Virada Paulista: Funk como Le Gusta sacode Campinas

A banda campineira P.U.L.G.A marca presença também

qui, 15/05/2008 - 21h39 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição da Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

Confira aqui a programação completa de Campinas

17/05

12h às 16h

Lançamento do Livro “Falcão – Mulher e o Tráfico”

Com: Márcio Santos (Assessor de Hip Hop da Secretaria de Estado da Cultura); Paulo Shetara (Coordenador de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas); Lucimara Santos (Dançarina, coreografa e arte-educadora); MV Bill (autor do livro “Falcão – Mulher e o Tráfico”); e Maria Lúcia Silva (psicóloga e psicoterapeuta, diretora-presidente do Instituto AMMA Psique e Negritude).

Local: Auditório da Estação Cultura

18h

Abertura Oficial

Local: Palco Principal18h

Som do Meio Fio

Projeto liderado pelo maestro Lívio Tragtemberg, é composto por músicos que fazem parte da Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo. São emboladores, sambistas, cantores, sanfoneiros, percussionistas que fazem um som urbano, misturando performance e improvisação.

Local: Largo do Rosário

18h

Programação SESC

Bateria Alcalina

Coletivo performático de percussão formado por 40 ritmistas que interpretam gêneros diversos sempre com muita animação e estilo.

Local: SESC Campinas

18h

Projeto Matriz do Samba

Com: Alma do Samba e Valéria Santos

Projeto regular da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas que ocorre aos sábados no final da tarde, reunindo grupos e rodas de samba da cidade.

Local: Praça Bento Quirino

18h30

DJ Eduardo Brechó

O DJ iniciou carreira na noite de Ribeirão Preto, especializando-se, sobretudo, na música de matriz africana. Integra o Coletivo TUTU de DJs, reconhecido projeto de música do interior paulista.

Local: Palco Principal

20h

Orquestra Sinfônica de Campinas

Reconhecida como uma das mais dinâmicas orquestras do País, a Sinfônica de Campinas, como é carinhosamente chamada, foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não a capital de um Estado. Já no início do século XX, o amor do povo campineiro pela música transformou a cidade em rota obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos, estimulando, assim, a criação de uma orquestra local.

Local: Teatro do Centro de Convivência

20h

Nega Duda

De forma simples e com a espontaneidade presente numa roda de samba, Nega Duda canta e dança marcando o ritmo no tradicional bater de palmas e com o auxilio de tambores africanos. O canto é caracterizado por perguntas e respostas, respectivamente feitas por Nega Duda e vozes agudas femininas.

Local: Largo do Rosário20h30

DJ Scandurra a.k.a. Benzina

Edgard Scandurra (IRA!) é o guitar hero brasileiro que pulou do rock para a música eletrônica, sob a alcunha de Benzina. Um som potente, com variações entre o rock e a música eletrônica.

Local: Palco Principal

21h

Programação SESC

Fred Jorge e os Maiorais

Influenciada pela soul music, o funk e o samba-rock, a banda faz das suas apresentações verdadeiras festas.

Local: SESC Campinas

22h

Mawaca

O grupo Mawaca apresenta os sucessos que fazem parte do álbum “Mawaca Pra Todo Canto” (Azul Music). O show traz a poderosa performance de suas cantoras (Angélica Leutwiller, Susie Mathias, Cris Miguel, Sandra Oak, Zuzu Abu, Cristina Guiçá e Magda Pucci) e das belíssimas sonoridades criadas pelo sexteto instrumental que as acompanha, formado por Gabriel Levy (acordeom), Ramiro Marques (saxes), Ana Elisa Colomar (flauta e cello), Paulo Bira (baixo); Valéria Zeidan (percussão) e Armando Tibério (percussão). Sonoridade étnica de primeira, de grande impacto visual.

Local: Teatro do Centro de Convivência

22h

Ilu Obá de Min

O grupo teve início em novembro de 2004, na oficina de toques masculinos e femininos dos orixás, sob a coordenação das percussionistas e arte educadoras Beth Beli e Adriana Aragão, mulheres que há mais de 20 anos pesquisam as manifestações das culturas de matrizes africanas e afro-brasileiras. A banda é composta por 20 mulheres ritmistas que tocam djembês, alfaias, xequerês e agogôs, mais quatro cantoras e um corpo de dança.

