Virada Paulista: Jorge Aragão e Bicho de Pé embalam Franca

A banda Cachorro Grande também anima a festa

ter, 13/05/2008 - 16h48 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição da Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

Confira aqui a programação completa de Franca.

17/5

18h

Abertura Oficial

Local: Palco Principal 18h30

Diego Figueiredo

Após ser aclamado pelo Montreux Jazz Festival de 2005 como um dos três melhores guitarristas do mundo, o instrumentista francano acaba de conquistar o segundo lugar no Montreux Jazz Guitar Competition 2007 num júri presidido por George Benson.

Local: Palco Principal19h

Maurício e Marcelo

A dupla de irmãos completou em 2007 dez anos de carreira. Apresentam repertório que abrange vários ritmos, do samba de Cartola às composições de Zeca Pagodinho; dos grandes sucessos atuais da MPB aos clássicos de Vicente Celestino.

Local: Teatro Municipal 20h30

Balácu

Muito samba, samba funk, salsa, black music e suingue, com solos e arranjos originais e inusitados. Isto é o que oferece o show dessa banda de Ribeirão Preto.

Local: Palco Principal 21h30

Teatro Popular Solano Trindade

Com sede em Embu das Artes, o Teatro Popular Solano Trindade é dirigido por Raquel Trindade, filha de Solano, e tem seu trabalho voltado para as danças afro-brasileiras, como maracatu, côco, jongo mineiro, fluminense e da serrinha, samba de roda, samba de lenço rural paulista, bumba-meu-boi, cafezal de Pernambuco e de São Paulo, lundu colonial e o movimento de dança dos orixás. Matriarca de uma família de músicos, Raquel é acompanhada do violonista, percussionista, compositor e filho, Vitor da Trindade, e pelos netos Manoel Trindade e Zinho Trindade, filhos de Vitor, também participantes do Naipe de Percussão, além de outros membros da família.

Local: Imediações do Palco Principal 21h30

Alma Aprisionada

Com: Balé de Rio Preto

Coreógrafo: Mário Nascimento

O espetáculo desafia os artistas a interpretar os limites entre lucidez e loucura que marcaram a personalidade de Stela do Patrocínio, nascida em 1941 e autora de poesias inquietantes. Stela permaneceu internada durante 30 anos na colônia Juliano Moreira, o hospital psiquiátrico onde também viveu o artista plástico Arthur Bispo do Rosário.

Local: Teatro Municipal 22h30

Samba da Laje

Como o Samba da Vela e o de São Mateus, o Samba da Laje é mais um representante do samba de comunidade da periferia paulistana. Samba que nasceu espontaneamente na zona sul de São Paulo, da reunião de familiares e amigos, e foi tomando forma e regularidade, até se transformar num projeto consistente e autoral.

Local: Palco Principal23h30

Eduardo e Mônica, Renato, etecetera e tal

Com: Cia. Pessoal do Faroeste Caboclo

Direção: Paulo Faria

Em Brasília, Eduardo é um estudante aspirante a desenhista de histórias em quadrinhos que acaba se envolvendo em um plano de assassinato, onde conhece seu grande amor, Mônica, uma mulher misteriosa que planeja a morte do marido, um médico que comanda uma quadrilha de exportação de órgãos humanos no Brasil.

Local: Teatro Municipal 23h30

Teatro Popular Solano Trindade

Local: Imediações do Palco Principal

18/5

0h15

Jorge Aragão

Um dos maiores sambistas brasileiros, começou sua carreira na década de 70, em bailes e casas noturnas. Como compositor, despontou em 1977, quando Elza Soares gravou sua composição “Malandro” (com Jotabê). Foi integrante do grupo Fundo de Quintal (núcleo do gênero pagode) e um de seus principais compositores e letristas, tendo por isso abandonado o conjunto algum tempo depois para dedicar-se à carreira solo. Quase todos os grandes intérpretes de samba (Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila) têm canções de Jorge Aragão em seu repertório.

