Virada Paulista: Sorocaba recebe Zeca Baleiro

Jair Rodrigues também levanta o evento

qui, 15/05/2008 - 17h47 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição da Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

Confira aqui a programação completa de Sorocaba

17/05

18h

Abertura Oficial

Local: Palco Principal

18h30

Forró Maromba

Em atividade desde 2001, o grupo sorocabano interpreta clássicos do estilo “pé-de-serra”, que engloba ritmos como côco, baião, xote, xaxado, frevo, arrasta-pé, quadrilha e ciranda, manifestações culturais típicas do norte e nordeste do Brasil.

Local: Palco Principal

19h

Lavanda

Com: Cia. Cavaleria

Concepção: Luciana Brites

O solo da bailarina, atriz e coreógrafa, Lu Brites, apresenta diferentes faces de personagens femininas que têm seus estados emocionais associados à poética da água. A principal característica de Lavanda é o diálogo entre elementos do teatro, dança e vídeo, que conduzem o espectador por uma narrativa poética, delicada e irreverente na medida certa.

Local: Teatro Municipal

20h

Programação SESC

Jair Rodrigues

Jair traz canções de seu mais recente disco, Jair Rodrigues em Branco e Preto, produzido pelo Quinteto em Branco e Preto. Interpreta também clássicos de sua carreira.

Local: SESC Sorocaba

20h30

De Puro Guapos

Criada em 1999, essa orquestra é formada por seis jovens músicos brasileiros e dois argentinos. Para chegar ao contagiante repertório atual, o grupo fez uma intensa pesquisa, explorando desde tangos e milongas tradicionais do início do século 20, até a arte moderna do compositor e bandoneonista argentino Astor Piazzolla.

Local: Palco Principal

21h

Clube da Comédia Stand-Up

Marcela Leal

“Stand-up comedy” com a comediante Marcela Leal, atriz e roteirista de espetáculos como “Terça Insana”, “Mulheres em Curto” e “A Comédia Ordinária”.

Local: Teatro Municipal

21h30

Grupo Afro Cultural “Omo Ayê”

Mesclando teatro, dança e música, o espetáculo mostra a criação do mundo segundo a visão dos Iorubás, o negro desde a sua vida livre na África, passando pelo tráfico de escravos até o período contemporâneo, mostrando que apesar de tanto sofrimento, houve uma resistência que manteve viva a tradição, cultura e costumes desse povo.

Local: Imediações do Palco Principal

22h30

Emerson Boy

Multi-instrumentista, o compositor e cantor performático tem muita experiência em música para teatro. Trabalhou com vários grupos e diretores. Assinou trilhas com Zeca Baleiro, Lelena Anhaia e Moacir Luz. Dirige com Lívio Tragtenberg o projeto “Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo”. Compositor e integrante da Banda Tiroteio, Boy produziu, junto com Skowa, o álbum “República Federativa Brasil Pavão”, em que foi lançada a música “Eu não agüento, eu não agüento”, posteriormente gravada pelo grupo Titãs.

Local: Palco Principal

23h

Batuntã

Formado em 1999, o grupo trabalha com criações musicais próprias e releituras de ritmos já existentes – da tradição popular brasileira à música contemporânea – criando com essa mistura uma musicalidade característica, tendo o som de seus tambores como fio condutor.

Local: Teatro Municipal

23h30

Grupo Afro Cultural “Omo Ayê”

Local: Imediações do Palco Principal

18/05

00h15

Zeca Baleiro

Com cinco discos de ouro (“Por Onde Andará Stephen Fry?”, “Vô Imbolá”, “Líricas”, “Perfil”, “Raimundo Fagner e Zeca Baleiro”), 3 prêmios “Sharp” em 98 (categoria pop-rock: melhor música, melhor disco e revelação), duas indicações para o Grammy Latino (“Melhor Álbum Pop”/2000, “Melhor Álbum Pop Contemporâneo”/2003 e “Melhor Cantor” pela APCA/98 e 2003), em 10 anos, Zeca Baleiro fez cerca de 850 shows, somando um público de mais de 1 milhão de pessoas e vendas superiores a 700 mil CDs. Por isso, seu público é cativo fiel, e seu show contagiante nas interpretações sofisticadas de composições inteligentes e melódicas.

Local: Palco Principal

01h

Tita Lima

Filha do produtor musical Liminha, a cantora e compositora é uma das promessas da nova geração. No CD de estréia “11:11”, gravado nos Estados Unidos, onde Tita morou nos últimos anos, ouve-se uma artista contemporânea, sem preconceitos em termos de referências e estilos.

Local: Teatro Municipal

02h30

DJ Naccarati

Poucos DJs têm tanta determinação, paixão e talento como Naccarati.

Não é por menos que a cada ano Nacca vem conquistando cada vez mais seu espaço na cena eletrônica brasileira.

Local: Palco Principal

03h

Zabomba

O novo disco da banda paulistana Zabomba registra um período que começa em 2004, quando o grupo se torna residente na casa noturna Sarajevo, em São Paulo, um dos redutos do rock underground da capital. Com apresentações semanais conquistaram o público de diversas correntes do Rock, Samba, Eletrônica e Pop. Cada canção com tratamento único, cada show como se fosse o último.

Local: Teatro Municipal

03h30

DJ Mora

Com apenas 24 anos, DJ Mora tem experiência de um veterano. Começou a carreira cedo, aos 16, fazendo som em “private special parties” para amigos, e não somente acabou aprendendo a mixar como se transformou em um DJ de técnica e nível avançados. Assim teve início uma paixão que não terminou mais!

