Virada Paulista: MV Bill e CPM22 agitam São Bernardo do Campo

O grupo Forgotten Boys também é atração

ter, 13/05/2008 - 15h20 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição do Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

Confira aqui a programação completa de São Bernardo do Campo

17/5

18h

Abertura Oficial

Local: Palco Principal

18h

Integrarte, Núcleo Experimental de Dança, Ballet Evelyn, Ballet Inês Amaral e Ballet Elisa

As companhias de dança de São Bernardo apresentam suas coreografias.

Local: Teatro Elis Regina

18h30

Banda Manda Brasa

Show que vai contagiar o público com seu repertório de músicas próprias de forró universitário, além de covers de sucessos.

Local: Palco Principal

19h

Célia

A renomada cantora e sambista apresenta seu sofisticado repertório: um panorama caprichoso de mais de três décadas de carreira, com canções que representam diferentes fases de sua vida. De Caetano a Zélia Duncan, chegando a Martinho da Vila.

Local: Parque Municipal Eng. Salvador Arena

19h

Fernanda Diniz e Flávio Véspero

Carisma, emoção e qualidade musical, marcam o encontro dos cantores de São Bernardo em repertório que passa pelo melhor da MPB e música regional.

Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção

20h

Candeeiro convida Sapoty da Mangueira e Seu Mimi

O grupo de samba de partido alto da grande São Paulo convida dois sambistas tradicionais para juntos realizarem uma animada roda de samba.

Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção

20h

Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo

Música, causos e comentários históricos sobre a música regional com regência de Leandro de Abreu.

Local: Teatro Lauro Gomes

20h

Sessão de Cinema

“Apocalypse Now” (1979)

Direção: Francis Ford Coppola

Local: Teatro Abílio Pereira de Almeida

20h30

Clube do Balanço

Nas palavras de Nelson Mota, no programa “Sintonia Fina” da rádio Eldorado FM, poucos fizeram tanto pelo renascimento do samba rock em São Paulo quanto Marco Mattoli, fundador do Clube do Balanço. Seu grupo faz um trabalho de resistência cultural, e desde a sua fundação, em 1999, tem como principal mérito ter feito renascer o samba-rock nas noites da cidade. Com Tereza Gama nos vocais, o som do Clube do Balanço é contagiante. Muito swing para dançar juntinho.

Local: Palco Principal

20h30

Os Cafundó

Com: Cia. Dedo de Prosa

Direção: Francisco Bretas

Comédia inspirada na obra de Belmiro Braga e no rico universo regional brasileiro, que abre espaços de encantamento onde o sonho é a matéria fundamental para o entendimento do coração humano. A ação se passa na casa de uma família caipira, num ambiente sem referência espacial realista, e com uma narrativa atemporal. Lançando mão de recursos cênicos simples, os atores se mantêm em cena, atuando ou produzindo sons e músicas ao vivo, com acordeon, violão e instrumentos percussivos. A proposta é criar uma proximidade entre ator e espectador, estabelecendo uma comunicação direta.

Local: Teatro Elis Regina

21h

Monica Salmaso

Dona de um instrumento extremamente preciso, a sua voz, que soa ao mesmo tempo doce, suave e intensa, numa harmonia vocal de paletes sonoras com um colorido melódico refinado, Mônica Salmaso, a estrela emergente da MPB, encanta o Brasil cada dia mais.

Local: Parque Municipal Eng. Salvador Arena

De 22h às 6h

“Noitão” de Cinema Trash

Seleção de filmes clássicos do cinema trash.

Local: Teatro Abílio Pereira de Almeida

22h30

La Putanesca

Texto e atuação de Angela Dip

Supervisão: Patrícia Gaspar

Nesta “stand-up comedy”, a atriz comenta fatos do cotidiano feminino.