Local: Palco Principal 1h

Sá, Rodrix e Guarabyra

Do começo do chamado “rock rural” em 1972, passando pela volta de Zé Rodrix no Rock in Rio III, até os dias de hoje, eles passam a limpo os principais momentos de suas carreiras como se estivessem naquela sala lá de Ipanema, onde tudo começou. O trio juntou-se novamente especialmente para a Virada Cultural de São Paulo, fazendo em Franca seu segundo show de retorno.

Local: Teatro Municipal 3h

Robson Fernandes

Impossível não ligar o nome de Robson Fernandes ao blues contemporâneo brasileiro. Possuidor de timbre, energia e técnica irretocável, eleva o estilo ao melhor nível exibido no exterior. Não é de se estranhar que os maiores gaitistas de blues vivos tenham se curvado em elogios ao trabalho de Robson.

Local: Teatro Municipal 10h

Cantos de Todos os Cantos – Contação de Histórias

O espetáculo contém histórias e canções que vêm emocionando o público a cada apresentação, em que Giba Pedroza e Renata Mattar, auxiliados pelo violão e pelos arranjos de Gustavo Finkler, passeiam por diversos países, trazendo personagens e melodias de diversos lugares do mundo, todas elas tendo em comum um caráter universal.

Local: Teatro Municipal 11h

Batuque de Umbigada

A região em torno de Campinas e Sorocaba conheceu grande afluência de africanos na segunda metade do século XIX. A mais importante herança cultural das populações negras dessa área é o Batuque, Tambu ou Caiumba, mantida atualmente por um grupo de pessoas moradoras das cidades de Tietê, Capivari e Piracicaba.

Local: Imediações do Palco Principal 13h

Os Pamonheiros

A banda mistura estilos existentes em cidades que preservaram suas raízes interioranas, mas também com características inerentes à modernização urbana.  Esta fusão está expressa nas letras e na postura da banda, que mistura a beleza da viola caipira com a guitarra elétrica e ritmos contemporâneos.

Local: Palco Principal 14h

Sanfonias

Aliando a sonoridade da tradição nordestina sanfoneira ao espírito urbano do chorinho, Sanfonias vêm conquistando público fiel com um repertório regado pela cadência e harmonia dos instrumentos.

Local: Teatro Municipal 15h

Bicho de Pé

No final dos anos 90, os jovens redescobriram o prazer de dançar juntinhos nas festas de universidade. Dentro desse cenário de forró universitário nasce a banda que apresenta um show de repertório de músicas próprias, suaves e alegres, misturando a música regional do Nordeste com MPB.

Local: Palco Principal 16h

Tatiana Parra

Dona de uma voz cristalina, afinação perfeita, presença de palco encantadora e sólida formação musical, essa paulistana de 27 anos de idade começou a carreira aos cinco, cantando peças publicitárias em diversos estúdios de São Paulo. Sua voz pode ser ouvida em CDs de Theo de Barros, Flávio Henrique, Fábio Torres e Zeli, além dos projetos fonográficos Sobras Repletas, em homenagem a Maurício Tapajós, e Manuscrito Sonoro, de Hermínio Bello de Carvalho. Versátil, ela participou, também, de espetáculos teatrais, e de shows de artistas como Dante Ozzetti, Toquinho e da cubana Omara Portuondo, do Buena Vista Social Club.

Local: Teatro Municipal 17h

Cachorro Grande

Eles se conheceram nas ruas de Porto Alegre, ainda nos anos 90. Ralaram e se divertiram, fazendo shows pelo país até chegarem ao grande público, em 2005, com o CD Pista Livre, o primeiro pela gravadora Deckdisc. Agora, com o novo Todos os Tempos, seu quarto álbum oficial, a banda Cachorro Grande se mostra pronta para ampliar ainda mais o grande número de fãs que já curtem seu som inspirado no rock dos anos 60 e 70.

Local: Palco Principal

Da Secretaria da Cultura