Local: Palco Principal

10h

As Aventuras de Bambolina

Com: Pia Fraus Teatro

Quase sete depois de “Bichos do Brasil”, sua última produção infantil, a Pia Fraus leva ao palco peça baseada na obra homônima de Michele Iacocca. A companhia explora a linguagem do livro, feito só de ilustrações, em montagem que dispensa as falas para contar a história de Bambolina, uma boneca de pano que muda de mãos diversas vezes depois que sua dona a dispensa.

Local: Teatro Municipal

11h

Moçambique de São Benedito (Cunha)

Dança dramática praticada em outros estados brasileiros, como Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, como louvor a Nossa Senhora do Rosário, o Moçambique, em São Paulo, é devoção, sobretudo, a São Benedito, e está presente em quase todas as cidades do Vale do Paraíba e do Nordeste do estado, podendo também ser identificado como Congada.

Local: Imediações do Palco Principal

11h

HoMeNu

Cia. Cênica Farândola Trupe

No espetáculo, os chefs de picadeiro Maçaneta e Gororoba oferecem quinze pratos de seu cardápio e ainda dão a chance do público fazer dez pedidos diferentes, resultando na degustação de um espetáculo inédito. O “Restaucirco” Farândola Trupe, um ambiente aconchegante, risonho e atrapalhado, promete servir à sua clientela uma excelente cozinha farsesca, com o melhor das esquetes que ganham a forma de pratos, e grande variedade entre a culinária internacional e as melhores receitas do palhaço brasileiro.

Local: SESC Sorocaba

12h

O Arlecchino, de Dario Fo

Com: Grupo Teatro Commune

Direção: Zé Augusto

O Arlecchino, comédia escrita em 1985 por Dario Fo para o XXIII Festival de Teatro da Bienal de Veneza, está dividida em quadros: O Prólogo, A Fechadura, O Asno, Os Coveiros e Gatus Mutantis, intercalados por gags cômicas e música ao vivo.

Local: Imediações do Palco Principal

13h

Carne Santa

Com: Cia. Borelli de Dança

Concepção: Sandro Borelli

A coreografia inspira-se no discurso poético de Renato Russo, além do contexto social, político e estético da década de 1980.

Local: Teatro Municipal

13h

Silver Rocks

Banda de Sorocaba formada há mais de sete anos e que durante esse período participou de vários eventos importantes, como abertura de shows dos Titãs, Jota Quest, Cidade Negra, Engenheiros do Havaí, e hoje tem um nome de respeito nas casas noturnas e festas da região.

Local: Palco Principal

14h

O Arlecchino, de Dario Fo

Com: Grupo Teatro Commune

Direção: Zé Augusto

O Arlecchino, comédia escrita em 1985 por Dario Fo para o XXIII Festival de Teatro da Bienal de Veneza, está dividida em quadros: O Prólogo, A Fechadura, O Asno, Os Coveiros e Gatus Mutantis, intercalados por gags cômicas e música ao vivo.

Local: Imediações do Palco Principal

15h

Autoramas

A banda é formada por Gabriel Thomaz (guitarrista e vocalista), Bacalhau (baterista) e Simone (baixista). Eles fazem um som batizado como “Rock para Dançar”, uma mistura da surf music dos anos 60, com a new wave dos anos 80, mais influências da jovem guarda e a energia do punk rock com guitarras de timbres únicos, baixo distorcido e batidas dançantes.

Local: Palco Principal

16h

Pedro Mariano

Em seu novo show, o público poderá conferir os sucessos de seus outros discos além das músicas de seu novo CD que já está em execução nas principais rádios do país. O espetáculo marca uma nova fase na vida e na carreira do intérprete, quando a riqueza está na simplicidade da sonoridade. Quando menos é mais.

Local: Teatro Municipal

16h

Do Outro Lado do Rio

‘Do outro lado do rio’, segunda parte da trilogia sorocabana, faz um mergulho no tempo e no espaço para trazer à cena a saga da imigração espanhola em Sorocaba. A peça aborda os principais fatos ocorridos na cidade entre 1900 a 1937, estabelecendo uma crônica da imigração espanhola na região e enfocando as marcas que esses imigrantes imprimiram na cultura, economia e política do município.

Local: Escola Matheus Maylasky

17h

Duo por Elas ­ “50 anos de Bossa Nova”

O Duo “Por Elas” tem como característica principal a interpretação da música instrumental erudita e popular. Este programa é uma homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, gênero que trouxe ao nosso país uma nova maneira de cantar e tocar o samba. O duo é composto por Tatiane Argasuku ­ Flauta Transversal e por Tânia Bertassoli ­ Piano. No programa, clássicos como Chega de Saudade ­ Tom Jobim, Insensatez ­ Tom Jobim e Vinícius de Moraes e Garota de Ipanema ­ Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

17h

Banda Black Rio – Tributo a Tim Maia

A banda carioca formada em 1976 com repertório baseado no funk, samba e jazz, sempre teve como preocupação fazer o público dançar. Em seu show mais recente, a Black Rio presta uma homenagem ao mestre Tim Maia, com um potente coro de 4 vocalistas, mais uma composição reforçada de metais e percussão. Esse show foi sucesso recente de crítica e público no eixo Rio-São Paulo.

Local: Palco Principal

Da Secretaria da Cultura