Virada Paulista: Nação Zumbi balança Bauru

Funk como Le Gusta e Cachorro Grande também estarão no evento

sex, 16/05/2008 - 21h18 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição da Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

 

Confira aqui a programação completa de Bauru

 

Dia 17/5

 

 

 

18h

 

Abertura Oficial

 

Local: Palco Principal

 

 

 

18h

 

Cinema na Rua

 

“Brichos” (2006), 77 min.

 

Direção: Paulo Munhoz

 

O filme acompanha as aventuras de um trio de animais adolescentes (um jaguar, um quati e um tamanduá) num universo formado pela fauna brasileira, convivendo de forma harmoniosa numa cidade semelhante à dos humanos, a Vila dos Brichos.

 

Local: Antiga Regional Mary Dota

 

 

 

18h30

 

Norman Bates e os Corações Alados

 

Formada em 1999, a banda sempre seguiu a proposta de músicas autorais. Com uma linguagem musical densa – ora melancólica, ora alucinada – as composições encarnam uma poesia profunda e complexa, que reflete os dissabores do mundo moderno, o exagero, o amor e a energia potencial que a vida propicia, tudo bem musicado e arranjado com doses de puro rock’n’roll.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

19h

 

Sentidos

 

Com: Cia. de Dança de Ourinhos

 

Concepção: Terezinha de Paula e Fátima Barbosa

 

O espetáculo Sentidos é o terceiro trabalho da Companhia e tem como foco principal os cinco sentidos: olfato, paladar, tato, visão e audição. A idéia para trabalhar este tema surgiu das lembranças que os sentidos nos trazem: um sabor, um toque, um cheiro e um som.

 

 

 

Alma de ouvir, coração de escutar

 

Com: Cia. de Dança de Ourinhos

 

Concepção: Terezinha de Paula e Henrique Talmah

 

Coreografia baseada na interpretação da alma como conselheira mais confiável para se viver.

 

Local: Teatro Municipal

 

 

 

19h

 

Programação SESC

 

Matahari

 

A banda de Jaú reúne vários elementos da música brasileira, com forte influência do rock.

 

Local: SESC Bauru

 

20h

Cinema na Rua

 

“Curtas Brasileiros”

 

Sessão especial de curtas-metragens brasileiros premiados em festivais nacionais e internacionais.

 

Local: Antiga Regional Mary Dota

 

 

 

20h

 

Programação SESC

 

Monte de Bossa

 

Repertório diversificado e cativante, com interpretações de clássicos de Chico Buarque, Cartola, Lenine, Zélia Duncan, entre outros mais recentes, como Cássia Eller, Zeca Baleiro e Nando Reis.

 

Local: SESC Bauru

 

 

 

20h30

 

Dona Gafi

 

Banda que surgiu em 2007, formada por músicos do grupo Koisa Nossa, é voltada ao resgate dos grandes bailes de gafieira com um repertório de sucessos do repertório do samba e da gafieira.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

21h

 

Fora do Normal

 

Com: Fábio Porchat

 

Um show de humor de stand-up comedy, um tipo de humor onde em cima do palco vemos apenas o humorista e o microfone. São piadas e comentários bem humorados sobre o nosso dia-a-dia. Uma comédia, um bate-papo e muita risada.

 

Local: Teatro Municipal

 

 

 

21h

 

Cinema na Rua

 

“Casa de Alice” (2007), 94 min.

 

Direção: Chico Teixeira

 

Alice trabalha como manicure num salão de beleza e vai levando a vida. Ela acredita que esse é o seu destino. Aos 40 anos de idade, divide a casa com seu marido, o taxista Lindomar, seus três filhos jovens e ariscos e sua mãe Jacira, que freqüentemente recorre a trabalhos e simpatias para tentar resolver os problemas. Depois de 20 anos de casamento, nem Lindomar nem Alice esperam grandes emoções a dois. O filme recebeu o Prêmio Especial do Júri para a atriz Carla Ribas no festival de Miami, e foi considerado o Melhor Filme no festival de Friburgo, na Suíça, e Prêmio Especial do Júri, Atriz e Crítica no festival de Guadalajara, no México, todos em 2007.

