Virada Paulista: Toni Garrido balança Santos

E a banda local Koala Joe anima o domingão

ter, 13/05/2008 - 14h23 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição do Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

Confira aqui a programação completa de Santos

17/05

18h

Abertura Oficial

Local: Palco Principal18h

Os Panthanas

Intervenção utilizando técnicas circenses, tais como pernas de pau, pirofagia, palhaços e malabaristas.

Local: Oficina Cultural Regional Pagu18h

11o. Bienal de Artes Plásticas de Santos – aberta 24 hs

Local: Centro de Cultura Patrícia Galvão18h

Axioma 7

Balé da Cidade de São Paulo

Coreografia: Ohad Naharin

Criada originalmente para o Le Ballet Du Grand Théâtre De Génève, a coreografia tem como base a obra do compositor alemão J. S. Bach. Ohad Naharin propõe que a música seja o suporte para a descoberta de imagens, cuja coerência e estrutura tornam-se gradualmente menos evidentes, para a explosão dos movimentos e a busca incessante por uma unidade imaginária. O título “Axioma 7” vem do vocabulário matemático. Axioma é uma palavra que tanto apazigua como intriga. Um axioma é um princípio auto-evidente, não demonstrável, mas admitido por todos. É um conjunto de deduções e demonstrações.

Local: Teatro Coliseu18h30

Almir Guineto

Um sambista completo, já que como compositor destaca-se por sua letra forte, de irreverência e divulgação do jongo, mas também de um romantismo sutil e envolvente, com letras que vão da ironia sarcástica à profunda poesia musicada. Como músico, mostra sua polivalência ao manusear com maestria uma infinidade de instrumentos de percussão e corda, mostrando um poder criativo único em suas mãos. O Almir Guineto intérprete é um versador intransponível, de divisão única, incomparável, com voz de quarta dose, de língua solta, com amplitude fabulosa, valente, a voz, enfim, do autêntico partido alto.

Local: Palco Principal19h30

Teatro de Sombras

Cia. Quase Cinema

A intervenção urbana “Sombras na Arquitetura” é composta de silhuetas gigantes que aparecerão em prédios do centro da cidade de Santos, utilizando imagens baseadas em representações da realidade e da fantasia do homem contemporâneo.

Local: Praça Mauá20h

“Kill Bill vol.1” (2003)

Direção: Quentin Tarantino

Tarantino apresenta uma longa seqüência em “anime” que, mantendo a tradição dos desenhos japoneses, contém bastante sangue.

Local: MISS – Centro de Cultura Patrícia Galvão – térreo20h

Balaio Brasil

Surgido no início de 2003, o grupo tem como principal característica a versatilidade de repertório. Dentre as várias vertentes da MPB, o grupo toca desde baiões e xaxados, além de dos grandes nomes do pop rock nacional e da nova geração da MPB.

Local: Oficina Cultural Regional Pagu20h30

Banda Glória

Formada há dez anos, a banda é composta por 15 músicos que seguem inovando e fazendo um som único e elegante. Eles trazem ao palco arranjos sofisticados de sambas, chorinhos, xotes, foxes, marchinhas, baiões e maxixes. Composições primorosas da música popular brasileira, muitas delas esquecidas no tempo, são recuperadas e apresentadas em uma forma refinada e vibrante.

Local: Palco Principal20h30

Programação SESC

De Malas Prontas

Com: Cia. PÉ DE VENTO

Uma comédia irreverente, sem falas, que mostra duas mulheres obrigadas a compartilhar o mesmo banco em um aeroporto. Direção de Pepe Nuñez.

Local: SESC Santos21h

Orquestra Jazz Sinfônica

Criada em abril de 1990 por Arrigo Barnabé e Eduardo Gudin com o objetivo de dar um tratamento sinfônico à música popular de todo o mundo, principalmente a brasileira, a Jazz Sinfônica vem se destacando desde então por sua originalidade e versatilidade encantando as mais variadas platéias com seu alto nível musical. Une em sua formação uma orquestra nos moldes clássicos a uma big-band popular.

