Virada Paulista: Indaiatuba recebe Zeca Baleiro

E o DJ Camilo Rocha esquenta a festa

sáb, 17/05/2008 - 10h40 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição da Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

 

Confira aqui a programação completa de Indaiatuba

 

17/05

 

 

 

17h

 

Oficina de Produção Cultural

 

Com: Alexandre Brazil

 

Com o título “O Produtor Como Parte Integrante da Criação Teatral”, o experiente produtor de teatro e consultor cultural Alexandre Brazil pretende abordar tópicos fundamentais das etapas de organização de uma produção, leis de incentivo, editais públicos e privados, prestação de contas, além de debater a questão da dicotomia entre arte e entretenimento.

 

Local: Secretaria de Cultura de Indaiatuba

 

 

 

18h

 

Abertura Oficial

 

Local: Palco Principal

 

 

 

18h30

 

Banda Lado B

 

Grupo de Indaiatuba que pretende agitar o público com seu repertório de sucessos nacionais e internacionais.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

19h

 

Banda Sinfônica

 

Regência: Maestro Abel Rocha

 

Irmã ilustre da Orquestra Jazz Sinfônica, a banda é o mais importante e completo grupo do gênero na América Latina. Este corpo profissional da Secretaria do Estado da Cultura, criado em 1989, é composto por 82 instrumentistas, com instrumentos de sopro, percussão, contrabaixo e piano. Pertence ao Centro de Estudos Musicais Tom Jobim.

 

Local: Teatro CIAEI

 

 

 

20h30

 

Guga Stroeter e Heartbreakers Convidam Hamilton Moreno

 

Para a Virada Paulista

2008, a

orquestra líder dos ritmos afro-caribenhos está preparando uma seleção de salsas e clássicos do samba, tendo como cantor convidado, Hamilton Moreno, um dos precursores e principais representantes da música latina no Brasil.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

21h30

 

Um Año de Amor

 

O show é um passeio musical pelas trilhas sonoras dos filmes do premiado diretor espanhol Pedro Almodóvar, considerado um dos mais cultuados cineastas da atualidade. Além das músicas, o espetáculo captura a atmosfera bem-humorada, irreverente e passional do universo de seus filmes, tais como Ata-me, Mulheres À Beira de Um Ataque de Nervos, Fale com Ela, Tudo Sobre Minha Mãe e o mais recente Volver.

 

Local: Arena do Parque Ecológico

 

 

 

22h

 

Macbeth – A Peça Escocesa

 

Com: Evandro Soldatelli e Renata Zhaneta, atriz vencedora do prêmioAPCA 2007 de melhor atriz.

 

Direção: Regina Galdino

 

Macbeth oferece uma experiência de vida inesquecível: das lendárias bruxas ao fantasma de Banquo, do hilário porteiro à comovente família Macduff, do profundo amor que une Macbeth à Lady Macbeth à crueldade que dispensam àqueles que se colocam em seu caminho.

 

Local: Teatro CIAEI

 

 

 

22h30

 

Z’África

 

Primeira big band de hip-hop do Brasil, a sonoridade do grupo extrapola o gênero, flertando com a black music, o soul e o funk. De grande impacto visual, seus componentes unem o engajamento das letras ao ritmo pulsante da música negra urbana internacional.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

23h30

 

Um Año de Amor

 

Local: Arena do Parque Ecológico

 

 

 

18/05

 

 

 

0h

 

Nocaute

 

Com: Marcelo Mansfield

 

Direção: Marcelo Mansfield

 

A montagem segue o gênero norte-americano de stand-up comedy, formato de pocket show que se consagrou nos Estados Unidos, no qual um comediante se apresenta sozinho acompanhado apenas do microfone. Nocaute é o mais recente trabalho de Mansfield, estreado no início de 2008.

 

Local: Teatro CIAEI

 

 

 

0h15

 

Paula Lima

 

A cantora – ex vocalista da banda Funk Como Le Gusta – se apresenta com o Projeto “SambaChic”, com canções de grandes mestres do samba e de seu próprio repertório cheio de balanço. De voz marcante e aveludada, Paula apresenta um samba do seu jeito, urbano e contemporâneo, com muito tempero e sem deixar de lado os ingredientes da boa tradição.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

1h

 

Virgínia Rosa

 

Virgínia Rosa e seus músicos (piano, acordeon, contrabaixo e percussão) transformam o samba numa mistura de ritmos e estilos, valendo-se do fado e do tango de forma inovadora. O repertório surpreende na mescla de canções inéditas e antigos sucessos com arranjos irreverentes.

 

Local: Teatro CIAEI

 

 

 

2h30

 

DJ Camilo Rocha

 

Seu set é uma mescla balanceada de electro-house, breakbeats, house e techno. Sua vasta bagagem musical, constante pesquisa, e experiência com pick-ups, tornaram-no requisitado para todos os tipos de pista de dança, sendo regularmente convidado, por exemplo, para fazer sets de clássicos e rock.

