Virada Paulista: Cordel do Fogo Encantado agita Mogi das Cruzes

E na sessão de cinema “Saneamento Básico – O Filme”

sex, 16/05/2008 - 9h51 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição da Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

Confira aqui a programação completa de Mogi das Cruzes

17/5

18h

Abertura Oficial

Local: Palco Principal

18h

Sessão de Cinema – Cinema Infantil

“O Grilo Feliz” (2001), 82 min.

Direção: Walbercy Ribas

O grilo feliz é um dos habitantes de um pequeno povoado da floresta amazônica que se destaca dos demais por ser sensível, sábio e protetor. Além disso, é músico e gosta de compor novas músicas.

Local: Casarão do Carmo

18h

Banda Maiden Brasil

Banda de rock and roll inspirada na americana Iron Maiden. Solos de guitarras, mosh e muito barulho nesse show imperdível para amantes de rock clássico,

Local: Largo do Carmo

18h30

Max BO e Central Acústica

O grupo formado por bateria, guitarra, baixo, DJ e MC recebe Max BO para uma apresentação repleta de suingue e improviso. Somam a harmonia instrumental da banda à base das rimas dos MCs e aos scratches dos DJs.

Local: Palco Principal

20h

Mateus Sartori

A Bahia, um dos redutos mais vigorosos da música popular no Brasil, está no centro do trabalho concretizado por Mateus Sartori. Compilando o repertório de Dorival Caymmi, seu álbum “Dois de Fevereiro” revisita este clássico do cancioneiro popular brasileiro.

Local: Theatro Vazques

20h

Sessão de Cinema

“Adoro Curtas”

Seleção de curtas-metragens nacionais premiados no país e no exterior.

Local: Casarão do Carmo20h30

Rappin Hood

Tornou-se uma das referências do rap no país, iniciando seu trabalho com o grupo “Posse Mente Zulu”, seguindo posteriormente com carreira solo. Neste show apresenta músicas de seu álbum “Sujeito Homem 2”, que conta com parceiros como Gilberto Gil, Arlindo Cruz e Living Colors.

Local: Palco Principal

20h30

Cócegas

Com: Grupo de Teatro Experimental 4 Cobras / Joana D’Arc

Traz histórias de diferentes mulheres sempre envolvidas em situações limite mostramos do que é capaz o já complexo e instável sistema hormonal feminino.

Local: Casarão do Carmo

21h

Sessão de cinema

“Saneamento Básico – O Filme” (2007),

Direção: Jorge Furtado

Em uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na Serra Gaúcha, a construção de uma fossa para tratamento do esgoto é uma emergência antiga e sempre ignorada pelas autoridades. Uma comissão resolve pleitear a obra através dos recursos da subprefeitura. No entanto são informados de que não há verba para saneamento básico, mas que sobram recursos para a produção de um vídeo. O grupo resolve então fazer um vídeo sobre saneamento básico. Mas o que ninguém esperava é que um grupo amador se envolveria tanto nessa produção. Comédia crítica das políticas públicas nacionais, inclusive do fazer cinema no país.

Local: Casarão do Carmo

23h

Top! Top! Top!

Com: Grupo Ivo 60

Direção: Pedro Granato

O espetáculo é uma criação do grupo Ivo 60 a partir da obra do cartunista Henfil e revive personagens clássicos do autor. Faz parte do Projeto “Humor Político e Popular”, aprovado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.

Local: Largo do Carmo

22h

Agnaldo Thimóteo

A sua personalidade autêntica e polêmica o transformou numa das figuras mais admiradas e respeitadas do Brasil. Não há quem não o conheça, seja pelo artista de voz inconfundível, seja pelo seu temperamento explosivo, que Roberto e Erasmo Carlos tão bem retrataram em Os Brutos Também Amam.

Local: Theatro Vazques

22h30

Monarco e Samba Rahro

Hildemar Diniz, o Monarco da Velha Guarda da Portela, compositor de encher os ouvidos, autor de sambas que estão entre os mais deliciosos da MPB e do repertório de bambas, como Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Clara Nunes, Martinho da Vila e Beth Carvalho, é autor de Vai Vadiar, Coração em Desalinho, Passado de Glória, Rancho da Primavera e de mais uma centena de pérolas compostas durante seus mais de 50 anos de samba. Neste show, que promete ser inesquecível, Monarco une-se ao grupo Samba Rahro, formado há oito anos e cheio de vontade de resgatar e manter viva a cultura do samba de raiz.

