Virada Paulista: Ribeirão Preto recebe o cantor Kiko Zambianchi

Lobão e Ultraje a Rigor também participam da festa

qui, 15/05/2008 - 19h00 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição da Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

Confira aqui a programação completa de Ribeirão Preto

17/05

18h

Abertura Oficial

Local: Palco Principal

18h

Rubinho Antunes

O trompetista apresenta composições autorais marcadas pela combinação da brasilidade à influência jazzística, típica de seu instrumento. “De Vierbo”, seu último CD, é uma referência à cidade onde mora, Santa Rosa de Viterbo.

Local: Palco Arena

19h

Kiko Zambianchi

Nascido em Ribeirão Preto, o cantor e compositor Kiko Zambianchi começou a tocar guitarra na adolescência, e no final da década de 70 já se apresentava em festivais estudantis, peças de teatro e clubes pelo interior. Construiu sua carreira musical alcançando a consagração de sucessos como “Rolam as Pedras” e “Primeiros Erros (Chove)”. Em 2000, foi presença marcante no sucesso do disco “Acústico MTV” da banda Capital Inicial . Atualmente está em estúdio preparando um novo trabalho com músicas inéditas que deve ser lançado em 2008.

Local: Palco Principal

20h

Urucungos, Puitás e Quijengues

O grupo irá apresentar em seu desfile vários batuques e personagens da cultura popular como: o maracatu, afoxés, bumba-meu-boi, samba de lenço rural paulista e cirandas.

Local: Alto do Morro São Bento

20h

Com: Cia. Dança Masculina Jair Moraes

Concepção: Jair Moraes

A Companhia hoje é formada por um grupo de 25 bailarinos com idade entre 8 e 25 anos, com direção do coreógrafo e primeiro bailarino do Balé Teatro Guaíra, Jair Moraes. Trata-se de um projeto de caráter social que busca novos talentos masculinos para a dança. A proposta é de um trabalho acelerado e diferenciado para o corpo masculino, fundamentando-se nas técnicas de dança clássica e contemporânea, com trabalhos coreográficos específicos para homens, suprindo um mercado com escassez de talentos.

(De 17/05 a 18/05 – Festival Dança Ribeirão – Mostra de dança com 30 coreografias de grupos do Estado de São Paulo nas seguintes modalidades: balé clássico, jazz, sapateado, contemporâneo, estilo livre, dança de rua e dança popular).

Local: Theatro Pedro II

                     

21h

Hurtmold

Com base no rock, mas empilhando outras diversas referências (musicais ou não) o grupo se utiliza de inúmeros instrumentos resultando numa sonoridade de forte caráter orgânico, recheado de texturas, ora tensas ora delicadas, e sempre abertas a improvisações. “Jazz-rock” refinado. 

Local: Teatro Municipal

22h

Gigantes de Ar

Com: Pia Fraus Teatro

Concepção e roteiro: Pia Fraus Teatro

Este espetáculo de rua, também encenado em outros espaços, é uma reunião de “sketches” inspirados nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus amestradores, onde se reúnem palhaços, acrobatas, e bonecos infláveis gigantes em uma atmosfera de humor e poesia circense.

Local: Palco Arena

23h30

Ultraje a Rigor

Todos os sucessos do “Acústico MTV Ultraje à Rigor” estarão reunidos em um só show, mas não com as batidas mais calmas que cabem a este tipo de apresentação e sim com guitarras elétricas, privilegiando o bom e dançante rock‘n’roll. É exatamente isso que Roger (vocal),  Sérgio Serra (guitarra), Mingau (baixo) e Bacalhau (bateria), que já estão na estrada há mais de 20 anos,  trazem  ao público em suas apresentações.

Local: Palco Principal

18/05

01h30

Quinteto em Branco e Preto

O grupo formado em 1997, na Zona Sul de São Paulo, pelos irmãos Maurílio e Magno, e o trio Everson, Victor e Yvison Pessoa, é um verdadeiro representante do samba de raiz. Já acompanharam artistas como Beth Carvalho, Carlinhos Vergueiro, Dona Ivone Lara, Monarco e Almir Guineto, entre outros.

Local: Teatro Municipal

03h30

Vanguart

O quinteto vem se firmando no circuito alternativo pelas capitais do país. O estilo pode ser definido como folk-rock. As letras, de tom melancólico/irônico e levemente surrealista, alternam inglês, português e até espanhol.

