Virada Paulista: Araraquara se diverte com Pato Fu

Arnaldo Antunes também agita a festa

sex, 16/05/2008 - 19h56 | Do Portal do Governo

O final de semana será animado em 19 cidades do interior e litoral paulista. Elas foram contempladas com a segunda edição da Virada Cultural Paulista. Seguindo os moldes da Virada Cultural realizada na Capital, a maratona promovida pela Secretaria Estadual da Cultura acontece das 18 horas de sábado, 17, às 18 horas do domingo, 18, e terá mais de 500 atrações.

Confira aqui a programação completa de Araraquara

17/5

 

18h

Abertura Oficial

Local: Palco Principal

 

18h

Feira de Artes

Barracas de Artesanato e Comidas Típicas. Feira de artesãos cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura / SUTACO.

Local: Praça Pedro de Toledo

 

18h

Exposição “Luar do Sertão”

Pintura e Poesia de Washington Maguestas

Exposição de obras inéditas do artista paulista Washington Maguestas. Pinturas utilizando técnica mista sobre tela mostram o resultado de alguns anos de pesquisa sobre essa nova forma de compor um trabalho visual com escolha

de materiais e ferramentas diversificadas, do antigo e fiel pincel com pelo

de animais até a tecnologia do computador. O tema “Luar no Sertão” transforma o visual da caatinga, seus reservatórios de água esgotados, a religiosidade do povo, algumas plantas florindo apesar da grande estiagem, a gigante lua cheia no céu com variações de tons de azuis e um desenho quase abstrato dos seus emaranhados e espinhentos arbustos, com uma homenagem aos traços dos “cordéis”.

Local: Saguão do Teatro Municipal

 

18h30

De Brisa

A banda iniciou a carreira em 2002, em Ribeirão Preto, e vem conquistando o público por onde passa, com seu jeito empolgante e descontraído. Em seu repertório, além de músicas próprias, a banda interpreta covers de rock nacional e internacional, reggae e hip-hop.

Local: Palco Principal

 

18h30

Mutrib

O grupo MUTRIB nasceu da convergência dos interesses musicais multiculturais de alguns dos maiores instrumentistas do cenário musical paulistano, pensando nas conexões culturais do mediterrâneo oriental como um grande eixo da cultura mundial, que interliga, desde a Antiguidade, Ocidente e Oriente, num caldeirão musical de grande efervescência. O show é um amplo mosaico dessas culturas, uma grande viagem musical que vai do Magreb, atravessando Turquia, Palestina, Síria, Israel, e chegando ao leste europeu (Albânia, Grécia, Macedônia, Romênia e Bulgária).

Local: Teatro Wallace Leal

 

19h

Crendices… Quem disse?

Cia. de Dança de Diadema

Direção: Ana Bottosso

Espetáculo inspirado no romance A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, transformando citações da obra em elementos coreográficos. Símbolos e crenças que fazem parte da cultura popular, os cantos de tribos amazônicas, os rituais típicos dos tempos da escravidão e as rezas folclóricas também integram a apresentação do grupo.

Local: Teatro Municipal

 

20h30

Orquestra Mundana e Fanta Konatê

A Orquestra Mundana, fundada pelo multi-instrumentista e historiador Carlinhos Antunes, é o resultado de 25 anos de trabalho de pesquisa de ritmos e sons das culturas constituintes do caldeirão de referências que é a música brasileira. No show, a Orquestra recebe a cantora e bailarina guineana Fanta Konatê, uma das expoentes da música africana da Guiné e do Mali.

Local: Palco Principal

 

20h30

Anticlássico – uma desconferência ou o enigma do vazio

Direção: Alessandra Colasanti

Peça teatral satírica da atriz e diretora Alessandra Colasanti, em formato de falsa palestra, com direito a vídeos ilustrativos, coffee break, perguntas da platéia, talk show e um anti-número de air guitar que propõe uma reflexão sobre cultura e linguagem.

Local: Teatro Wallace Leal

 

20h30

Workshop de Escalas e Ritmos Orientais

Ministrado por Stewart Mennin, Mario Aphonso III e Roberto Angerosa, membros do Mutrib, voltado para músicos, profissionais e amadores, interessados em “world music”, propõe uma vivência de ritmos e escalas pouco usuais no Ocidente a partir dos ritmos e escalas dos Bálcãs e Mediterrâneo.

Local: Casa da Cultura Luis Antônio Martinez Corrêa

 

21h

Carlos Careqa canta Tom Waits

Cantor, compositor e ator, em seu álbum “À Espera de Tom”, faz uma homenagem ao cantor norte-americano, com versões livres e bem-humoradas em português de 14 canções do Bardo de Pomona.

Local: Teatro Municipal

 

21h30

Fulerô o esquema

As atrizes e cantoras Paula Pretta e Adriana Pires desenvolvem um trabalho de humor, deboche e crítica de costumes por intermédio de paródias e composições próprias.

Local: Palco Principal

 

22h

Sessão de Cinema: “Noitão” Zé do Caixão

“À meia noite levarei sua alma” (1964), 81 min.