Local: Teatro Coliseu21h

CINEPOP

“Deus É Pai” curta-metragem

“Wood e Stock – Sexo, orégano e rock ‘n’ roll” (2004)

Direção: Otto Guerra

Baseado nos quadrinhos de Angeli, Wood e Stock, dois velhos hippies de hábitos de sempre, montam a banda Chiqueiro Elétrico para um concurso. E Rê Bordosa está de volta, ótima e com uma “puta ressaca”, com voz de Rita Lee.

Local: Casa da Frontaria Azulejada21h30

Teatro de Sombras

Local: Praça Mauá22h

“Kung-Fusão” (2004)

Direção: Stephen Chow

Efeitos especiais de primeira, que chegam a superar cenas de “Matrix”, lutas bem coreografadas, e história interessante e engraçada. A conferir!

Local: MISS – Centro de Cultura Patrícia Galvão – térreo22h30

Kenny Brown

Kenny Brown nasceu em New Orleans, onde começou a tocar baixo na igreja aos oito anos de idade. Guitarrista e cantor, com influências do jazz, do blues e do soul, Kenny é um típico exemplo da miscelânea de referências culturais da cidade do jazz e do blues. No repertório, a pluralidade de influências desse extraordinário músico, com sucessos como: “Thrill is Gone” (B.B.King), “1999” (Prince), “I Shot The Sherif” (Bob Marley), “Sex Machine” (James Brown), “I Wish” (Steve Wonder) e outros.

Local: Palco Principal23h

Popscene

Criado em novembro de 2002 pela jornalista Flávia Durante e pelo roteirista Hector Lima, é um evento fixo de rock contemporâneo e música eletrônica na Baixada Santista. Realizada em duas celas da Cadeia Velha, uma para shows, outra pra DJs, com apresentações intercaladas, além de outras para exposições e projeção de vídeos.   Comma e Sons of a Gun serão as bandas convidadas, além de Flávia Durante e Hector Lima nas pick-ups.

Local: Oficina Cultural Regional Pagu23h

CINEPOP

“Babaú Na Casa do Cachaça – Verde e Rosa Blues” curta-metragem

“Cartola – Música Para Os Olhos” (2007)

Direção: Hilton Lacerda e Lírio Ferreira

Sem o nome de “guerra”, o músico era conhecido por Angenor de Oliveira e é considerado até hoje um dos maiores artistas brasileiros do século XX. Mesmo não sendo letrado, Cartola era um dos principais compositores da velha-guarda da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. O documentário recria este personagem-chave do samba brasileiro com um lirismo à altura de seu nome.

Local: Casa da Frontaria Azulejada23h30

Teatro de Sombras

Local: Praça Mauá

 

18/50h

“Kill Bill vol. 2” (2004)

Direção: Quentin Tarantino

Após iniciar sua vingança no primeiro filme, a Noiva (Uma Thurman) parte em busca do restante da gangue para cumprir sua missão pessoal de matar Bill.

Local: MISS – Centro de Cultura Patrícia Galvão – térreo0h15

Toni Garrido

Em paralelo ao trabalho de líder do “Cidade Negra”, Toni Garrido desenvolve uma carreira solo, apresentando-se com sua própria banda em um show onde canta composições próprias inéditas, seus principais sucessos do Cidade e clássicos dos anos 80. Nesta apresentação o público poderá conhecer também seu lado roqueiro.  

Local: Palco Principal1h

Fabiana Cozza

Apesar de pertencer cronologicamente à nova geração de sambistas, Fabiana Cozza já é considerada uma experiente e madura intérprete no território da música negra. Não à toa, artistas como Chico César, Nei Lopes, Francis Hime, Zimbo Trio, João Bosco e Ivan Lins destacam Fabiana como uma das sambistas mais expressivas da atualidade comparando-a a nomes consagrados como Elizeth Cardoso e Clara Nunes.