Local: Teatro Municipal

9h

Programação SESC

Loucos pela Liberdade

Quadros e vasos de cerâmica feitos por usuários do programa de saúde mental do Centro de Convivência do Hospital Santa Tereza e do CAPS II de Ribeirão Preto.

Local: SESC Ribeirão Preto

9h

Programação SESC

Dia D RPG Brasil

Encontro de RPG. Inscrições para mesas de RPG podem ser feitas, a partir de 20/04, no site www.diadrpg.com.br, tanto para mestres quanto para jogadores.

Local: SESC Ribeirão Preto

10h

Programação SESC

O Mundo das Imagens

Projeção do documentário Os Inumeráveis Estados do Ser (45′), seguido por debate. Coordenação de Gladys Schincariol, psicóloga, e o músico Eurípedes Júnior, ambos técnicos do Museu de Imagens do Inconsciente.

Local: SESC Ribeirão Preto

10h

Cidadão de Papel

Com: Os Satyros Educação

Texto e direção: Sérgio Roveri

Baseado na obra do jornalista Gilberto Dimenstein, o espetáculo busca transportar para o palco as questões abordadas no livro de forma direta e acessível para o público jovem. Os temas abordados no espetáculo, assim como no livro, compreendem aspectos amplos da vida em sociedade e da nossa realidade: política, educação, transporte, cidadania, hábitos e ética.

Local: Teatro Municipal

 

11h

Programação SESC

Bossa Nova com Piqueti

Boa música para beliscar e para apreciar sem pressa.

Local: SESC Ribeirão Preto

 

12h

Shuffle Trips

Fruto de um projeto social de Araraquara dirigido por Gilsamara Moura que, por meio da juventude, bate o pé, toca tambor e reafirma sua existência como cidadãos de uma maneira criativa e inovadora através do sapateado, ritmo e percussão.

Local: Teatro Municipal

 

13h

Cérebro Eletrônico

A banda, em seu álbum de estréia, com o título “Pareço Moderno”, satiriza e parodia a pretensa modernidade de canções contemporâneas, no mesmo estilo de artistas como André Abujamra e Maurício Pereira.

Local: Palco Arena

 

14h

Suzana Salles, Ivan Vilela e Lenine Santos

O trio revive músicas do interior do país. O tradicional e rico cancioneiro sertanejo é apresentado no show “Caipira”, que reúne a cantora Suzana Salles ao tenor Ivan Vilela e ao violeiro Lenine Santos.

Local: Teatro Municipal

 

15h

Programação SESC

Os Miseráveis de Victor Hugo

Essa clássica história da literatura francesa será contada aos domingos do mês de maio de uma forma um tanto diferente. Com Natália Lemes Araújo, atriz e pesquisadora em teatro, movimento e literatura.

Local: SESC Ribeirão Preto

 

15h

Farofa Carioca

O Farofa Carioca mistura os mais variados ingredientes sonoros para criar um prato musical que têm a cara do Brasil, o gosto pelo tempero e identidade peculiares. O cotidiano do Rio, a vida da cidade, suas riquezas e tristezas, sua malemolência e o inconfundível charme carioca, num som que não é requentado, nem mesmo limitado geograficamente. O cantor Seu Jorge foi o primeiro vocalista da banda.

Local: Palco Principal

 

16h

Verônica Ferriani

Começou a carreira com Chico Saraiva (Visa 2003). Como intérprete ganhou vida própria participando de importantes projetos e shows no eixo Rio-São Paulo, e atuando ao lado de nomes como Beth Carvalho, Ivan Lins, Moska, Tom Zé, Marcelo D2, entre outros

Local: Palco Arena

 

16h

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP

Regente: Maestro John Neschling

Fundada em 1954, alterou períodos de sucesso e de grande dificuldade. O grupo esteve por 24 anos sob o comando do maestro Eleazar de Carvalho, até sua morte em 1996. Desde 1997, sob direção do maestro John Neschling, passou por transformações que a colocaram como novo referencial de qualidade e excelência nos campos da Arte, da Cultura e da Educação.

Local: Theatro Pedro II

 

17h

Lobão

Encrenqueiro, falastrão e polêmico, Lobão apresenta seu novo show em formato acústico. Nesse formato, foram deixados para trás a percussão, os teclados e as cordas, dando mais peso e mais carga de rock ‘n ‘roll, restando apenas bateria, baixo e três violões. O som fica bem mais pesado, muito em parte pelo novíssimo e revolucionário sistema de processamento acústico que dá aos instrumentos de corda uma sonoridade vital e um volume de som nunca antes alcançado.

Local: Palco Principal

Da Secretaria da Cutura