Direção: José Mojica Marins

O cruel e sádico coveiro Zé do Caixão – temido e odiado pelos moradores de uma cidadezinha do interior – é obcecado em gerar o filho perfeito, que possa dar-lhe a continuidade de seu sangue. Sua esposa não pode engravidar e ele acredita que a namorada de seu amigo seja a mulher ideal que procura. Após ser violentada por Zé, a moça jura cometer suicídio para retornar dos mortos e levar a alma daquele que a desgraçou.

Local: Sala Jean Paul Sartre

 

22h

Performance “Homo Artísticus Artísticus”

Com Jobert Gaigher

Numa gaiola cenográfica, a performance expõe a figura do artista personificado no “Homo Artísticus Artísticus” que fica em exibição como um animal no zôo. Na gaiola, o artista se utiliza de instrumentos musicais, declama poesias e pinta sua impressão sobre a virada cultural numa grande tela ao fundo.

Local: Saguão do Teatro Municipal

 

22h30

Jumbo Elektro

O som anda no ponto de equilíbrio entre as guitarras e os beats, entre Kraftwerk e Ramones, entre Mutantes e Serge Gainsbourg, coerente com o caos do mundo e com a diversidade de influências absorvidas por seus integrantes. Diversidade esta que permite à banda criar, com muita irreverência e humor, gemas pops entoadas em versões freaks de idiomas como inglês, francês, alemão, japonês e portunhol (o “embromation”).

Local: Palco Principal

 

23h

Zimbo Trio

Através de um repertório cuidadosamente escolhido, o grupo mostrará um pouco de sua trajetória que já conta 44 anos e traduz grande parte da história da música brasileira. Sendo assim, não poderia faltar neste show o primeiro grande sucesso do Zimbo, “Garota de Ipanema”, e o clássico arranjo do trio para Aquarela do Brasil.

Local: Teatro Municipal

 

23h30

Fulerô o esquema

Local: Palco Principal

 

18/5

 

0h

Sessão de Cinema: “Noitão” Zé do Caixão

“Maldito – Estranho Mundo de Zé do Caixão” (2000), 66 min.

Direção: André Barcinski e Ivan Finotti

A vida e a carreira de José Mojica Marins, o cineasta que criou o personagem Zé do Caixão. Sua originalíssima trajetória é apresentada pela articulação de entrevistas exclusivas, fotos antigas e trechos de filmes – inclusive cenas consideradas perdidas há décadas. Como nunca antes, revelam-se seus problemas com a censura, o álcool e as aranhas.

Local: Sala Jean Paul Sartre

 

0h15

Pato Fu

A banda mineira de rock alternativo – há quase 15 na estrada – revê os principais sucessos da carreira, marcada por canções melódicas de letras leves e poéticas.

Local: Palco Principal

 

1h

Celso Sim, Paulo Lepetit e Gigante Brasil

“Voodu Music” é a designação que o cantor e compositor Celso Sim dá ao gênero musical que está desenvolvendo ao lado de Gigante Brasil e Paulo Lepetit em seu novo CD, Vamos Logo Sem Paredes! O show dará uma prévia ao público desse novo gênero musical, com um repertório que vai desde clássicos do cancioneiro brasileiro em releituras musicais arrojadas, até canções inéditas de novos compositores da música popular.

Local: Teatro Municipal

 

1h

Canja da Virada

Bar Cultural: ponto de encontro da Virada.

Durante toda a madrugada o público e os artistas da Virada poderão participar da Jam Session e também degustar a Canja da Virada. Bebidas e petiscos estarão disponíveis no bar. Intervenções artísticas dos Garçons ReVirados (Projeto Técnico Ator – Prefeitura/SENAC Araraquara).

Local: Teatro Wallace Leal

 

2h

Convenção Local de Cosplay

Coordenação: Isabeli M. Delascrêa

Desfile e talk show com personagens de anime, com intervenções do grupo “Anime no Tenshi” (Anjos do Anime).

Participação especial de José Mojica Marins como “Zé do Caixão”.

Local: Museu Histórico – Praça Pedro de Toledo

 

2h

Sessão de Cinema: “Noitão” Zé do Caixão

“Esta noite encarnarei ”(1964), 81 min.

Direção: José Mojica Marins

Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver começa exatamente onde termina “À Meia-Noite Levarei Tua Alma”. Após sobreviver a um ataque sobrenatural, Zé do Caixão continua na busca obsessiva da mulher ideal, capaz de gerar o filho perfeito. Com ajuda do fiel criado Bruno, ele rapta seis belas moças, submetendo-as às mais terríveis torturas. Só a mais corajosa sobreviverá ao teste e poderá ser a mãe de seu filho. Mas Zé comete um crime imperdoável ao assassinar uma moça grávida. Atormentado pela culpa de ter assassinado uma criança inocente, ele sofre um pesadelo no qual é levado para um inferno gelado, onde reencontra suas vítimas – numa espetacular seqüência em cores, com cerca de 12 minutos.

