Virada Social inaugura Poupatempo Móvel em Paraisópolis

Compareceram à inauguração os secretários Rogério Amato, Sidney Beraldo e Ronaldo Marzagão

seg, 02/03/2009 - 17h56 | Do Portal do Governo

A população de Paraisópolis já conta com a primeira ação da Virada Social na região. O Poupatempo móvel modalidade itinerante do Poupatempo, um Programa do Governo de SP, foi inaugurado nesta segunda-feira, às 10 horas, na Praça Moacyr Nicodemus – Rua Senador Otávio Mangabeira, s/nº, com a presença dos secretários Rogério Amato, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), Sidney Beraldo, da Secretaria de Gestão Pública e Ronaldo Marzagão, da Secretaria de Segurança Pública.

Na solenidade de inauguração, o secretário Rogério Amato desejou boa sorte ao serviço e ressaltou que a principal característica da Virada Social é a integração entre todos os órgãos e setores do Governo do Estado e Prefeitura. “Hoje em dia, não se faz mais ações isoladas para resolver os problemas que afetam a todos nós. Juntos, fazemos mais e melhor”.

De acordo com o secretário Ronaldo Marzagão, a Virada Social é parte essencial da política do governador José Serra de promover a inclusão social como fator de segurança pública. Ainda segundo ele, desde o início da Operação Saturação da Polícia Militar em Paraisópolis, em fevereiro, já foi registrada uma queda de 45% na criminalidade no local.  O secretário Sidney Beraldo lembrou que o Poupatempo é um serviço que traz orgulho ao Governo do Estado e, segundo pesquisa de opinião, é aprovado por 99% dos seus usuários.

O posto itinerante permanecerá no local até o dia 14 de março, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. No Poupatempo Móvel, a população tem fácil acesso à emissão de documentos como RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais, e mais de 2 mil serviços públicos eletrônicos, através do e-poupatempo, tais como registro de Boletim de Ocorrência, consulta de multas de trânsito, pontos na Carteira de Habilitação (CNH), débitos de IPVA, inscrição em concursos públicos e emissão de 2ª via de contas.

Rafael Rodrigo dos Santos, de 20 anos, morador de Paraisópolis, fez questão de comparecer ao posto do Poupatempo móvel no primeiro dia para tirar a segunda via do seu RG. “Ele facilita bastante a vida das pessoas e é melhor ainda que esteja aqui por perto”. Michel Borges da Silva, de 24 anos, também residente no bairro, se disse muito satisfeito com a rapidez do serviço. “Vim fazer a segunda via do RG e tirar atestado de antecedentes criminais. O atendimento foi ótimo”.

Paraisópolis foi a região escolhida para receber a terceira edição da Virada Social, programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), que articula todas as demais secretarias, com a Prefeitura e a sociedade civil. O objetivo principal é reduzir os índices de vulnerabilidade social da área com a participação e sustentação da comunidade local.

Para esta edição da Virada, será utilizado como base o Projeto de Urbanização da Secretaria Municipal de Habitação que já está em andamento e tem sido aprovado pela população. Estão previstas cerca de 80 ações efetivas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação e habitação. As ações têm início logo após a Operação Saturação, ocupação da Polícia Militar que ainda não tem data para terminar.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo de SP, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, que há mais de onze anos presta serviços de qualidade à população.

Do Poupatempo