Virada Social promove palestras em Paraisópolis

Temas como endividamento, violência doméstica e cidadania são apresentados por especialistas no CEU da região

seg, 04/05/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Entre os dias 4 e 7 de maio, moradores de Paraisópolis terão oportunidade de aprender um pouco mais sobre endividamento, violência doméstica, acesso à Justiça e o papel do Ministério Público. Trata-se de mais uma ação do programa Virada Social, em parceria com o Centro de Integração da Cidadania (CIC). O programa realiza ações que reduzem os índices de vulnerabilidade social com a participação da comunidade local.

Os bate-papos acontecerão no CEU Paraisópolis (Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, s/nº), a partir das 19 horas.

Hoje, 4, a palestra, com o tema “superendividamento”, será apresentada pela coordenadora do Observatório Social e diretoria de Relação Institucional do Procon, Neide Ayoub. Prestigiarão a abertura do evento o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogerio Amato, o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, e o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.

Amanhã, 5, será discutida a Lei Maria da Penha e violência doméstica contra a Mulher, e na quarta, 6, a palestra será sobre o “Acesso à Justiça e o papel da Defensoria Pública do Estado de São Paulo”. No encerramento, 7, quinta, o público conhece o papel do Ministério Público e o Movimento do Ministério Público Democrático.

Paraisópolis foi escolhida para receber a terceira edição da Virada Social. Estão previstas cerca de 130 ações efetivas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação, habitação, esporte, cidadania, meio ambiente, cultura, entre outras. Entre elas, a disponibilização de uma unidade do Poupatempo móvel, ampliação dos programas de transferência de renda como o Ação Jovem e o Renda Cidadã, a implantação de um parque público e a instalação de posto do CIC.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social