Local: Largo do Rosário

22h30

Otto

Um dos criadores do movimento Mangue Beat pernambucano, o cantor e compositor faz seu show baseado nos seus mais recentes CD e DVD “Acústico MTV”, nos quais celebra a inusitada mistura de ritmos regionais e brasileiros ao pop rock e à eletrônica.

Local: Palco Principal23h

Programação SESC

DJ Paulão

Um dos mais respeitados DJs de música brasileira para dançar, Paulão pode ser considerado um investigador dos registros fonográficos brasileiros.

Local: SESC Campinas

18/5

0h

Jongo Dito Ribeiro

Grupo local dedicado à pesquisa para resgate e desenvolvimento do jongo, manifestação de cultura popular de raízes africanas.

Local: Largo do Rosário

0h15

MV Bill

MV Bill já recebeu diversos prêmios devido à sua militância no movimento hip hop. Com carisma e presença de palco surpreendentes, o rapper hipnotiza a público com sua música contundente e vibrante. Em 2007 lançou o documentário “Falcão – meninos do tráfico”, ganhando o prêmio Rei da Espanha, um dos mais importantes do jornalismo internacional.

Local: Palco Principal

1h

Anelis Assumpção

Cantora, compositora e percussionista, a filha de Itamar Assumpção prepara-se para gravar seu primeiro CD. Com a sagacidade de quem canta na fluência das melhores conversas de botequim, mistura poesia com o balanço do samba, do reggae, do hip hop e da chamada vanguarda paulistana. O timbre grave de voz e a interpretação teatral valorizam suas letras originais.

Local: Teatro do Centro de Convivência

2h30

DJ Shetara

DJ Shetara comemora este ano 20 anos de estrada. Destaca-se por um set variado, tocando vertentes de black music, como rap, reggae, reggaeton, salsa-cubana, funk anos 70, samba-rock. Também estudioso do movimento hip hop, escreveu dois livros sobre o assunto.

Local: Palco Principal

3h

As hienas ou a fabulosa jornada pelo país do eterno 1° de abril

Com: Trupe do Bem e do Mal

Três personagens encontram-se num lugar desconhecido, mas aparentemente seguro. Todos crêem terem sido atacados por hienas e temem deixar o refúgio. Com o passar das horas, eles começam a duvidar dos outros e de si mesmos. O texto resultou numa peça tensa sobre o medo paralisante, suas causas e suas conseqüências.

Local: Teatro do Centro de Convivência

3h30

DJ Cyro Neto

Cyro Neto, a.k.a. DJ Cyneto, adotou a música eletrônica como estilo de vida, empenhando-se na disseminação da cultura eletrônica no trabalho em festas e clubes.  Suas apresentações incorporam elementos de techno , electro, somado a toques de minimal.

Local: Palco Principal

4h30

DJ Julian

Pioneiro e principal representante no interior paulista do electro rock, seu trabalho único lhe rendeu residência em importantes clubes como Kraft e Informal, além de ter discotecado nos principais clubes da capital paulista.

Local: Palco Principal

5h30

DJ Gregori

Eduardo Gregori é jornalista da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), cantor, e há um ano entrou para o mundo dos DJs. Especializado em anos 80, já passou por diversos clubes de Campinas e região, como a Edub Club (Piracicaba), The House, Divino Lounge e Bar e Pride Club. Em São Paulo é DJ convidado da Ursound, que acontece mensalmente no Hotel Cambridge. Em seu set list estão ícones dos anos 80 como Culture Club, Dead Or Alive, Visage, Duran Duran, entre outros.

Local: Palco Principal

10h

Projeto Choro no Bosque

Com: Choro Pras Cinco

O Choro pras Cinco foi criado em agosto de 2005, pelo flautista Leandro Porfírio Gomes, com o objetivo de restabelecer e recriar o regional de Pixinguinha, os Oito Batutas. Como idéia básica, esse grupo enfatiza o contraponto entre a flauta transversal e o saxofone, idéia típica de Pixinguinha e Benedito Lacerda.

