Virada Social leva esporte para comunidade de Paraisópolis

Com a prática de futebol, vôlei e handebol, programa proporciona saúde e inclusão social para 200 crianças e jovens da região

ter, 27/04/2010 - 13h30 | Do Portal do Governo

A Virada Social está proporcionando uma oportunidade de obter saúde e inclusão social por meio de atividades físicas para 200 crianças e adolescentes de Paraisópolis, na Capital. Esses benefícios são garantidos pelo Programa Esporte Social que chegou à comunidade em março.

O projeto implanta e mantém núcleos com caráter formativo-educacional para garantir o aceso às práticas esportivas e de lazer para classes menos privilegiadas. O objetivo é promover a inclusão social, saúde, cidadania, cultura, conscientização de princípios socioeducativos, aquisição de valores de direitos e deveres, solidariedade, aprimoramento do desenvolvimento psicomotor e melhora do condicionamento físico.

O Esporte Social é uma das 123 ações realizadas pela Virada Social em Paraisópolis. O projeto é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (Selt) e a ONG Amigos da Mancha. Três vezes por semana, as crianças e os adolescentes de 7 a 17 anos frequentam as aulas de futebol, vôlei e handebol assistidos por profissionais especializados. As atividades são realizadas no CEU da região e no Campo do Mourão.

O projeto, no entanto, vai muito além de apenas oferecer uma prática esportiva. Também fazem parte do programa atividades transversais, como por exemplo palestras sobre cidadania e prevenção ao uso de drogas, visitas a museus, entre outras. Atuam no núcleo um coordenador, um professor e um estagiário de Educação Física. Após as aulas, os alunos recebem um lanche. A gestora do programa em Paraisópolis, Rosana Rodrigues Barros Duarte, diz que o objetivo não é formar atletas de elite, mas proporcionar a inclusão social por meio do esporte. “Claro que caso algum participante se destaque, ele será encaminhado a um centro de excelência”, afirma.

O presidente da ONG Amigos da Mancha, Emerson da Silva Dias, acrescenta que, com o Esporte Social, os jovens são estimulados a valorizar os espaços de sua comunidade, como o CEU e o Campo do Mourão.

A Virada Social

 

Unir o poder público e a sociedade civil para promover a inclusão social nas comunidades carentes e dar à população mais segurança e qualidade de vida. Este é o lema da “Virada Social – Qualidade de vida com Segurança”, um programa de Segurança Pública e do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que integra diversas secretarias e órgãos públicos estaduais, prefeitura, parceiros da sociedade civil e a comunidade. Saiba mais como a ação começou em Paraisópolis aqui e aqui e aqui.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social