Local: Teatro Coliseu1h

CINEPOP

“Messalina” curta-metragem

“Sou Feia, Mas Tô Na Moda” (2005)

Direção: Denise Garcia

Tati Quebra Barraco, DJ Malboro, Mister Catra, Gaiola das Popozudas, Vanessinha Picaxu e outros falam sobre o mundo funk, o preconceito e a sua inclusão nas festas alternativas da Zona Sul e nas festas estrangeiras. Mostra ainda a crescente atuação das mulheres no universo funk.

Local: Casa da Frontaria Azulejada2h30

Flip Live

Não se prender a um só estilo musical é o mote da dupla de DJs Loess e Bokudo. Os set-lists compreendem vários estilos do eletrônico – minimal, electro, grooves e tech-house. Em resumo, o fino do eletrônico contemporâneo.

Local: Palco Principal3h

Andréia Dias

Cantora e compositora, vocalista das bandas Glória e Dona Zica, finalmente estréia em carreira solo com um trabalho primoroso e excitante explorando sem pudor referências ricas e variadas. Uma das indicações de melhor CD de estréia de 2008 – denominado “vol. 1” – pela revista Rolling Stones brasileira.

Local: Teatro Coliseu

 

9h

Feira de Troca de Livros e Gibis

Local: Casa da Frontaria Azulejada10h

Os Três Porquinhos

Com: Cia. Le Plat du Jour

A peça é a mais recente criação da Cia. Le Plat du Jour, que tem como característica a adaptação de contos clássicos da literatura infantil.

O espetáculo é contado por meio de dois “açougueiros”, Pipo e Pepe, que têm ambientes de trabalho muito diferentes do convencional.

Local: Teatro Coliseu11h

Banda Mirim de São Bernardo do Campo

Regência: Eduardo Stella

Fundada no ano de 2001 pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, desde sua criação, a banda vem recebendo estrutura para se tornar uma banda de repercussão pelo município e fora dele com um repertório variado, abrangendo vários compositores de diversas épocas e estilos.

Local: Palco Principal11h

Conta e Reconta

A atriz Lídia Engelberg apresentará histórias e situações que serão contadas e recontadas pelas próprias crianças. Um método desenvolvido após anos de pesquisa pela própria Lídia.

Local: Casa da Frontaria Azulejada11h

“Meu Amigo Totoro” (1998)

Direção: Hayao Miazaki

Um homem e sua filhinhas se mudam para uma área rural do Japão. O motivo, nós ficamos sabendo depois, é a doença da mãe. Animação.

Local: MISS – Centro de Cultura Patrícia Galvão – térreo

13h

Jongo de Piquete

Nos tempos do cativeiro, o Jongo era dançado pelos negros que trabalhavam nas plantações de café do Vale do Paraíba, nas fazendas do sul de Minas Gerais e Espírito Santo. A dança acontece tradicionalmente à noite, celebrando o 13 de maio ou integrando algumas datas significativas do catolicismo popular: festas juninas, Divino Espírito Santo etc. Através de imagens metafóricas referidas ao universo rural – animais, plantas, carro de boi – os jongueiros “conversam” entre si, seguindo em alguns casos regras bastante estritas de “alinhamento” e encadeamento dos pontos, como são chamados os versos cantados no jongo.

Local: Praça Mauá, Centro13h

“Macbeth – A Peça Escocesa”

Direção: Regina Galdino

Macbeth oferece uma experiência de vida inesquecível. Ganha o espectador por suas inúmeras qualidades teatrais. Das lendárias bruxas ao fantasma Banquo, do hilário porteiro à comovente família Macduff, do profundo amor que une Macbeth a Lady MacBeth à crueldade que dispensam aos que se colocam em seu caminho. Tudo nessa peça é surpreendente. Como um mar revolto, ela nos arrasta pelas imensidões do oceano, e quando, depois de muitos sustos, conseguimos vislumbrar um porto, começamos a nos perguntar se não há canibais à nossa espera.

Local: Teatro Coliseu14h

“Porco Rosso” (1992)

Direção: Hayo Mayazaki

Numa época em que o céu era dominado por piratas do ar, caçadores de recompensa e outros tipos de piloto, o mais famoso deles, Porco Rosso.

