Virada Paulista: Falamansa e Olodum embalam Jundiaí

E Rosi Campos interpreta a Bruxa Morgana no Teatro Polytheama

qua, 14/05/2008 - 18h10 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição do Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

Confira aqui a programação completa de Jundiaí

17/05

18h

Abertura Oficial

Local: Palco Principal18h

Orquestra Filarmônica de Violas

A Orquestra Filarmônica de Viola Caipira de Campinas concretiza o sonho de todas as pessoas que saíram do interior e vieram para os grandes centros: viver numa cidade grande sem perder suas raízes, sem esquecer seus sonhos. Sob a regência do músico Ivan Vilela, este sonho tomou forma, agregou pessoas das mais diferentes classes sociais e culturais e concretizou-se em um trabalho de pesquisa musical rico e único

Local: Teatro Polytheama18h30

Gafieira São Paulo

A banda formada apenas por músicos da nova geração vem conquistando espaço pela qualidade de seus integrantes e de seu repertório essencialmente brasileiro. Idealizado pelo produtor Pedro Altman e com direção musical de Cahê Rolfsen e Conrado Goys, o grupo mostra com uma leitura moderna, a força de seus sopros e de suas síncopas, revivendo a atmosfera dos antigos “clubes de dança”, as gafieiras da década de 60, redutos do que havia de melhor na música popular

Local: Palco Principal19h30

Caminhão Trapézio

O Caminhão Trapézio é um espetáculo diferenciado, com um equipamento único no mundo permite visibilidade para até dez mil pessoas. O caminhão se transforma em um grande trapézio que permite vôos inacreditáveis. Com som e iluminação próprios, os artistas realizam suas acrobacias aéreas em uma altura espetacular com enorme abrangência.

Local: Parque da Uva20h

Um Dia de Rai

Cia. Paulista de Artes

Uma mulher simples e única. Raimunda aproveita a ausência da patroa para contar um pouco sobre sua vida e a vida da “Dona Vaca” sob o seu ponto de vista. Uma comédia hilariante e refinada.

Local: Teatro Polytheama20h30

Maria e os Pacotes

Monólogo em que a personagem espera pelo marido que não vem.

Local: Teatro Polytheama20h30

Havana Brasil

Salsa, merengue, mambo, samba e muito chá-chá-chá. O grupo selecionou sucessos da música afro-cubana e caribenha que costumam empolgar o público, como Tres Deseos, Lola e Echale Limon. Hits do grupo cubano Buena Vista Social Club, como Chan Chan, El Cuarto de Tula, Oye Como Va também estão no seu repertório.

Local: Palco Principal21h

Juçara Marçal

O show “Padê” celebra a parceria entre o compositor Kiko Dinucci e a cantora Juçara Marçal. Parceria que se aprofunda desde 2005, num processo de identidade entre afinidades musicais e referências artísticas destes dois músicos. De início, Juçara e Kiko firmaram a parceria, simplesmente para cantar e tocar sambas.

Local: Teatro Glória Rocha21h30

Caminhão Trapézio

Local: Parque da Uva22h00

Renato Bráz

Acompanhado pelos músicos Gerson Oikawa – guitarra –, e José Luiz Bré – percussão –, Renato Braz preparou para esta apresentação uma seleção de canções dos cinco CDs gravados ao longo de sua carreira.

Local: Teatro Polytheama22h30

Tião Carvalho e Banda de Forró

Tião Carvalho interpreta canções de sua autoria e de seus conterrâneos – João do Vale, Ana Maria Carvalho, Erivaldo Gomes, Ronaldo Mota e Josias Sobrinho – como síntese de um trabalho miscigenado de ritmos aprendidos na infância maranhense.

Local: Palco Principal23h

Para Você Que Me Esqueceu

Com: Teatro do Arrebol

Direção: Dagoberto Feliz

De volta a um antigo palco de teatro, a atriz/cantora Aracy Cortes traz à tona suas memórias, dos primeiros passos na tenra idade, passando pelo auge da carreira, até seu recolhimento ao retiro dos artistas. A montagem trabalha a linguagem do teatro de revista, onde Aracy se destacou.

Local: Teatro Glória Rocha23h30

Caminhão Trapézio

Local: Parque da Uva

18/05

00h15

Falamansa

Comemorando dez anos de estrada, a banda lança o álbum “Segue A Vida”, sexto trabalho do grupo, que traz uma síntese fiel de todos esses anos de carreira. Neste show o grupo promete fazer o público dançar ao som do novo CD, sem abrir mão de tocar seus maiores sucessos.

