Virada Esportiva também será adotada no Estado

O anúncio foi feito pelo governador Serra, que compareceu à abertura da maratona de atividades física na Capital

sáb, 22/09/2007 - 18h31 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou do lançamento da Virada Esportiva na tarde deste sábado, 22, na Capital. Inspirada na Virada Cultural, a iniciativa visa conscientizar a população em torno da importância de praticar esportes e de se exercitar com regularidade. Serra informou que o programa de 24 horas de esporte será adotado pelo Estado.

“É um projeto que vai dar certo e vai pegar como pegou a Virada Cultural. Ao longo do tempo, vai virando um programa da cidade de São Paulo e do Estado. A Virada Esportiva vai ser a mesma coisa: um sucesso. Vai pegar e vai virar uma festa da população”, disse o governador José Serra no Parque da Juventude, zona Norte da Capital. “E nós vamos fazer no estado como fizemos como a Virada Cultural: escolher umas 20, 30 cidades, recolher a experiência e depois generalizar”, completou.

A primeira edição da Virada Esportiva, organizada pela prefeitura, está servindo de modelo para o governo de São Paulo, que deve lançá-la em outras cidades logo em breve. “No Estado, vamos estendê-la, como fizemos com a Virada Cultural, para disseminar esta prática”, garantiu Serra.

Para o Secretário Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, a Virada Esportiva representa “não só a participação dos atletas e dos não-atletas, mas, acima de tudo, um ponto de partida para se fazer a transformação e os investimentos que se precisa fazer”. A abertura do evento teve como padrinho Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Dentre as autoridades presentes, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, o prefeito da Capital, Gilberto Kassab e o Secretário Estadual de Comunicação, Hubert Alquéres.

A Virada Esportiva teve início às 14 horas de hoje e vai até às 14 horas de amanhã, 23. Serão mais de 200 locações incluindo áreas e equipamentos públicos esportivos, praças, parques e espaços privados, como academias de ginástica, de dança e faculdades de educação física. Algumas das modalidades recreativas e esportivas contempladas são: atletismo, natação, ciclismo, tênis de mesa, ginástica, futebol, jogos de peteca, vôlei de quadra e de praia, basquete, futevôlei, atividades para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, xadrez, enduro a pé e esportes radicais.

Sem carro

Após discursar para centenas de pessoas, Serra disse que três eventos que acontecem na cidade hoje fazem deste sábado uma data especial. “É o dia do perdão dos judeus, que todos nós compartilhamos, é o dia da Virada Esportiva e é o dia de andar de transporte coletivo. Os três eventos numa mesma circunstância. É um dia bonito para São Paulo”.

O governador estava se referindo ao Dia Mundial Sem Carro, que fez questão de adotar. Para se deslocar até a Virada Esportiva, Serra usou o metrô. Ele embarcou na estação Vila Madalena, trocou de trem na estação Paraíso e seguiu até a estação Carandiru, onde desembarcou. Ao longo do trajeto, conversou com passageiros.

O governador não descartou a possibilidade de tornar o transporte público gratuito nas próximas edições do dia sem carro. O problema, hoje, são os custos. “Os ônibus são privados, teria de se pagar para as empresas. O próprio metrô tem uma folha de pagamentos alta. Mas já temos o incentivo de fim de semana, de passagem mais barata. Isso já foi o primeiro passo, o resto vamos examinar”, observou o governador.

Manoel Schlindewin

(I.P.)