Local: Teatro Elis Regina

22h30

Forgotten Boys

Banda de influência punk e punk rock, apresenta performance vigorosa ao vivo. Neste show traz o repertório de seu mais recente álbum, uma descarga de milhões de decibéis que vão mexer com a adrenalina do público.

Local: Palco Principal

18/5

0h15

CPM 22

Uma das maiores revelações no cenário do rock nacional dos últimos tempos, a banda faz uma mistura de punk e hardcore, tudo com melodia e letras que beiram o romantismo. No show do novo álbum “Cidade Cinza”, o grupo esbanja vigor e força, para o público não pare nunca de pular.

Local: Palco Principal

1h

Carne Santa

Com: Cia. Borelli de Dança

Concepção: Sandro Borelli

A coreografia inspira-se no discurso poético de Renato Russo, além do contexto social, político e estético da década de 1980.

Local: Teatro Elis Regina

2h

Autoramas

A banda é formada por Gabriel Thomaz (guitarrista e vocalista), Bacalhau (baterista) e Simone (baixista). Eles fazem um som batizado como “Rock para Dançar”, uma mistura da surf music dos anos 60, com a new wave dos anos 80, mais influências da jovem guarda e a energia do punk rock com guitarras de timbres únicos, baixo distorcido e batidas dançantes.

Local: Palco Principal

3h30

Hangar 16

A banda faz um heavy metal melódico poderoso, com toques de progressivo e trash metal, apresentando as músicas de seu mais recente CD, o fantástico “The Reason Of Your Conviction”. O disco, que acaba de ser lançado no Brasil já foi lançado no Japão e é um grande sucesso, ocupando o 16o lugar de CD mais vendido naquele país. O álbum vem recebendo resenhas elogiosas da mídia especializada, incluindo uma nota 10 da revista Roadie Crew.

Local: Palco Principal

10h

Tribunal Popular, Walter Limonada e Dosplanosrude

Os grupos de hip hop são ‘bernardenses’ procuram, através de sua música, promover um aumento da conscientização, da auto-estima e positividade dos jovens da cidade.

Local: Palco Principal

11h

Banda Querô

Diretamente da maior favela de palafitas do Brasil, a sensação do carnaval de Salvador em 2008 chega com uma mistura de samba, reggae e afro pop, e vem agitar o público com canções próprias e regravações dos principais artistas do país.

Local: Teatro Lauro Gomes

12h

Jogando no Quintal

Palhaços apresentam um espetáculo teatral inspirado na estrutura de um jogo de futebol em que a palavra de ordem é a improvisação. O jogo é disputado por dois times de três palhaços-atletas cada, acompanhado por um árbitro e por uma banda de música que cria ao vivo sons e melodias.

Para levar as pessoas a terem a mesma sensação de descontração, alegria e espontaneidade que o jogo proporciona aos jogadores, a opção foi abandonar o espaço cênico convencional e levar a platéia para o lugar de origem das primeiras brincadeiras do grupo: o quintal.

Local: Parque Municipal Eng. Salvador Arena

Das 12h às 15h

Lançamento do Livro “Falcão – Mulher e o Tráfico”

Participação: Márcio Santos (Assessor de Hip Hop da Secretaria de Estado da Cultura; Osmar Cussiol (Diretor do Departamento de Ações Culturais da Secretaria de educação e Cultura da Prefeitura de São Bernardo do Campo); MV Bill (Autor do livro “Falcão – Mulher e o Tráfico”); Lady Rap (“Minas da Rima”); e Maria Lúcia da Silva (Psicóloga e psicoterapeuta, diretora-presidente do Instituto AMMA Psique e Negritude).

Local: Teatro Cacilda Becker

13h

Cordão de Bichos de Tatuí

Fundado por Vicente de Almeida e Aladim Ponce, o cordão desfilou, pela primeira vez, na cidade de Tatuí. É composto de animais feitos de madeira, papelão, estopa e arame. Em 1980, um incêndio destruiu todos os animais do cordão, que foram refeitos com o auxílio da Prefeitura e do povo da cidade.