 

Local: Antiga Regional Mary Dota

 

 

 

21h

 

Programação SESC

 

Inlakesh

 

Formado apenas por mulheres, a banda apresenta o mais puro rock’n’roll, com um repertório que vai de Portishead a Kiss.

 

Local: SESC Bauru

 

21h30

 

“Tem Francesa No Morro”

 

Cia. Teatral As Graças

 

Direção: Kleber Montanheiros

 

Inspirado livremente na vida e na carreira das atrizes Dercy Gonçalves, Virgínia Lane, Mara Rúbia e Aracy Cortes, o espetáculo tem início quando quatro vedetes se encontram no palco do teatro Recreio, grande templo das revistas brasileiras, na véspera da demolição daquela casa de espetáculos em que marcaram época. A partir desse encontro inicia-se uma volta no tempo. Combinando ficção a fatos verídicos, o espetáculo passa a trazer ao espectador um pouco da história do teatro de revista no Brasil e do universo de estrelas do passado, cuidando, assim, de oferecer ao espectador o retrato de uma época.

 

Local: Parque Vitória Régia

 

 

 

22h

 

Programação SESC

 

Mercado de Peixe

 

A banda de Bauru retrata em seu trabalho a música popular, a poesia e os personagens do interior em que a guitarra se relaciona com a sanfona criando novas referências musicais.

 

Local: SESC Bauru

 

 

 

22h30

 

Cachorro Grande

 

Eles se conheceram nas ruas de Porto Alegre, ainda nos anos 90 e se divertiram, fazendo shows pelo país até chegarem ao grande público, em 2005, com o CD Pista Livre, o primeiro pela gravadora Deckdisc. Agora, com o novo Todos os Tempos, seu quarto álbum oficial, a banda Cachorro Grande se mostra pronta para ampliar ainda mais o grande número de fãs que já curtem seu som inspirado no rock dos anos 60 e 70.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

23h

 

Edvaldo Santana

 

Acompanhado de sua banda, Edvaldo apresentará repertório com canções de seu último álbum Reserva de Alegria. Saído da zona leste de São Paulo, na busca do aprimoramento estético de sua obra, já desenvolveu parcerias com Tom Zé, Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, Paulo Leminski entre outros, fundindo a naturalidade e o suingue de seus ancestrais nordestinos de negros e índios com a disciplina e a organização trazidas para o Brasil pelo povo europeu.

 

Local: Teatro Municipal

 

 

 

23h30

 

“Tem Francesa No Morro”

 

Cia. Teatral As Graças

 

Direção: Kleber Montanheiros

 

Local: Parque Vitória Régia

 

Dia 18/5

 

 

 

0h15

 

Funk Como Le Gusta

 

Chamados de “mensageiros do swing”, os garotos apresentam uma saborosa, contagiante e irresistível mistura de ritmos em seu repertório: funk, samba-soul, ritmos latinos, chorinho e musica eletrônica no mesmo caldeirão. O resultado é o público pulando por onde o FCLG tem passado ao longo de seus oito anos de existência.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

1h

 

Mariana Aydar

 

Parte de uma nova geração de talentos da música brasileira, Mariana Aydar é acostumada com o mundo da música desde cedo e transita com sua voz marcante em variados ritmos da nossa cultura musical. Com um pé no batuque e outro na modernidade, Mariana reverencia os velhos mestres e a nova geração de compositores brasileiros em seu primeiro CD, Kavita 1, repertório para o show.

 

Local: Teatro Municipal

 

 

 

1h30

 

DJ André Juliani

 

DJ toca house, techno, breakbeat, disco, hip-hop, electro, edits, movie soundtracks and shortcuts.

 

Local: Estação Ferroviária

 

 

 

3h

 

Carlos Careqa canta Tom Waits

 

Cantor, compositor e ator faz uma homenagem ao cantor norte-americano Tom Waits, em seu álbum À Espera de Tom, com versões livres e bem-humoradas em português de 14 canções do Bardo de Pomona.