Local: Bosque dos Jequitibás

11h

P.U.L.G.A

Banda campineira do mais puro hardcore.

Local: Palco Principal

11h

Orquestra Sinfônica de Campinas

Local: Teatro do Centro de Convivência

11h

Oficina de Percussão

Com: Grupo Batuntã

Essas oficinas têm como objetivo proporcionar ao público um contato mais próximo da linguagem artística desenvolvida pelo Batuntã ao longo dos oito anos de existência. Os encontros proporcionam aos participantes uma vivência no universo da percussão, com foco na maneira peculiar do Batuntã de trabalhar ritmos diversos e conceitos da percussão tocada em grupo, misturando canto e expressão corporal às técnicas musicais.

Local: Estação Cultura

12h

Programação SESC

Miséria Servidor de Dois Estancieiros

Com: Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais de Porto Alegre-RS

Direção: Hamilton Leite

O espetáculo narra a história de Miséria, que no final do séc.XIX, morre e não consegue entrar no céu nem no inferno.O personagem resolve então vagar pela cidade de Porto Alegre.

Local: SESC Campinas

12h

Projeto Choro no Bosque

Com: Márcio Modesto Quarteto

Local: Bosque dos Jequitibás

13h

DEL-O-MAX

Rock de garagem, jazz e dois baixos – estes são os elementos marcantes da banda campineira que lançou no final do ano passado o álbum “Too Hard”.

Local: Palco Principal

14h

As Aventuras de Urashima Taro – Uma História de Pescador

Com: Cia. Pé no Canto

Direção: André Capuano

A história conta como após uma fracassada pescaria, o pequeno Urashima salva a vida de uma tartaruguinha, sem saber que este simples gesto mudaria para sempre o seu destino.

Local: Teatro do Centro de Convivência

14h

Cortejo do Grupo Batuntã

Formado em 1999, o grupo trabalha com criações musicais próprias e releituras de ritmos já existentes – da tradição popular brasileira à música contemporânea – criando com essa mistura uma musicalidade característica, tendo o som de seus tambores como fio condutor. O Batuntã integra expressão corporal e cênica ao trabalho musical, fundindo percussão, canto e dança à sua proposta artística de manipulação do espaço e interatividade com o público.

Local: Estação Cultura

15h

Jet Set

A banda completa em 2008 dez anos, com o orgulho de ter feito história nos palcos do interior paulista tocando o mais puro rock, sem concessões ou misturas. No repertório, músicas de seus dois discos já lançados com algumas novidades que sairão no seu terceiro trabalho. De quebra, alguns hits da história do rock.

Local: Palco Principal

15h30

Programação SESC

Jorge Soares

Músico experiente, cantor de voz forte e encorpada, lançou recentemente o CD Papo Sério. No repertório sambas, pagodes e samba rock.

Local: SESC Campinas

16h

Cortejo do Grupo Batuntã

Local: Estação Cultura

17h

Funk Como Le Gusta

Chamados de “mensageiros do swing”, os garotos apresentam uma saborosa, contagiante e irresistível mistura de ritmos em seu repertório: funk, samba-soul, ritmos latinos, chorinho e musica eletrônica no mesmo caldeirão. O resultado é o público pulando por onde o FCLG tem passado ao longo de seus oito anos de existência.

Local: Palco Principal

17h

Balé da Cidade de São Paulo

Axioma 7

Balé da Cidade de São Paulo

Coreografia: Ohad Naharin

Criada originalmente para o Le Ballet Du Grand Théâtre De Génève, a coreografia tem como base a obra do compositor alemão J. S. Bach. Ohad Naharin propõe que a música seja o suporte para a descoberta de imagens, cuja coerência e estrutura tornam-se gradualmente menos evidentes, para a explosão dos movimentos e a busca incessante por uma unidade imaginária. O título “Axioma 7” vem do vocabulário matemático. Axioma é uma palavra que tanto apazigua como intriga. Um axioma é um princípio auto-evidente, não demonstrável, mas admitido por todos. É um conjunto de deduções e demonstrações.

Local: Teatro do Centro de Convivência

Da Secretaria da Saúde