 

Local: Palco principal

 

 

 

3h

 

Criolina

 

Dois músicos maranhenses, Luciana Simões e Alê Muniz, criaram canções de sonoridade inusitada: do regional ao drumm & bass, que evoca o swing de África-Brasil mostrando vários caminhos na universal música brasileira. Criolina é a leitura do nordeste contemporâneo, de retalhos furta-cores, de tambores, computadores, cuícas e amplificadores.

 

Local: Teatro CIAEI

 

 

 

10h

 

Congada Verde de Atibaia

 

Das cortes dançantes dos Reis Congos, inventadas ainda em Portugal, originaram-se várias agremiações dramáticas que hoje se espalham por todo o Brasil: maracatus, taieiras, cacumbis, congadas e moçambiques, dentre outras. As congadas reproduzem em seu instrumental as características básicas da música africana, como a polirritmia e a presença de instrumentos tradicionais como as marimbas.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

10h

 

Palhaços Para Sempre

 

Brasil João Carlos Queirolo, o Pururuca, iniciou sua carreira artística aos 15 anos, em 1963, quando formou a dupla cômica com o pai ‘Torresmo e Pururuca’. O espetáculo Palhaços Para Sempre foi desenvolvido para dar continuidade a esta arte, levando às crianças e jovens desta geração a oportunidade de conhecê-la, e àqueles que já a conheciam, poder matar as saudades.

 

Local: Teatro CIAEI

 

 

 

11h

 

Tribores

 

Este show conduzido por um trio de percussão que mostra o que pode acontecer musicalmente quando a percussão com tambores vai muito além de um simples acompanhamento.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

13h

 

Banda de Argila

 

Composta por seis músicos profissionais de diferentes formações, referências e influências, a Banda se reúne em torno do interesse comum pela canção brasileira lançando um olhar próprio e renovador sobre o samba, bossa-nova, baião e maracatu, em fusão ao rock’n’roll, progressive, funk e jazz. Além das canções autorais, trazem surpresas e novidades na execução de canções de grupos e compositores como Tom Zé, Lenine, Mutantes, Arnaldo Antunes, Pedro Luis e a Parede.

 

Local: Palco Principal

 

              

 

14h

 

Lavanda

 

Com: Cia. Cavaleria

 

Concepção: Luciana Brites

 

O solo da bailarina, atriz e coreógrafa, Lu Brites, apresenta diferentes faces de personagens femininas que têm seus estados emocionais associados à poética da água. A principal característica de Lavanda é o diálogo entre elementos do teatro, dança e vídeo, que conduzem o espectador por uma narrativa poética, delicada e irreverente na medida certa.

 

Local: Teatro CIAEI

 

 

 

15h

 

Emerson Boy

 

Multi-instrumentista, o compositor e cantor performático, é experiente em música para teatro. Trabalhou com vários grupos e diretores e assinou trilhas com Zeca Baleiro, Lelena Anhaia e Moacir Luz. Dirige com Lívio Tragtenberg o projeto “Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo”. Compositor e integrante da Banda Tiroteio, Boy produziu, junto com Skowa, o álbum “República Federativa Brasil Pavão”, em que foi lançada a música “Eu não agüento, eu não agüento”, posteriormente gravada pelo grupo Titãs.

 

Local: Palco Principal

 

 

 

16h

 

Mawaca

 

O grupo Mawaca apresenta os sucessos que fazem parte do álbum Mawaca Pra Todo Canto (Azul Music). O show traz a poderosa performance de suas cantoras (Angélica Leutwiller, Susie Mathias, Cris Miguel, Sandra Oak, Zuzu Abu, Cristina Guiçá e Magda Pucci) e das belíssimas sonoridades criadas pelo sexteto instrumental que as acompanha, formado por Gabriel Levy (acordeom), Ramiro Marques (saxes), Ana Elisa Colomar (flauta e cello), Paulo Bira (baixo) e Valéria Zeidan e Armando Tibério (percussão). Sonoridade étnica de primeira, de grande impacto visual.

 

Local: Teatro CIAEI

 

 

 

17h

 

Zeca Baleiro

 

Com cinco discos de ouro (Por Onde Andará Stephen Fry?, Vô Imbolá, Líricas, Perfil, Raimundo Fagner e Zeca Baleiro), 3 prêmios “Sharp”, duas indicações para o Grammy Latino, em 10 anos, Zeca fez cerca de 850 shows, somando um público de mais de 1 milhão de pessoas e vendas superiores a 700 mil CDs. Por isso, seu público é cativo fiel, e seu show contagiante nas interpretações sofisticadas de composições inteligentes e melódicas.

Local: Palco Principal

Da Secretaria da Cultura