Local: MISS – Centro de Cultura Patrícia Galvão – térreo14h

José Simonian e Quarteto

José Carlos Keremian Simonian nasceu na cidade de Santos em 1960. É músico instrumentista (saxofone e flauta), arranjador, compositor, além de diretor da Escola Simonian de Música.

Local: Casa da Frontaria Azulejada15h

Marcelino Freire e Indigo

Os dois escritores, sediados em São Paulo, falarão sobre seus livros preferidos, levando, inclusive, obras próprias para serem trocadas.

Local: Casa da Frontaria Azulejada15h

Koala Joe

A banda de Santos surgiu no cenário musical em 2001, com estilo único e balanço autêntico. Além das composições próprias, o grupo também interpreta covers de grandes nomes, buscando sonoridade e arranjos diferentes dos originais.

Local: Palco Principal

15h

Programação SESC

Clarice Para Crianças

Grupo BEM-TE-VI

Narração de duas histórias de Clarice Lispector: O Mistério do Coelho Pensante e a Vida Íntima de Laura.

Local: SESC Santos16h

Oficina de Produção Cultural

Com: Alexandre Brazil

Com o título “O Produtor Como Parte Integrante da Criação Teatral”, o experiente produtor de teatro e consultor cultural Alexandre Brazil pretende abordar tópicos fundamentais das etapas de organização de uma produção, falar de leis de incentivo, editais públicos e privados, prestação de contas, além de debater a questão da dicotomia entre arte e entretenimento.

Local: Oficina Cultural Regional Pagu

 

16h30

Iva Passos e Coral Céu da Boca

O Coral Céu da Boca, da Secretaria Municipal de Educação de Santos, composto por 37 Educadoras da Primeira Infância, foi criado em 2005 a partir do Projeto Brinquemusicando, que ofereceu subsídios para que o educador trabalhasse a linguagem musical, mais especificamente o brinquedo cantado, objetos sonoros, percussão corporal e de sucata no cotidiano da criança, estimulando seu desenvolvimento global e atendendo às suas necessidades de expressão, nas esferas afetiva, estética e cognitiva.

Tendo como diretora musical e regente Iva Passos, o Coral Céu da Boca veio para consagrar um trabalho de qualidade, pois o grupo destaca-se pela expressividade, delicadeza e emoção, envolvendo a platéia com o universo musical por meio da arte de cantar aliada ao movimento corporal suave.

Local: Casa da Frontaria Azulejada17h

Quarteto Carobandé

Com um repertório que varia entre o popular e o erudito, o quarteto santista interpreta desde clássicos do grande compositor brasileiro Villa-Lobosa Tom Jobim, Cartola e Pixinguinha.

Local: Casa da Frontaria Azulejada17h

John Pizzarelli

O guitarrista e vocalista de jazz John Pizzarelli é tecnicamente um artista com uma voz macia, presença de palco encantadora e destreza para suingar no tempo certo. Tocando freqüentemente com um trio sem bateria, Pizzarelli encontrou seu nicho musical que cobre tanto os standards de jazz quanto a canção popular americana. Dando um descanso no swing, Pizzarelli gravou “Bossa Nova” em 2004, fortemente insirado na obra do compositor Antônio Carlos Jobim, o Trio de Pizzarelli apresenta clássicos como “Garota de Ipanema” e “Águas de Março”.

Local: Teatro Coliseu17h

Clube do Balanço

Nas palavras de Nelson Mota, no programa “Sintonia Fina” da rádio Eldorado FM, poucos fizeram tanto pelo renascimento do samba rock em São Paulo quanto Marco Mattoli, fundador do Clube do Balanço. Seu grupo faz um trabalho de resistência cultural, e desde a sua fundação, em 1999, tem como principal mérito ter feito renascer o samba-rock nas noites da cidade. Com Tereza Gama nos vocais, o som do Clube do Balanço é contagiante. Muito swing para dançar juntinho.

Local: Palco Principal17h30

Programação SESC

Bom Apetite

Cia. Pé De Vento

Com seu nariz vermelho, o palhaço Pepe, ingênuo e atrevido, usa o humor para revelar contradições.

Local: SESC Santos

Da Secretaria da Cultura