Virada do Ano na Paulista terá esquema especial de policiamento

Mais de 2 mil homens cuidarão da segurança de mais de 2 milhões de pessoas esperadas para a festa

seg, 31/12/2007 - 9h50 | Do Portal do Governo

Mais de 2 milhões de pessoas devem participar da ‘Festa do Réveillon’, na Avenida Paulista, na capital, que terá início às 20 horas desta segunda-feira, 31, e término às 2h30 de terça, 1º de janeiro. O evento, de repercussão internacional, contará com um esquema especial de segurança, que envolve mais de 2 mil homens, entre policiais militares, guardas civis metropolitanos e seguranças contratados.

A Polícia Militar, por meio da Secretaria Estadual da Segurança Pública, designou para o evento mais de mil policiais militares, que farão o policiamento a pé e contarão com o apoio de outros policiais em viaturas: 80 motos da Rocam e 18 Blazers da Força Tática. O esquema de policiamento do ‘Rèveillon na Paulista’ começa a ser montado às 18 horas do dia 31, logo após o término da 83ª Corrida de São Silvestre, e só será encerrado às 4 horas do dia 1º de janeiro.

De acordo com o coronel Álvaro Camilo, responsável pelo policiamento da área central da Capital, a Polícia Militar utilizará um sistema de monitoramento com oito câmeras montadas pelos organizadores do evento. Para garantir o atendimento médico ao público presente na festa, serão disponibilizadas três ambulâncias com UTI, 18 ambulâncias convencionais e uma tenda com dez leitos para atendimento emergencial no local.

A Operação Policial terá supervisão do coronel Álvaro Camilo e o comando do tenente-coronel Paulo Telhada. Todos os acessos aos trechos entre as ruas Augusta e a Brigadeiro Luís Antonio serão controlados pela Polícia Militar e seguranças do evento. No controle de acesso serão feitas revistas pessoais, com a utilização de detector de metais. Além disso, não será permitida a entrada de qualquer objeto que possa trazer risco aos participantes, tais como: guarda-chuva, garrafas de vidro, latas de cerveja e de refrigerante, e fogos de artifício. A festa terá a animação de Tihuana, Mc Leozinho, Lulu Santos e da Escola de Samba Mocidade Alegre.

Dicas de segurança

• Utilizar, preferencialmente, o Metrô para chegar à Avenida Paulista;

• Comprar, se possível, o bilhete do Metrô antecipadamente;

• Levar apenas um documento e dinheiro suficiente para consumo local, já que haverá 80 barracas para alimentação e bebida;

• Manter, preferencialmente, as câmeras e máquinas fotográficas presas ao pulso;

• Cuidado especial com as crianças! Trazer de casa um crachá ou pulseira contendo a identificação da criança, bem como o telefone para contanto, endereço e nome dos pais.

Dalila Penteado

Da Secretaria Estadual de Segurança Pública

(I.P.)