Virada Paulista: Pitty sacode Presidente Prudente

Leci Brandão e Luiz Melodia também farão shows na cidade

qua, 14/05/2008 - 16h20 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição do Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

Confira aqui a programação completa de Presidente Prudente

17/05

18h

Abertura Oficial

Local: Palco Principal18h30

Banda Voltz

Formada em 1999, a banda faz jus ao nome tanto no gênero musical – um rock energético, com guitarras distorcidas, mais bateria e baixo pulsantes – quanto na trajetória. Vencedora do concurso “Dá Um Gás Na Sua Banda” em 2007, entre mais de 2.000 concorrentes, a Voltz ganhou como prêmio um contrato com a Som Livre para a gravação de seu segundo CD.

Local: Palco Principal19h

Cortadores

Cia. Gestus de Araraquara

Concepção: Mário Nascimento – BH

Da “arte de cortar cana” haveria uma longa história a ser escrita – história da força braçal, da sobrevivência, da superação. Em outra versão, bem menos digna, a da exploração, controle político e dominação. A relação docilidade-utilidade é escancarada, tornando o homem quanto mais obediente, mais útil, e inversamente. Corpos submissos/corpos dóceis.

Local: Teatro César Cava20h30

Blues the Ville

Natural de São Carlos, a banda é sem dúvida uma das grandes revelações do blues nacional. O grupo destaca-se pelo rico repertório em ritmos dançantes, além de explorar todo o universo do blues, como boogies, shuffles, slow blues e funk blues.

Local: Palco Principal21h30

Pelada na Rua

Com: Alexandre Roit

O espetáculo circense conta com a ajuda da platéia para revelar ao mundo uma grande descoberta: o método que irá transformar um cidadão comum num grande fenômeno do futebol. O ator emprega técnicas como malabares, laço, chicote, rola-rola e acrobacia.

Local: Parque do Povo22h

Ay, Carmela!

Com: Velhacompanhia Teatro

Direção: Marco Antônio Braz

O espetáculo narra a história de um casal de atores mambembes em plena Guerra Civil espanhola, apanhado tentando atravessar a cidade para comprar lingüiças e obrigado então a apresentar um espetáculo em comemoração ao sucesso das tropas fascistas. A peça já rendeu uma adaptação cinematográfica nas mãos de Carlos Saura.

Local: Teatro César Cava

22h30

Cometa Gafi

Nascida em 1997, a orquestra de gafieira vem animando as noites paulistanas com um autêntico baile de gafieira, sob a direção musical do maestro Adilson Rodrigues. A orquestra traz em seu repertório a fina flor da gafieira, partindo de Chiquinha Gonzaga até composições próprias, passando pelos grandes compositores da música popular brasileira, como Pixinguinha, Noel Rosa, Ary Barroso, Chico Buarque, Tom Jobim e João Bosco.

Local: Palco Principal23h30

Pelada na Rua

Com: Alexandre Roit

18/05

0h15

Leci Brandão

Nascida em Madureira-RJ e criada em Vila Isabel, Leci Brandão foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira. Em 1973 foi descoberta pelo crítico musical e jornalista Sérgio Cabral e convidada para gravar um disco. De lá até aqui foram 23 álbuns e várias compilações em vinte e nove anos de carreira. Com seu timbre de voz incomum, promete uma viagem musical que une o samba e o pagode.

Local: Palco Principal01h

Maria Alcina

Comparada a Carmen Miranda desde o início de sua carreira, Maria Alcina começou a fazer sucesso em 1973 interpretando “Alô, Alô”, samba de André Filho consagrado por Carmen. Nos anos 80 voltou-se para o folclore musical nordestino, principalmente aquele com letras bem humoradas e satíricas. Em 2003 surpreende gravando um CD com o grupo de música eletrônica Bojo. Atualmente viaja o Brasil com seu consagrado show em homenagem a Carmen Miranda.

Local: Teatro César Cava02h30

DJ Márcio Techjun

Residente da festa Mothership no badalado clube paulistano D-Edge, o DJ é hoje um dos principais nomes do minimal e do techhouse no país.