Local: Esplanada do Paço Municipal

14h

Projeto Guri do Pólo de São Bernardo do Campo

O Projeto Guri nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e desde 1997 é administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004 foi qualificada como Organização Social de Cultura. Após 12 anos, consolida-se como um dos projetos mais bem-sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

Local: Teatro Lauro Gomes

14h30

Âmbar

Direção: Ronaldo Ventura

Releitura do mito de Electra, narra a história da filha de Agamenon, que busca a vingança pela morte de seu pai, rei de Argos, assassinado pela esposa e seu amante. A platéia é disposta de maneira a formar um corredor, onde acontece o espetáculo. O espaço é uma alusão ao corredor tradicional do palco de Teatro Nô, de onde a platéia presencia a transformação da jovem princesa.

Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção

15h

Lord, DJs e Essência Black

O DJ auto-didata recebe outros DJs locais, realizando uma grande festa na companhia do grupo de hip hop Essência Black.

Local: Palco Principal

15h

Bocato e amigos

Com formação pouco convencional de banda: trombone, bateria, teclado e contra-baixo, Bocato recebe amigos e músicos são ‘bernardenses’ para uma jam session de fazer inveja.

Local: Parque Municipal Eng. Salvador Arena

15h30

Grupo Sucantando

Panelas, latas, tambores e embalagens se transformam em coloridos instrumentos musicais nas mãos de 55 crianças de 7 a 10 anos. O som da batida é contagiante e a felicidade do grupo se expressa pelo canto e pela dança envolventes.

Local: Teatro Lauro Gomes

16h

Minas da Rima e Ieda Hills O grupo surgiu em  1999, a partir da iniciativa de três pioneiras do rap brasileiro: Lady Rap, Rúbia e Sharylaine, e duas representantes da nova escola do rap, Biba Limeira e T.L. Queen. O objetivo do projeto era dar visibilidade e integrar as mulheres na cultura hip hop em todo o país, através de intercâmbios culturais, oficinas e palestras. Junta-se a elas a rapper de Diadema, Ieda Hills, dona de uma notável performance ao vivo. São as “mina” do rap!

Local: Palco Principal

16h

Um Dia de Pic Nic

Divertidíssima comédia para toda a família na qual os dois personagens, Pic e Nic, mostram como as pessoas podem complicar as situações mais simples. Nossos “heróis” começam a contar suas aventuras numa praia, depois no campo e por fim na cidade, tudo sem usar palavras.

Local: Teatro Elis Regina

16h30

Pedrinho Luz

A montagem é uma releitura do balé “Petrouchka”, criado na Rússia por Diaghilev, com música de Igor Stravinsky. A história de um triângulo amoroso entre Pedrinho, marionete que ganha vida por obra de um mago, a bailarina Rita, e Átila. A adaptação é ambientada no Carnaval de São Paulo, com enredo atualizado por elementos urbanos e contemporâneos.

Local: Teatro Lauro Gomes

17h

Livro Encena

Grupo Cênico Regina Pacis

Os livros contêm textos que ganham vida quando transpostos para o palco. O seu conteúdo não precisa necessariamente ser uma peça de teatro: qualquer escrito se transforma numa cena. Desta forma são abordadas, nessa montagem, diversas tendências literárias, de vários autores: Castro Alves, Clarice Lispector, Chico Buarque, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Malba Tahan, entre outros.

Local: Câmara de Cultura

17h

MV Bill

MV Bill já recebeu diversos prêmios devido à sua militância no movimento hip hop. Com carisma e presença de palco surpreendentes, o rapper hipnotiza a público com sua música contundente e vibrante. Em 2007 lançou o documentário “Falcão – meninos do tráfico”, ganhando o prêmio Rei da Espanha, um dos mais importantes do jornalismo internacional.

Local: Palco Principal

Da Secretaria da Cultura