Local: Palco Principal

18/5

2h

Revista do Samba

Parte do show é dedicada ao lançamento do novo CD do trio, e trará sambas criados e cantados no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. O álbum é resultado de um projeto especial do grupo, que reúne em seu repertório canções de compositores já tradicionais do samba paulista, como Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, e de integrantes da ala de compositores da Escola de Samba Vai-Vai, como Fernando Penteado, Geraldo Filme e Osvaldinho da Cuíca, até compositores que criaram canções para peças do Teatro Oficina, há quase cinqüenta anos no bairro, como Péricles Cavalcanti, o pernambucano Edgar Ferreira e Zé Celso Martinez Corrêa, diretor do teatro.

Local: Theatro Vazques

10h

Quero a Lua

Cia. Teatral Atos e Cenas de Lençóis Paulista

Com a linguagem de desenho animado, o espetáculo doce, porém crítico e educativo trata de questões fundamentais do comportamento infantil. Baseado na obra homônima de Tatiana Belinky, é um deleite de sons, gestos, figurinos e interpretação.

Local: Theatro Vazques

11h

Jongo Quilombolas

Das cortes dançantes dos Reis Congos, inventadas ainda em Portugal, originaram-se várias agremiações dramáticas que hoje se espalham por todo o Brasil: Maracatus, Taieiras, Cacumbis, Congadas e Moçambiques, dentre outras. Umas ainda bastante vinculadas ao contexto religioso, outras passando a figurar em outras datas, como o Carnaval. No entanto, é de se notar em todas elas a presença dos Reis Negros com sua corte e a forte devoção a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito ou Santa Ifigênia. As congadas reproduzem em seu instrumental as características básicas da música africana, como a polirritmia e a presença de instrumentos tradicionais como as marimbas, embora tenham se apropriado de toda sorte de instrumentos europeus.

Local: Avenida do Samba

12h

Moleque de Rua

Banda da periferia de São Paulo que está festejando 25 anos de poesia e resistência, 15 anos de turnês na Europa e 5 álbuns. O grupo que Duda Ferreira criou com jovens da Vila Santa Catarina, armados de latas e cabos de vassouras, é hoje a banda que se apresenta todos os anos nos palcos dos maiores festivais de música de Europa com a mesma energia, criatividade e juventude que o fez explodir no começo da carreira. Reunindo instrumentos convencionais e outros criados com sucata, os shows da banda combinam inovação musical com criatividade visual.

Local: Theatro Vazques

13h

Chiquinho, Teresa e Banda

Mesclando os diferentes ritmos que formam a música brasileira, como o samba-canção, o bolero, o samba, passando também pelos ritmos nordestinos como o baião e o xote, a dupla é acompanhada pela banda formada por acordeom/teclado, guitarra, violão, baixo e bateria, além das duas vozes.

Local: Palco Principal

14h

Duofel

Fernando Melo e Luiz Bueno apresentam diversas fases desta parceria, registrada em 10 CDs e 1 DVD, além de temas inéditos variando por sonoridades distintas e elaboradas nesses 30 anos de carreira, por meio de inúmeras combinações de timbres dos violões de cordas de aço, 12 cordas, 10 cordas, 4 cordas e nylon.

Local: Theatro Vazques

15h

Moderna Tradição

O grupo se reúne em homenagem a um dos mais importantes movimentos da música brasileira, o choro, apresentando repertório que inclui composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Garoto, entre outros. Formado originalmente pelos músicos Benjamin Taubkin, Izaías Bueno de Almeida, Israel 7 Cordas, Naylor Proveta e Guello.

Local: Palco Principal

16h

Vânia Bastos

Voz fundamental da música contemporânea, a cantora paulista Vânia Bastos iniciou sua carreira artística na década de 80, ao lado de Arrigo Barnabé integrando a histórica banda Sabor de Veneno (nos inesquecíveis LPs Clara Crocodilo e Tubarões Voadores). Atualmente, a cantora está em fase de divulgação de seu mais recente trabalho, “Tocar na Banda” – CD e DVD gravados ao vivo em comemoração aos seus 20 anos de carreira.

Local: Theatro Vazques

17h

Cordel do Fogo Encantado

O grupo nasceu sob forma de um espetáculo cênico-musical montado em Arcoverde, a 260 km de Recife (PE). Sob o comando do vocalista e pandeirista Lirinha, misturam a tradição musical do sertão, o samba de côco, o reisado, a embolada e a música dos cantadores de Pernambuco num dos mais inventivos trabalhos musicais produzidos nos últimos anos.

Local: Palco Principal

Da Secretaria da Cultura