Local: Sala Jean Paul Sartre

 

2h30

DJ Tatá Aeroplano

Vocalista das bandas Jumbo Elektro e Cérebro Eletrônico, é um dos DJ’s mais criativos e versáteis da cena paulistana, promovendo verdadeiras catarses sonoras com uma mescla de rock atual com anos 60  e samba rock, jovem guarda com tropicália, música eletrônica com anos 80. Suas discotecagens transformam-se em celebrações coletivas onde ninguém fica parado.

Local: Palco Principal

 

3h

Isca de polícia

Criada por Itamar Assumpção no final dos anos 70, na onda da nova música paulistana junto com Arrigo Barnabé, Premeditando o Breque e Rumo, a banda Isca de Polícia absorveu a linguagem sonora proposta pelo seu mentor, chegando a uma identidade própria, onde a originalidade sempre foi sua maior característica. Isca de Polícia foi uma antecipação da mistura de linguagens cultuada atualmente.

Local: Teatro Municipal

 

9h

3 minutos

Grupo Caixa de Imagens

Espetáculo individual que se utiliza da técnica do teatro de luzes e sombras

para falar, de maneira divertida e poética, do quanto o tempo é relativo: a Terra gira porque o tempo passa ou o tempo passa porque a Terra gira?

Local: Praça Pedro de Toledo

 

10h

Palavra Encantada

Cia. Mega Mini

Direção: Gabriel Guimard

Estrabão e Leon são dois amantes das palavras, sobretudo as palavras encantadas, e vêm contar como surgiram as palavras e o início da linguagem oral entre os homens. Através da mímica, da música, e da poesia, o mundo da comunicação vai se expandindo e criando várias possibilidades. Com poemas de Cecília Meireles e Vinicius de Moraes.

Local: Teatro Municipal

 

11h

Danças da Chuva e dos Bate Paus dos Índios Terena

Na cultura dos índios Terena, a Dança dos Bate-Pau é chamada também de Kipaé (dança da ema), apresentada por dois grupos ao som do tambor e da flauta tradicional feita de madeira. Esta dança existe desde os antepassados e representa conflitos que ocorriam envolvendo as aldeias, a defesa de suas terras, dentre outros elementos da história e da cultura do povo Terena. A Dança da Chuva, na língua Terena Putu-putu, praticada pelas índias, agradece as vitórias nas lutas dos guerreiros e comemora o retorno deles à aldeia de origem.

Local: Praça Pedro de Toledo

 

11h

Programação SESC

O Mágico Trapalhão – Grupo Solar da Mímica

Espetáculo que desperta a consciência da importância da liberdade e do respeito humano.

 

13h

Miltinho Edilberto

Paulista de Avaré, o violeiro é respeitado por medalhões da música regional como Xangai, Elomar e Renato Teixeira, de quem é afilhado musical e parceiro. Toca viola de 10 cordas e mistura forró com uma entonação caipira autoral. No palco, mostra uma mistura de xaxado, baião e embolada.

Local: Palco Principal

 

14h

Hurtmold

Com base no rock, mas empilhando outras diversas referências (musicais ou não) o grupo se utiliza de inúmeros instrumentos resultando numa sonoridade de forte caráter orgânico, recheado de texturas, ora tensas ora delicadas, e sempre abertas a improvisações. “Jazz-rock” refinado.

Local: Teatro Municipal

 

14h30

Programação SESC

Sessão de cinema e vídeo

Beijos Roubados (BAISERS VOLÉS) (França, 1968, 90min)

Antoine Doinel procura um emprego e um amor em Paris. Depois de trabalhar como atendente num hotel, passa a ser detetive particular. Em suas atrapalhadas investigações, conhece Christine Darbon. Com: Jean-Pierre Léaud e Claude Jade. 16 anos.

 

15h

Del Rey

Em maio de 2003 surgiu a idéia de formar o grupo, após um telefonema de uma amiga que pedia sugestão de um conjunto para animar uma festa.

China e alguns integrantes do Mombojó reinventam o iê-iê-iê com a banda Del Rey. Os músicos interpretam sucessos de Roberto e Erasmo Carlos, os reis da Jovem Guarda.

Local: Palco Principal

 

16h

Badi Assad

Irmã mais jovem dos violonistas Sérgio e Odair Assad (Duo Assad), seguiu a carreira musical como instrumentista e cantora. A experimentação sonora com a voz e o corpo são marcas registradas de seu trabalho, que tomou proporções internacionais a partir do final dos nos 90, com críticas elogiosas na Europa e nos Estados Unidos.

Local: Teatro Municipal

 

16h

Programação SESC

Sylas do Bandolim e banda

Formado por Guilherme Marques (violão seis e sete cordas), Marcio Hebling (percussão) e Sylas Hebling (bandolim), o grupo apresenta choros de Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha e Ary Barroso.

 

17h

Arnaldo Antunes

Além de músico, Arnaldo Antunes é poeta e artista visual, conhecido por sua participação na banda de rock “Titãs” e da parceria em “Os Tribalistas”. Seguindo carreira-solo, está longe de ser apenas mais um artista. Seu trabalho segue uma trilha de força criativa personalíssima.

Local: Palco Principal

Da Secretaria da Cultura