Local: Palco Principal1h

Tião Canta João

Apresenta toda a versatilidade de Tião Carvalho no trato com diferentes ritmos – baião, forró, salsa, samba, etc – o que lhe possibilita dar uma feição contemporânea às obras de João do Valle.

Local: Teatro Glória Rocha2h

Olodum

Olodum é um bloco afro da cidade de Salvador fundado em 1979 com fama reconhecida nacional e mundialmente. O grupo já gravou e produziu diversos álbuns, com colaborações de estrelas como Daniela Mercury, Michael Jackson e Paul Simon.

Local: Clube Grêmio02h30

Resumo do Jazz e Alquimistas

As duas bandas misturam elementos tradicionais da música negra ao estilo contemporâneo do hip hop.

Teatro Glória Rocha3h30

DJ Evelyn C. e VJ Débora Kaz

As artistas Evelyn C. e Débora Kaz apresentam neste projeto um diálogo em tempo real entre a arte do cinema (através de samples de vídeos) e de ritmos universais como world lounge, soul, funk, disco, e acid jazz. Ritmos universais que dialogarão com os nossos brasileiros: maracatu, embolada, côco, samba, afrobeat, e todo o groove que o ambiente permitir.

Local: Clube Grêmio9h30

Banda Marcial de Jundiaí

Projeto mantido pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de ensinar jovens de 8 a 25 anos a tocar instrumentos de metal e percussão, executando músicas de estilos variados com coreografias.

Local: Entrada do Parque da Uva10h

Os Favoritos da Catira

A Catira ou Cateretê apresenta-se difundida por quase toda a extensão territorial que conheceu a presença da cultura caipira – São Paulo, Rio de Janeiro, sul e oeste de Minas Gerais, norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e, sobretudo, em Goiás, onde a Catira é, hoje em dia, uma das mais vibrantes expressões regionais da cultura popular.

Local: Parque da Uva10h

Bruxa Morgana

Com: Rosi Campos

A peça narra as peripécias da bruxa Morgana contra o vilão Mediucrus. Há 450 anos, o vilão Mediucrus foi descoberto, em seu esconderijo, pela Bruxa Morgana e então condenado pelo Conselho Superior da Sétima Dimensão a rodar na órbita de Júpiter por toda a eternidade por haver roubado a beleza de Apolo e o Raio de Zeus. Porém, Mediucrus escapa da prisão e, juntamente com seu fiel servo Qüiproquó, vai ao encontro do Deus do Tempo – Cronos – e seus dois assistentes, Minutos e Segundos.

Local: Teatro Polytheama11h

Orquestra de Violas Chico Bueno

Fundada em janeiro de 2001, a orquestra nasceu com o objetivo de divulgar a viola caipira e a música de raiz brasileira. Atualmente conta com quinze violeiros. Nesses sete anos a orquestra já participou de vários programas de rádio e televisão.

Local: Palco Principal12h30

Cotidiano Quebrado

Performático Éos

Intervenção urbana que utiliza colagem de textos e manobras circenses. Aponta para a necessidade do homem moderno de se perceber em seu dia-a-dia, apresentando atributos desenhados no passado e de sua incompatibilidade em responder às exigências dos dias de hoje.

Local: Parque da Uva14h

Tetê Espíndola

Na carreira múltipla de Tetê Espíndola, é notável a inovação na forma e na temática, composta por discos onde a natureza se coloca como marca registrada, de quem a fez vanguarda, lançada em tempos quando não eram difundidas as palavras “meio ambiente” e “ecologia”.

Local: Palco Principal15h30

Performático Éos

Local: Parque da Uva16h

Vem Dançar

Com: Cisne Negro Cia. De Dança

Um dinâmico musical, didático, histórico, social e cultural, onde os bailarinos contam, cantando e dançando, a história da dança, tendo como mestre de cerimônias o Rei Sol.

Local: Teatro Polytheama16h

Trio em Transe

Grupo local de música regional

Local: Palco Principal17h

Almir Sater

Almir é um dos responsáveis pelo resgate da viola de 10 cordas, mais conhecida como viola caipira, base de criação da música caipira. Suas composições refletem o popular e o erudito de maneira ímpar, como jamais se ouviu na MPB.

Sua produção é intensa e apaixonada. A música flui de dentro do coração, do interior da alma.

Local: Palco Principal17h30

Ho Me Nu

Com: Cia. Cênica Farândola Trupe

Novo trabalho da Cia. Cênica Farândola Trupe, onde o público, em uma hora, escolhe num cardápio com 15 esquetes, às cenas que quer assistir, fazendo um espetáculo inédito, sempre ao gosto do freguês.

Local: Teatro Polytheama

Da Secretaria da Cultura