Virada Inclusiva acontece neste fim de semana em 35 municípios do Estado

Durante dois dias, capital e interior serão palco de atrações culturais e esportivas em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

sex, 02/12/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo realiza neste fim de semana a 2ª edição da Virada Inclusiva para marcar o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, celebrado no dia 3 de dezembro. São mais de 500 atrações culturais – shows, mostras de teatro, oficinas e atividades esportivas – realizadas ao longo dos dias 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo) na capital e no interior. O evento contará com 75 parceiros, entre organizações da sociedade civil, prefeituras, além de artistas e esportistas voluntários.

A secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Linamara Battistella comentou as expectativas desta realização: “Nós queremos atrair pessoas com e sem deficiência para que haja maior conscientização. É um momento para trazer a sociedade para mais perto do tema e discutir com ela maneiras de promover qualidade na inclusão”.

Na capital, as atrações terão lugar nos parques Ibirapuera, Luz, Villa-Lobos, da Juventude, Represa de Guarapiranga, Avenida Paulista, Masp, Museu do Futebol, Teatro São Pedro, Pinacoteca do Estado, Museu Afro, Auditório Ibirapuera e em oito unidades do SESC.

No interior, as ações acontecem nas cidades de Araraquara, Barueri, Bauru, Bertioga, Birigui, Botucatu, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Descalvado, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Hortolândia, Itatiba, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Quadra, Ribeirão Preto, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Sumaré, Tatuí e Taubaté.

As atrações acontecem em espaços com acessibilidade física. Em muitas delas os protagonistas serão pessoas com deficiência e também haverá recursos para facilitar o acesso ao conteúdo, como informações em braile e tradução em Libras. O encerramento, neste domingo, contará com ações de sensibilização do público no clássico do futebol paulista que acontece no Estádio do Pacaembu: o jogo entre Corinthians e Palmeiras.

Entre os destaques da programação artística estão shows como os da cantora Adriana Calcanhoto e da banda Tribo de Jah, além de apresentações de músicos e dançarinos com deficiência, oficinas de percussão com deficientes auditivos, balé inclusivo, coral em Libras, sessões de cinema e exposição fotográfica com audiodescrição para cegos, contação de histórias em Libras, teatro para o público adulto e infantil, exposições sensoriais de artes plásticas, visitas monitoradas a museus e ao Zoológico. No campo esportivo, haverá exibições e oficinas de vôlei sentado, basquete, esgrima e tênis em cadeira de rodas, surf, futsal, xadrez e futebol de 5 (para cegos), judô, bocha, goalball, capoeira, natação, passeios a pé e de bicicleta, entre outras ações recreativas. 

Confira a programação completa em: http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/ 

Da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência