Virada Paulista: Pitty e Opção 7 animam Araçatuba

A banda local Tia Velha também marca presença no evento

ter, 13/05/2008 - 12h12 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição do Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

Confira aqui a programação completa de Araçatuba.

17/05

18h

Abertura Oficial

Local: Palco Principal

18h

Programação SESC

Duo Portal em Cinema Silencioso

Zé Renato Gimenes e Gustavo realizam apresentação multimídia em que filmes antigos e silenciosos são envolvidos por trilha percussiva ao vivo. Espetáculo de sensações visuais e sonoras.

Local: Teatro Tom Jobim, na praça João Pessoa

18h30

Bruno Carvalho

O cantor e compositor local investe em carreira solo depois de ter participado da formação de três bandas – Território Livre, L.D.T. e Ponto Com. Em seu repertório, além de covers de artistas reconhecidos da MPB e do pop rock nacional, Bruno interpreta composições de seu primeiro trabalho autoral, “Quando o Sol Chegar”, sucesso nas rádios da região de Araçatuba e Mato Grosso do Sul.

Local: Palco Principal

19h

Memorial do Amor Inquieto

Com: Companhia Mulheres de FATO

Cinco mulheres narram suas crises através da feitura de uma colcha de retalho. Em cada retalho desfilam histórias da sina de toda mulher. As mulheres irrompem barreiras, passam pela crise e decidem escolher entre a vida pacata ou a vida canhota. Nasce, então, a mulher contemporânea.

Local: Teatro UNIP

                                 

20h30

Banda Tia Velha

A banda araçatubense, formada em 2005, nasceu despretensiosamente numa garagem da cidade. Este início marcou o trabalho do grupo, caracterizado por um som cru e orgânico, inspirado em bandas como “Rage Against the Machine”, “Audioslave” e “ORappa”. Em setembro do ano passado, a Tia Velha lançou seu primeiro álbum autoral – rock de raiz, contundente e crítico em relação às questões atuais do mundo moderno.

Local: Palco Principal

20h30

Programação SESC

Vanguart

O quinteto vem se firmando no circuito alternativo pelas capitais do país. O estilo pode ser definido como folk-rock. As letras, de tom melancólico/irônico e levemente surrealista, alternam inglês, português e até espanhol.

Local: Teatro Tom Jobim, praça João Pessoa

21h

Sentimento Caipira

Com: Virtual Companhia de Dança

Concepção: Marcelo Zamora

Sediada em São José do Rio Preto, a jovem companhia já conta em seu currículo com mais de 100 apresentações em 45 cidades, além de 5 temporadas internacionais. A coreografia “Sentimento Caipira” usa a dança como elemento unificador da cultura caipira do interior de São Paulo, valorizando a memória regional, redescobrindo as práticas e costumes do homem do interior, do sertanejo, desmistificando o caipira.

Local: Teatro UNIP

21h30

Programação SESC

A Mulher Sem Pecado

Com: Grupo Amado Amado

Produção do grupo Amado Amado da cidade de Birigüi, para um dos textos mais importantes da dramaturgia de Nelson Rodrigues. Direção Paulo Sérgio.

Local: Teatro Paulo Alcides Jorge

21h30

DJ Cassinho

Representante do house clássico, Cássio Yamawaki, a.k.a. DJ Cassinho, responde pela residência da casa noturna mais badalada de Araçatuba, além de comandar o programa “Balada da Clube” nas noites de sábado, das 22h à 1h, pela Rádio Clube FM de Araçatuba.

Local: Palco Principal

22h30

Viper

Com 22 anos de estrada, a banda Viper consolidou a história do metal brasileiro de maneira peculiar, com acordes melódicos de guitarras dobradas e vocais nas alturas. Trabalho reconhecido inclusive em escala internacional, através de inúmeras turnês pela Europa, Japão e Estados Unidos.

Local: Palco Principal

23h

Diogo Nogueira

O cantor e compositor de 26 anos vem de uma nobre linhagem do samba – é filho do saudoso sambista João Nogueira, com quem freqüentou, desde os primeiros meses de vida, as rodas de pagode e samba mais representativas do Rio de Janeiro. Com lotação esgotada por todos os lugares que tem passado com o show do CD “Ao Vivo”, Diogo não apenas conquistou a benção de bambas como Zeca Pagodinho e Marcelo D2, mas também o sucesso de público.

Local: Teatro UNIP

23h30

DJ Cassinho

Local: Palco Principal

18/05

00h15

Pitty

A roqueira baiana, ganhadora de vários prêmios de audiência e crítica da MTV brasileira, traz seu show da turnê (Des) Concerto Ao Vivo, no qual canta seus maiores sucessos com uma formação simples e potente de músicos, de grande interação com o grande público. É a combinação da Pitty do início de carreira – hardcore e “com pegada” – com a Pitty madura, com amplo domínio de voz, palco e platéia. 

