Segundo ele, a preparação envolve não apenas a qualificação dos profissionais envolvidos, mas também a qualidade das informações. “É uma operação de inteligência, exige um preparo grande antes, de mobilizar todas as pessoas e concatenar as ações”, completou Amato nesta tarde na Capital, durante solenidade de aniversário da secretaria. O evento contou com a presença de Guilherme Afif Domingos, secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, e de Maria Helena Guimarães de Castro, secretária estadual da educação.

A Virada Social traz qualidade de vida com segurança a regiões com altos índices de violência e vulnerabilidade social. Após a entrada de tropas especiais da Polícia Militar, entidades sociais e órgãos públicos do Estado e do município, iniciam-se na região ações nas áreas da saúde, educação, cultura, assistência social, cidadania, trabalho e saneamento.

O Jardim Elisa Maria, na zona norte da Capital, foi o primeiro bairro a receber a Virada Social, em maio de 2007. Quatro meses depois o governador José Serra foi conhecer os resultados da força tarefa integrada por 26 secretarias e órgãos públicos e 12 parceiros da sociedade civil. Agora, a iniciativa da Secretaria terá um calendário para o ano todo.

Aniversário

Responsável pela formulação, coordenação, articulação e monitoramento da Política de Assistência e Desenvolvimento Social no Estado de São Paulo, a Secretaria beneficia anualmente cerca de 1,5 milhão de pessoas, entre atendidos por programas de transferência de renda (Ação Jovem e Renda Cidadã) e outras ações sociais executadas em parceria com municípios e entidades sociais.

Durante as últimas quatro décadas, a pasta conquistou credibilidade na área social, acumulou experiência e se tornou pioneira em diversas iniciativas. Em 2004, a Secretaria implantou, de forma inédita no Brasil, o Convênio Único de Proteção Social com cada um dos municípios paulistas, se antecipando à implantação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Esta forma de convênio respeita a autonomia dos municípios e delega poderes para estimular a formulação de políticas sociais inovadoras. A Secretaria co-financia os projetos sociais elaborados pelos municípios, além de monitorá-los e avaliá-los. Assim, cada cidade pode adotar as soluções mais adequadas em favor das famílias, crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, migrantes e população em situação de rua.

Manoel Schlindwein