 

Local: Teatro Municipal

 

 

 

3h30

 

Scandurra Live P.A

 

O guitarrista Edgard Scandurra pulou do rock para a música eletrônica, sob a alcunha de Benzina. A apresentação traz uma mistura interessante de novas tendências da música eletrônica.

 

Local: Estação Ferroviária

 

 

 

10h

 

“Os Três Porquinhos”

 

Furunfunfum

 

O espetáculo é dividido em duas partes: na primeira são apresentadas canções e histórias musicais tradicionais com acompanhamento instrumental ao vivo (flauta transversal e violão); na segunda, é representada com bonecos a história dos Três Porquinhos. O espetáculo mantém-se fiel ao conhecido enredo dessa história. A novidade está no ritmo vertiginoso da encenação, que utiliza amplamente o improviso e convida a platéia a interagir com os personagens.

 

Local: Teatro Municipal

 

 

 

11h

 

Abaçaí – Balé Folclórico de São Paulo

 

Direção: Toninho Macedo

 

O Balé Folclórico de São Paulo tem um repertório vasto, com grande acervo de figurinos característicos, de rica composição. Faz parte de um projeto de ação cultural mais abrangente e complexo – a Abaçaí Cultura e Arte, Projeto Celeiro – procurando contemplar todos os estamentos sociais com atividades artístico/ culturais variadas, buscando assim uma ação social.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

11h

 

Programação SESC

 

A Princesa Higiene e o Príncipe Meio Ambiente

 

De forma lúdica, a história da princesa higiene é contada, cantada e teatralizada.

 

Local: SESC Bauru

 

 

 

13h

 

Coral das Crianças Guarani

 

A música guarani possui uma tradição milenar e integra sua concepção religiosa do mundo. Para os guarani o canto e a palavra são desdobramentos da essência divina de Nhanderu, uma forma de comunicação com os deuses. O canto é uma inspiração divina, enviada aos homens através do sonho. O canto infantil possui força religiosa superior, pois as almas das crianças são puras.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

13h

 

Crendices… Quem disse?

 

Cia. de Dança de Diadema

 

Direção: Ana Bottosso

 

Espetáculo inspirado no romance A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, transformando citações da obra em elementos coreográficos. Símbolos e crenças que fazem parte da cultura popular, os cantos de tribos amazônicas, os rituais típicos dos tempos da escravidão e as rezas folclóricas também integram a apresentação do grupo.

 

Local: Teatro Municipal

 

 

 

15h

 

Carlos Bronson

 

Banda com público cativo na baixada santista, a Carlos Bronson ataca de samba rock, samba, pop rock, tudo com muito suingue e bom humor, para levantar a platéia.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

16h

 

Zimbo Trio

 

Através de um repertório cuidadosamente escolhido, o grupo mostrará um pouco de sua trajetória que já conta 44 anos e traduz grande parte da história da música brasileira. Sendo assim, não poderia faltar neste show o primeiro grande sucesso do Zimbo, Garota de Ipanema, e o clássico arranjo do trio para Aquarela do Brasil.

 

Local: Teatro Municipal

 

 

 

16h

 

Programação SESC

 

Carol Mancini

 

Cantora versátil que trabalha a voz em diversas extensões.

 

Local: SESC Bauru

 

 

 

17h

 

Nação Zumbi

 

Com quase 13 anos de intensa produtividade, a Nação Zumbi conseguiu concretizar seu objetivo inicial: promover e propiciar uma agitação cultural não somente em sua Recife natal, mas também no resto do país e ao redor do mundo. O show da Virada inaugura o CD mais recente da Nação, Fome de Tudo, recém-lançado em 2008. Mais um trabalho de alta competência, fundindo ritmos e sons regionais e contemporâneos, em classificações inusitadas como world metal, coco dub, ciranda psicodélica, bolero dollywood, psichocarimbó, ou baião cyberdélico.

 

Local: Palco Principal

 

Da Secretaria da Cultura