Local: Palco Principal

01h

Renato Borghetti

Primeiro artista brasileiro de música instrumental a conquistar um disco de ouro, o gaúcho Renato Borghetti ultrapassou os limites da música regional, transformando o seu instrumento, a gaita-ponto, numa referência nos dias de hoje para a música erudita, a música instrumental e o jazz.

Local: Teatro UNIP

02h30

DJ Fábio Stein

Citado pela DJ Mag Brazil no artigo “Os 4 Fantásticos”, recomendado como DJ revelação em 2008 pelo Judge Jules na edição Top 100 da DJ Mag, e votado no Trance Addict Top 250 DJs, Fábio Stein é uma das autoridades mais importantes na cena trance da América Latina.

Local: Palco Principal

03h

Juca Chaves

Um ícone do humor e da irreverência nacional, Juca Chaves canta, critica e comenta as mazelas do nosso país há cinqüenta anos, tornando-se referência dos momentos políticos e sociais do Brasil. Isso sem nunca perder a atualidade e o bom humor.

Local: Teatro UNIP

10h

A Batalha dos Encantados

Com: Grupo Caixa de Fuxico

A peça infantil apresenta a história do adivinho africano Ifá, muito querido no povoado em que vive, que tenta escapar de sua maior inimiga, a Morte, uma senhora muito poderosa que vem trazendo muitos problemas para as pessoas. Para escapar da danada, Ifá conta com a ajuda da bela e misteriosa lavadeira Euá, e seus filhos gêmeos Ibejis.

Local: Teatro UNIP

11h

Folia de Reis “Estrela do Oriente” (Castilho)

No Brasil, a folia de reis é uma das tradições herdadas dos colonizadores portugueses, com grande influência das religiões praticadas pelos escravos. A festa – e a dança – comemoram o nascimento de Cristo, representando a viagem dos 3 reis magos à Belém. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados de Herodes, e têm a função de animar a festa e afastar os maus espíritos. Os foliões pedem licença de casa em casa, para anunciar a boa nova em falsetes agudíssimos e muita algazarra.

Local: Praça João Pessoa

12h

Circo Alegria

Liderado pelo mestre de cerimônia Bandeca, o Circo Alegria revive a magia dessa arte com a autenticidade de tempos passados, quando o circo era a arte popular por excelência.

Local: Praça João Pessoa

12h

A Bela Adormecida e À Procura da Batida Perfeita

Com: Academia de Dança Ana Elisa Antunes

A companhia de dança de Araçatuba apresenta duas coreografias – a primeira, trecho do clássico “A Bela Adormecida”; a segunda, uma coreografia contemporânea, baseada na street dance.

Local: Teatro UNIP

14h

Calçada Plugada

Com: Núcleo OMSTRAB

Concepção: Fernando Lee

É um espetáculo de dança contemporânea e música ao vivo, que integra linguagens e lança um olhar atento aos espaços de rua e sua relação com o ambiente cênico. Esse trabalho dá prosseguimento à pesquisa iniciada em “Fiscalizações”, onde texto e partitura musical se transformam em coreografia.

Local: Teatro UNIP

14h

Opção 7

Um dos grupos de pagode mais populares na região de Araçatuba, a banda participou da última festa de réveillon da cidade ao lado de Jair Rodrigues.

Local: Palco Principal

16h

Izzy Gordon

A experiente cantora paulistana apresenta seu mais recente trabalho solo, denominado “Aos Mestres Com Carinho”, no qual presta uma bela e lírica homenagem à sua tia Dolores Duran.

Local: Teatro UNIP

17h

Programação SESC

Grupo Permanente de Pesquisa Mariazinha da Câmara Cascudo

Inspirado em relatos colhidos pelo folclorista e escritor Luís Câmara Cascudo, o espetáculo conta a história de uma menina que, após ser abandonada pelo pai, conhece um cavalo que precisa do Dia de Santo Antônio para romper um feitiço e voltar a ser humano.

Local: Praça João Pessoa

17h

Fundo de Quintal

Criado no final dos anos 70 a partir do bloco carnavalesco Cacique de Ramos no Rio de Janeiro, o grupo Fundo de Quintal tornou-se a principal referência no estilo original do pagode. Composto principalmente por sambistas da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, o grupo teve Beth Carvalho como madrinha e se caracterizou por usar instrumentos até então pouco comuns em rodas de samba, como o banjo, o tam-tam e o repique de mão. Com vários discos de ouro e de platina, o Fundo de Quintal já ganhou nove vezes o prêmio Sharp de música. 

Local: Palco Principal

Da Secretaria da Cultura