Local: Palco Principal03h

Izzy Gordon

A experiente cantora paulistana apresenta seu mais recente trabalho solo, denominado “Aos Mestres Com Carinho”, no qual presta uma bela e lírica homenagem à sua tia Dolores Duran.

Local: Teatro César Cava10h

Casos Cascudos

Com: Cia. Da Tribo

O espetáculo é baseado em três contos populares do escritor e folclorista Câmara Cascudo, e traz como novidade uma empanada (a caixa, o cubo da estrutura do teatro de bonecos) com rodas para girar pelo palco. A proposta é desvendar um pouco da magia desse universo, mostrando o interior do teatro, para aguçar a imaginação e a fantasia das crianças.

Local: Teatro César Cava11h

Folias de Reis Estrela D’Alva

O grupo de cultura popular de Araçatuba canta e dança a tradicional folia de reis, homenagem ao nascimento do menino Jesus através da representação da visita dos Reis Magos ao recém-nascido.

Local: Parque do Povo13h

Fangando de Chinelas (Capela do Alto)

Fandango é, originalmente, baile – termo apropriado pelo português ao espanhol. Por extensão, a música e a dança praticadas em São Paulo, características do litoral, da região sorocabana e do vale do Ribeira também foram chamadas Fandango. Traz as violas, rabecas e pandeiros, na música; e os tamancos e as chilenas, na dança. A estética da manifestação tem se adaptado ao universo dos rodeios e festas do peão.

Local: Parque do Povo14h

Quixote

Concepção: Alexandre Roit

O roteiro do espetáculo está apoiado em dois pilares fundamentais: de um lado, a estrutura dos palhaços clássicos, com suas rotinas cômicas inseridas no contexto dos personagens, e do outro lado, a fidelidade a textos originais da obra de Cervantes, tendo como referência a tradução de Eugênio Amado.

Local: Parque do Povo14h

Ceumar

Com composições entrelaçadas nas parcerias com Zeca Baleiro, Dante Ozzetti, Chico César e outros compositores brasileiros, Ceumar tece sua rede para se balançar e ver o outro lado do mundo. Com três discos gravados e o quarto que será lançado ainda este ano, Ceumar canta, compõe, toca violão, faz arranjos, cria sua própria música desde 95, quando foi embora de Itanhandu, Minas Gerais, para seguir carreira em São Paulo. Neste show, uma compilação dos melhores momentos de sua obra no melhor estilo banquinho e violão.

Local: Teatro César Cava15h

Eddie

O grupo proveniente de Olinda, Pernambuco, nasceu com o movimento Mangue Beat dos anos 90. Sua sonoridade é leve e descontraída, misturando ingredientes do rock, reggae, dub, samba e frevo. Em 2001, com apenas dois CDs lançados, a banda se tornou nacionalmente conhecida quando Cássia Eller gravou “Quando a Maré Encher” no álbum “Acústico MTV”.

Local: Palco Principal15h

Programação SESC

A Menina na Janela

Com: Cia. Casa Amarela

O espetáculo revela a criatividade, sensibilidade e universo poético de Cecília Meireles. Criada desde pequenina pela avó – já que seus pais morreram quando ela era muito nova – Cecília permaneceu no quarto onde transformou o cômodo num universo lúdico, criando personagens, palavras, poesias e histórias com musicalidade, cor e sensibilidade.

Local: SESC Presidente Prudente16h

Luiz Melodia

Luiz Melodia sempre foi um desses artistas inquietos que, transitando por vários gêneros, imprimiu, como compositor e intérprete, sua própria leitura sobre todas as coisas. Neste show acústico e intimista, Melodia pretende reviver seus maiores sucessos, como “Pérola Negra” e “Dom de Iludir”, além de tocar canções de seu mais recente CD, “Estação Melodia”, voltado ao samba.

Local: Teatro César Cava17h

Pitty

A roqueira baiana, ganhadora de vários prêmios de audiência e crítica da MTV brasileira, traz seu show da turnê (Des) Concerto Ao Vivo, no qual canta seus maiores sucessos com uma formação simples e potente de músicos, de grande interação com o grande público. É a combinação da Pitty do início de carreira – hardcore e “com pegada” – com a Pitty madura, com amplo domínio de voz, palco e platéia. 

Local: Palco Principal

Da Secretaria da Cultura