Virada Social abrange 26 órgãos e contabiliza 13 mil atendimentos

A "Virada Social – Ações Integradas de cidadania", envolve o trabalho conjunto de 26 órgãos do governo paulista e da prefeitura paulistana, além de 12

dom, 27/05/2007 - 10h44 | Do Portal do Governo

A “Virada Social – Ações Integradas de cidadania”, programa inaugurado pelo governador José Serra no sábado, 26, envolve o trabalho conjunto de 26 órgãos do governo paulista e da prefeitura paulistana, além de 12 parceiros da sociedade civil. “Trata-se de uma ação integral que atua no conjunto das questões que afetam a vida das pessoas. A Virada tem que deixar sua marca. Não é para chegar, aparecer e ir embora e não ficar nenhum efeito. Vamos continuar com o nosso trabalho, que é longo e nunca ninguém fez isso”, ressaltou Serra.

A programação de lançamento da Virada é ampla e diversificada. Começou no sábado, às 9 horas, e segue até este domingo, às 15 horas, no Jardim Elisa Maria, na região de Brasilândia, Zona Noroeste da capital. O encerramento será com o show da cantora Leci Brandão.

Diversas atividades esportivas e culturais, orientação jurídica (segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito), palestras sobre segurança e tráfico de seres humanos, oficinas de dança e de pintura, shows e apresentações teatrais estão na programação.  

A primeira experiência do programa ocorre após a ocupação ostensiva de áreas violentas por tropas especiais da Polícia Militar, a chamada Operação Saturação, que acontece desde 14 de março no Jardim Elisa Maria. Até o momento foram contabilizados 13.144 atendimentos à população local. Foram emitidas 6.573 RGs, 1.354 carteiras de trabalho, 557 atestados de antecedentes, 1.147 documentos da Nossa Caixa, 2.950 orientações gerais à comunidade e outros serviços.

Região de Brasilândia

O objetivo do programa é levar segurança, cidadania, saúde, trabalho, educação, lazer, cultura, assistência social, esporte e revitalização urbana para reduzir a violência de forma eficaz e permanente. “As ações sociais integradas dão continuidade ao trabalho ostensivo da polícia para que a situação de violência criminal não retorne e que possa trazer outras melhorias”, diz o Secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato, o coordenador da Virada Social.

Entre as obras e ações da Virada está a construção de escolas municipais, reforma de unidade de saúde do Jardim Vista Alegre, cobertura de quadras, canalização de córregos, iluminação, asfaltamento, limpeza de bueiros e sarjetas, recuperação de ruas, construção de praça (o posto da polícia onde ocorreu o lançamento do programa se tornará uma praça), entre outras medidas.

Na região de Brasilândia vive 247.328 pessoas, boa parte moradora de favelas. Entre os indicativos está a maior concentração do número de homicídios e estupros, alto índice de evasão escolar, grande demanda por saneamento básico, carência de atendimento de saúde e falta de espaços de cultura, lazer e esporte.

Tratamento odontológico  

Crianças moradoras da região de Brasilândia, com idade entre cinco e doze anos, estão recebendo atendimento odontológico gratuito da Polícia Militar desde o dia 19 de março. O centro permanecerá no local até o dia 1º. de junho prestando serviço de limpeza bucal, restauração, extração e aplicação de flúor, das 8h30 até 17 horas. Ao todo 12 profissionais trabalham no local.

A tenente-dentista Eveline de Castro Perez informa que serão distribuídos 500 kits (contendo escova de dente, creme dental e fio dental) para as crianças no término do tratamento. O material foi doado pela Escola de Samba Camisa Verde e Branco.

O chefe do Centro Odontológico, o tenente-coronel Laércio Ribeiro de Paiva, disse que essa ação da polícia é uma forma de “complementar a ação da corporação e uma oportunidade de mostrar outro lado da polícia para a população”. Eveline complementa dizendo que foi uma maneira de a polícia se aproximar mais da comunidade e que tem obtido sucesso porque a procura pelos serviços tem sido grande.

 Já foram atendidas 394 crianças e feitos 1.091 procedimentos odontológicos (664 restaurações, 68 tratamentos emergenciais, 85 curativos, 126 extrações, 58 tratamentos de canal, 59 aplicações de flúor entre outros cuidados). No local, há ainda palestras sobre higiene bucal com informações didáticas que a criança pode entender com facilidade.

Igor Aparecido da Silva Correia foi atendido no local e disse ter gostado do tratamento. Mostrou o dente que estava com “massinha” e contou que o dentista disse que seus “dentes estavam cheios de cáries”. Falou que aprendeu a escovar os dentes e a passar fio dental e que vai “cuidar da boca para não sentir mais dor quando tomar algo gelado e nem ficar com o dente podre”.

Sua mãe, Claudia Aparecida Pereira da Silva, confirmou que os dentes do menino estavam “bem danificados” e gostou da iniciativa da polícia. “Não tinha condições de pagar o tratamento. Vou ensinar o meu filho a ter mais cuidado com os dentes, principalmente a passar fio dental que a gente não sabia que era preciso”.

Eveline disse que a maioria das crianças que estão fazendo o tratamento não tem bons hábitos bucais. “Muitas famílias compartilham a escova dental. Outros nunca usaram fio dental. Estamos ensinando as crianças a escovar os dentes corretamente e a usar o fio dental”.

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial